VALORES CIENTÍFICOS E ESTÉTICOS NA ESCOLHA DE TEXTOS DE APOIO AO ENSINO DE BIOMAS: O CASO DA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50221 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 806 "inscrito_id" => 1229 "titulo" => "VALORES CIENTÍFICOS E ESTÉTICOS NA ESCOLHA DE TEXTOS DE APOIO AO ENSINO DE BIOMAS: O CASO DA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL" "resumo" => "Realizamos esta pesquisa com o objetivo de analisar, a partir da semiótica Peirceana, como discentes em formação inicial do curso de licenciatura em Ciências Biológicas escolhem os texto/signos representativos das Florestas Tropicais Pluviais (FTP). Especificamente pretendemos saber: i) quais os valores estéticos e científicos manifestados pelos alunos de licenciatura em Biologia da Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca – UECE/FACEDI durante o estudo das FTP e ii) como estes valores relacionam-se com ações de ensino na educação básica. Uma pesquisa anterior com professores universitários demonstrou que a dimensão estética das FTP na prática docente é pouco considerada, ao mesmo tempo em que prevalece a abordagem científica. Motivados por estes resultados, surgiu o questionamento de se esse comportamento é também manifestado por professores de Biologia em formação inicial. Para isso utilizamos os mesmos textos da pesquisa com professores universitários, que apresentavam a descrição de um fragmento de FTP com diferentes linguagens. Após a leitura dos três textos os alunos responderam aos seguintes questionamentos: 1) Quais suas impressões sobre estes textos? 2) Qual das três descrições mais lhe agrada? Por quê? 3) Suponha que você tivesse que dar uma aula sobre o assunto, qual(is) texto(s) você escolheria? Por quê? Foi solicitado também que eles identificassem as palavras desconhecidas e foi realizada uma atividade conjunta para buscar o significado dessas palavras. Os licenciandos de Biologia da FACEDI preferiram o texto 2 por considera-lo objetivo e de fácil compreensão, enquanto os professores universitários da primeira pesquisa preferiram o 1 e 3 por considera-los envolventes. Na escolha do texto para utilização nas aulas, a maioria dos licenciandos escolheu o texto 2, semelhante aos professores universitários que escolheram os textos 2 e 3. Estes resultados demonstram que prevalece a dimensão científica em detrimento da estética na escolha de recursos pedagógicos também por parte dos licenciandos, pois o texto 2 é mais objetiva e científico . No entanto, o uso de textos diferentes proporciona linguagens múltiplas que podem ser empregadas nas rotinas de trabalho de professores do ensino universitário e do nível básico facilitando uma aprendizagem participativa e atraente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "palavra_chave" => "ENSINO DE ECOLOGIA, FORMAÇÃO DOCENTE, SEMIÓTICA PEIRCEANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA6_ID1229_15092017185715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ALVES SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO ALVES" "autor_email" => "fabier.santos@aluno.uece." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50221 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 806 "inscrito_id" => 1229 "titulo" => "VALORES CIENTÍFICOS E ESTÉTICOS NA ESCOLHA DE TEXTOS DE APOIO AO ENSINO DE BIOMAS: O CASO DA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL" "resumo" => "Realizamos esta pesquisa com o objetivo de analisar, a partir da semiótica Peirceana, como discentes em formação inicial do curso de licenciatura em Ciências Biológicas escolhem os texto/signos representativos das Florestas Tropicais Pluviais (FTP). Especificamente pretendemos saber: i) quais os valores estéticos e científicos manifestados pelos alunos de licenciatura em Biologia da Universidade Estadual do Ceará, Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca – UECE/FACEDI durante o estudo das FTP e ii) como estes valores relacionam-se com ações de ensino na educação básica. Uma pesquisa anterior com professores universitários demonstrou que a dimensão estética das FTP na prática docente é pouco considerada, ao mesmo tempo em que prevalece a abordagem científica. Motivados por estes resultados, surgiu o questionamento de se esse comportamento é também manifestado por professores de Biologia em formação inicial. Para isso utilizamos os mesmos textos da pesquisa com professores universitários, que apresentavam a descrição de um fragmento de FTP com diferentes linguagens. Após a leitura dos três textos os alunos responderam aos seguintes questionamentos: 1) Quais suas impressões sobre estes textos? 2) Qual das três descrições mais lhe agrada? Por quê? 3) Suponha que você tivesse que dar uma aula sobre o assunto, qual(is) texto(s) você escolheria? Por quê? Foi solicitado também que eles identificassem as palavras desconhecidas e foi realizada uma atividade conjunta para buscar o significado dessas palavras. Os licenciandos de Biologia da FACEDI preferiram o texto 2 por considera-lo objetivo e de fácil compreensão, enquanto os professores universitários da primeira pesquisa preferiram o 1 e 3 por considera-los envolventes. Na escolha do texto para utilização nas aulas, a maioria dos licenciandos escolheu o texto 2, semelhante aos professores universitários que escolheram os textos 2 e 3. Estes resultados demonstram que prevalece a dimensão científica em detrimento da estética na escolha de recursos pedagógicos também por parte dos licenciandos, pois o texto 2 é mais objetiva e científico . No entanto, o uso de textos diferentes proporciona linguagens múltiplas que podem ser empregadas nas rotinas de trabalho de professores do ensino universitário e do nível básico facilitando uma aprendizagem participativa e atraente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "palavra_chave" => "ENSINO DE ECOLOGIA, FORMAÇÃO DOCENTE, SEMIÓTICA PEIRCEANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA6_ID1229_15092017185715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ALVES SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO ALVES" "autor_email" => "fabier.santos@aluno.uece." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }