DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES ORIENTADORES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49722 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 1056 "titulo" => "DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES ORIENTADORES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O Estágio Supervisionado é uma forma de introduzir o universitário na realidade da escola, com o auxílio de profissionais experientes que proporcionam orientação e assistência na solução de questões inerentes ao processo de ensino e aprendizagem. Contudo, no momento da realização do estágio os professores orientadores enfrentam vários desafios. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi identificar os desafios enfrentados pelos professores orientadores na realização do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias do campus IV – UEPB e apontar caminhos para melhoria da realização do estágio e consequentemente da formação docente. Este trabalho foi conduzido em 2016, no Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba, município de Catolé do Rocha-PB. Foi realizado um estudo de caso a partir da coleta dos dados, do qual foi utilizado o método indutivo e como instrumento de pesquisa, foi aplicado um questionário contendo cinco perguntas abertas que foram aplicadas aos professores orientadores do estágio. Após a coleta dos dados, as respostas serão analisadas de forma individual e coletiva. Conclui-se que os grandes desafios enfrentados pelos professores orientadores do estágio é a falta de tempo, tanto para os professores e/os estagiários, a falta de condições adequadas de trabalho e experiência profissional dos estagiários. Os caminhos apontados para melhoria do desenvolvimento do estágio foi: melhores condições de trabalho em sala de aula; maior tempo no estágio; o aluno estagiário deve superar o medo e a insegurança para assumir a sala de aula e o professor supervisor de Estágio deve acompanhar efetivamente o aluno durante o desenvolvimento do estágio, para apoiá-lo nesse momento de colocar a teoria em prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DESAFIOS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1056_21082017220805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO DA SILVA AGUIAR" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO AGUIAR" "autor_email" => "fabricio.aguiar18@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49722 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 1056 "titulo" => "DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES ORIENTADORES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O Estágio Supervisionado é uma forma de introduzir o universitário na realidade da escola, com o auxílio de profissionais experientes que proporcionam orientação e assistência na solução de questões inerentes ao processo de ensino e aprendizagem. Contudo, no momento da realização do estágio os professores orientadores enfrentam vários desafios. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi identificar os desafios enfrentados pelos professores orientadores na realização do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias do campus IV – UEPB e apontar caminhos para melhoria da realização do estágio e consequentemente da formação docente. Este trabalho foi conduzido em 2016, no Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba, município de Catolé do Rocha-PB. Foi realizado um estudo de caso a partir da coleta dos dados, do qual foi utilizado o método indutivo e como instrumento de pesquisa, foi aplicado um questionário contendo cinco perguntas abertas que foram aplicadas aos professores orientadores do estágio. Após a coleta dos dados, as respostas serão analisadas de forma individual e coletiva. Conclui-se que os grandes desafios enfrentados pelos professores orientadores do estágio é a falta de tempo, tanto para os professores e/os estagiários, a falta de condições adequadas de trabalho e experiência profissional dos estagiários. Os caminhos apontados para melhoria do desenvolvimento do estágio foi: melhores condições de trabalho em sala de aula; maior tempo no estágio; o aluno estagiário deve superar o medo e a insegurança para assumir a sala de aula e o professor supervisor de Estágio deve acompanhar efetivamente o aluno durante o desenvolvimento do estágio, para apoiá-lo nesse momento de colocar a teoria em prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DESAFIOS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1056_21082017220805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO DA SILVA AGUIAR" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO AGUIAR" "autor_email" => "fabricio.aguiar18@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }