O artigo tem como objetivo analisar a trajetória de sucesso de alunos das camadas
populares em um campus universitário do interior do Nordeste do Brasil. Esse campus faz
parte de um contexto educacional maior das políticas educacionais que trouxe transformações
na inserção do público participante do ensino superior. No entanto, entende-se que a maneira
como esse processo está acontecendo precisa ser discutido de forma mais detida,
principalmente pela compreensão da experiência de estudantes das camadas populares com
essa modalidade de ensino, trazendo questões como as dificuldades e o enfrentamento para
obter uma vaga na universidade, como se dá luta diária para permanência desses estudantes no
espaço universitários, distâncias dos capitais construídos no campo do ensino superior. As
informações para esse estudo foram obtidas por uma perspectiva qualitativa, a partir de
entrevistas com pessoas que de alguma forma se destacaram no meio popular por meio de
seus esforços pessoais e sociais e que almejam um futuro melhor, além da realização pessoal e
social. Entre os relatos apontados, percebeu-se que os entrevistados passaram por batalhas
constantes para chegar onde estão e continuam nessa incansável luta para se manter na
instituição de ensino superior, e que apesar de seus árduos caminhos, os mesmos se veem
fortalecidos pelo grandioso passo alcançado até o presente momento, de forma que estes se
tornam o combustível do futuro. Espera-se que com esses dados uma ampliação da discussão,
trazendo elementos outros que se compreenda os processos identitários que estão sendo
circunscritos em universidades do interior do Nordeste Brasileiro.