ESTAGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: VINCULANDO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49794 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 1731 "titulo" => "ESTAGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: VINCULANDO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Sabe-se que os cursos de formação de professores necessitam atrelar o teórico visto em sala com a prática do exercício decente. O Estágio Supervisionado caracteriza-se como componente curricular obrigatório dos cursos de licenciatura que se propõe oportunizar ao professor em formação experienciar o fazer da profissão docente, proporcionando assimilar os conteúdos teóricos vistos no curso com a atividade da profissão do professor, contribuindo assim para a construção da identidade docente. Assim, o presente trabalho objetiva investigar como os estagiários que cursaram o ESEF no período de 2016.2 no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca-CE vincularam sua Formação Teórica com a Prática Docente vivenciada durante a realização do estágio. Para a concretização do presente estudo, utilizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Na a coleta de dados foi utilizado o recurso questionário, este conteve quatro questões abertas que foram direcionadas aos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológica da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental da FACEDI/UECE no período 2016.2. Para a analise dos dados empregou-se a técnica de análise de conteúdo. A primeira indagação diz respeito às contribuições do ES no processo formativo dos colaboradores, obtendo duas categorias que se sobressaíram, uma relacionada com o contato do estagiário com o ambiente escolar, agora não mas como alunos, e sim como professores em formação, mudando sua forma de enxergar e perceber a escola e a outra relaciona-se com a experiência do licenciando com o magistério, ou seja, o fato de o estágio proporcionar aos estudantes experienciar o fazer docente. O segundo questionamento é relacionado às implicações do ESEF para a construção docente dos licenciando, tendo como categoria mais frequente relacionada às experiências proporcionadas pelo estágio, em que o estagiário pode experienciar várias atividades dentro do seu futuro âmbito de trabalho, aprendendo, sobre uma perspectiva crítica, com os erros e procurando assertivas. A terceira pergunta feita aos colaboradores da pesquisa é relacionada aos fatores pedagógicos construídos durante o estágio, com ênfase em duas categorias, uma ressaltando a importância do planejamento feito pelo professor para ministrar suas aulas e a outra relacionada às formas metodológicas utilizadas dentro de sala de aula visando à assimilação do conhecimento pelos alunos. Na quarta pergunta, investigou-se a adequação do currículo de formação dos licenciando para o embasamento teórico que contemple sua formação docente. Nesta a grande maioria dos colaboradores afirmaram que o currículo se adéqua. Destaca-se que o curso de formação por si só não contempla os saberes teóricos necessários a formação docente, tendo o licenciando de buscar estratégias que contribua para esse processo formativo. Conclui-se que o Estágio Supervisionado é um componente curricular que desempenha um importante papel na formação de professores e vai imiscuir-se em quem estagia, por ser um local de diálogo entre o licenciando com ambiente e todos que compõe seu futuro local de atuação profissional e por isso deve ser pensado e encarado como uma forma de aproximação e reflexão do licenciando com a docência a fim de prepará-lo para exercer o magistério." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LICENCIANDO, FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID1731_12092017194632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON ALVES MOURA" "autor_nome_curto" => "JEFERSON MOURA" "autor_email" => "jefersonmoura224@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49794 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 1731 "titulo" => "ESTAGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: VINCULANDO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Sabe-se que os cursos de formação de professores necessitam atrelar o teórico visto em sala com a prática do exercício decente. O Estágio Supervisionado caracteriza-se como componente curricular obrigatório dos cursos de licenciatura que se propõe oportunizar ao professor em formação experienciar o fazer da profissão docente, proporcionando assimilar os conteúdos teóricos vistos no curso com a atividade da profissão do professor, contribuindo assim para a construção da identidade docente. Assim, o presente trabalho objetiva investigar como os estagiários que cursaram o ESEF no período de 2016.2 no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca-CE vincularam sua Formação Teórica com a Prática Docente vivenciada durante a realização do estágio. Para a concretização do presente estudo, utilizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Na a coleta de dados foi utilizado o recurso questionário, este conteve quatro questões abertas que foram direcionadas aos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológica da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental da FACEDI/UECE no período 2016.2. Para a analise dos dados empregou-se a técnica de análise de conteúdo. A primeira indagação diz respeito às contribuições do ES no processo formativo dos colaboradores, obtendo duas categorias que se sobressaíram, uma relacionada com o contato do estagiário com o ambiente escolar, agora não mas como alunos, e sim como professores em formação, mudando sua forma de enxergar e perceber a escola e a outra relaciona-se com a experiência do licenciando com o magistério, ou seja, o fato de o estágio proporcionar aos estudantes experienciar o fazer docente. O segundo questionamento é relacionado às implicações do ESEF para a construção docente dos licenciando, tendo como categoria mais frequente relacionada às experiências proporcionadas pelo estágio, em que o estagiário pode experienciar várias atividades dentro do seu futuro âmbito de trabalho, aprendendo, sobre uma perspectiva crítica, com os erros e procurando assertivas. A terceira pergunta feita aos colaboradores da pesquisa é relacionada aos fatores pedagógicos construídos durante o estágio, com ênfase em duas categorias, uma ressaltando a importância do planejamento feito pelo professor para ministrar suas aulas e a outra relacionada às formas metodológicas utilizadas dentro de sala de aula visando à assimilação do conhecimento pelos alunos. Na quarta pergunta, investigou-se a adequação do currículo de formação dos licenciando para o embasamento teórico que contemple sua formação docente. Nesta a grande maioria dos colaboradores afirmaram que o currículo se adéqua. Destaca-se que o curso de formação por si só não contempla os saberes teóricos necessários a formação docente, tendo o licenciando de buscar estratégias que contribua para esse processo formativo. Conclui-se que o Estágio Supervisionado é um componente curricular que desempenha um importante papel na formação de professores e vai imiscuir-se em quem estagia, por ser um local de diálogo entre o licenciando com ambiente e todos que compõe seu futuro local de atuação profissional e por isso deve ser pensado e encarado como uma forma de aproximação e reflexão do licenciando com a docência a fim de prepará-lo para exercer o magistério." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LICENCIANDO, FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID1731_12092017194632.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON ALVES MOURA" "autor_nome_curto" => "JEFERSON MOURA" "autor_email" => "jefersonmoura224@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }