O ENSINO DA FÍSICA: PERSPECTIVAS E AÇÕES NO CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS, EM SÃO JOÃO DOS PATOS – MA.
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49977 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 413 "inscrito_id" => 2241 "titulo" => "O ENSINO DA FÍSICA: PERSPECTIVAS E AÇÕES NO CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS, EM SÃO JOÃO DOS PATOS – MA." "resumo" => "Mesmo no mundo contemporâneo, em que passamos por diversas mudanças no ensino das ciências, a Física ainda é considerada por muitos alunos do Nível Médio das escolas como uma disciplina difícil e sem nexo com o seu cotidiano. Infelizmente, isso faz com que o processo de ensino-aprendizagem não ocorra com excelência. Diante dessa triste realidade no que se refere ao ensino, o presente trabalho traz a descrição da rotina diária durante alguns dias dos professores e alunos de Física da escola estadual Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos da cidade de São João dos Patos - Maranhão. Esta pesquisa foi realizada com objetivo de refletir as práticas metodológicas de ensino dos docentes, mas também sobre o comportamento e o posicionamento dos discentes diante da disciplina ensinada. Como uma forma metodológica para a realização do presente artigo, primeiramente foi necessário conhecer o ambiente escolar e o cotidiano dos professores de Física, observar a forma de interação dos mestres direta com os alunos, assistir as aulas ministradas pelos docentes, além de entrevistas. Isso contribuiu para que houvesse uma análise reflexiva de como a disciplina de Física vem sendo trabalhada metodologicamente na escola especificada acima. Ao término da realização da pesquisa, foi possível observar inúmeras pautas que vem prejudicando o ensino-aprendizagem, como por exemplo a falta de profissionais formados para atuar na área, a péssima qualidade de infraestrutura da instituição e a ausência de um laboratório de Física, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem se torne limitado e cada vez mais propício ao fracasso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ASTRONOMIA / FÍSICA" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, FÍSICA, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA77_ID2241_12092017111058.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO SILVA" "autor_email" => "rodrigo.sousa.silva.96@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49977 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 413 "inscrito_id" => 2241 "titulo" => "O ENSINO DA FÍSICA: PERSPECTIVAS E AÇÕES NO CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS, EM SÃO JOÃO DOS PATOS – MA." "resumo" => "Mesmo no mundo contemporâneo, em que passamos por diversas mudanças no ensino das ciências, a Física ainda é considerada por muitos alunos do Nível Médio das escolas como uma disciplina difícil e sem nexo com o seu cotidiano. Infelizmente, isso faz com que o processo de ensino-aprendizagem não ocorra com excelência. Diante dessa triste realidade no que se refere ao ensino, o presente trabalho traz a descrição da rotina diária durante alguns dias dos professores e alunos de Física da escola estadual Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos da cidade de São João dos Patos - Maranhão. Esta pesquisa foi realizada com objetivo de refletir as práticas metodológicas de ensino dos docentes, mas também sobre o comportamento e o posicionamento dos discentes diante da disciplina ensinada. Como uma forma metodológica para a realização do presente artigo, primeiramente foi necessário conhecer o ambiente escolar e o cotidiano dos professores de Física, observar a forma de interação dos mestres direta com os alunos, assistir as aulas ministradas pelos docentes, além de entrevistas. Isso contribuiu para que houvesse uma análise reflexiva de como a disciplina de Física vem sendo trabalhada metodologicamente na escola especificada acima. Ao término da realização da pesquisa, foi possível observar inúmeras pautas que vem prejudicando o ensino-aprendizagem, como por exemplo a falta de profissionais formados para atuar na área, a péssima qualidade de infraestrutura da instituição e a ausência de um laboratório de Física, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem se torne limitado e cada vez mais propício ao fracasso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ASTRONOMIA / FÍSICA" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, FÍSICA, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA77_ID2241_12092017111058.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO SILVA" "autor_email" => "rodrigo.sousa.silva.96@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }