O presente trabalho tem como principal objetivo: analisar o processo de avaliação da aprendizagem, tanto na visão dos professores como também do ponto de vista dos alunos regularmente matriculados no 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Sobral (CE). Logo, tomando como base que a avaliação da aprendizagem é essencial para o crescimento saudável de uma escola, se faz importante uma análise de todas as práticas que estão sendo utilizadas no seu âmbito, desde ao trabalho da gestão ao do professor sejam repensadas diariamente. Nessa perspectiva, o estudo buscou investigar numa instituição pública, situada na localidade de Sobral, a percepção desses tais sujeitos sobre essa temática. A opção metodológica desse trabalho consiste numa pesquisa exploratória e numa abordagem qualitativa com uso de questionários para professores e entrevistas para os discentes. Como embasamento teórico para a construção da revisão da literatura e contextualização do problema a ser pesquisado, recorremos para grandes autores renomados tais como: Cipriano Luckesi, Tereza Esteban, Gonçalves e Camargo. Com esta pesquisa buscamos encontrar respostas para inquietações quanto aos processos avaliativos de estudantes, considerando o parecer do educando como do educador sobre o que é em si a avaliação da aprendizagem, fazendo uma comparativa a respeito de suas percepções. Acerca dos resultados observou-se divergências nas compreensões dos sujeitos quanto ao conceito de avaliação da aprendizagem, sobre as lacunas na execução desta e que existe um uso constante de exames na prática docente em detrimento da adequada avaliação da aprendizagem escolar. E analisando essas percepções é preciso ressaltar que um acompanhamento sucinto e pessoal com cada aluno, levando em conta seu contexto social, é de suma importância para a eficácia da aprendizagem do mesmo.