PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CEARÁ: CONCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50094 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 1739 "titulo" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CEARÁ: CONCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL" "resumo" => "O presente estudo objetiva discutir as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito da formação, a partir das concepções de docentes da Educação Básica, participantes do referido Programa no Ceará, constituindo desdobramento de investigação em rede, apoiada pelo Programa Observatório da Educação - OBEDUC (Edital Capes 049/2012), intitulada Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID. A referida pesquisa envolveu três programas de pós-graduação em educação, situados nas regiões nordeste (Universidade Estadual do Ceará - UECE) e sudeste (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) do país. Este estudo é resultado da experiência de formação em pesquisa, como bolsistas de iniciação científica, durante a formação inicial em Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo, com 30 professores da Educação Básica que atuaram no PIBID no período de 2007 a 2013. Para a coleta de dados, inicialmente foi enviado um formulário eletrônico, a fim de caracterizar o perfil desses docentes, e, posteriormente, fomos a campo para a realização de entrevista semiestruturada. De posse dos áudios, foram realizadas as transcrições das falas e utilizado o software Nvivo 10 para armazenamento e categorização dos dados. Os sujeitos relataram sobre as experiências formativas vividas no PIBID a partir da caracterização, da definição e da crítica à formação de professores. Além disso, os relatos permitiram a observação e a conclusão de que o PIBID ressignificou a formação pedagógica, promovendo uma reflexão na ação docente, oportunizando, aos supervisores, o contato com a pesquisa acadêmica no âmbito universitário, configurando-se, assim, como um Programa capaz de promover melhorias na educação e na formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA PROFISSIONAL, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID1739_10092017205843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDY LIMA COSTA" "autor_nome_curto" => "SANDY LIMA" "autor_email" => "sandynha-lc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50094 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 1739 "titulo" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CEARÁ: CONCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL" "resumo" => "O presente estudo objetiva discutir as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito da formação, a partir das concepções de docentes da Educação Básica, participantes do referido Programa no Ceará, constituindo desdobramento de investigação em rede, apoiada pelo Programa Observatório da Educação - OBEDUC (Edital Capes 049/2012), intitulada Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID. A referida pesquisa envolveu três programas de pós-graduação em educação, situados nas regiões nordeste (Universidade Estadual do Ceará - UECE) e sudeste (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) do país. Este estudo é resultado da experiência de formação em pesquisa, como bolsistas de iniciação científica, durante a formação inicial em Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo, com 30 professores da Educação Básica que atuaram no PIBID no período de 2007 a 2013. Para a coleta de dados, inicialmente foi enviado um formulário eletrônico, a fim de caracterizar o perfil desses docentes, e, posteriormente, fomos a campo para a realização de entrevista semiestruturada. De posse dos áudios, foram realizadas as transcrições das falas e utilizado o software Nvivo 10 para armazenamento e categorização dos dados. Os sujeitos relataram sobre as experiências formativas vividas no PIBID a partir da caracterização, da definição e da crítica à formação de professores. Além disso, os relatos permitiram a observação e a conclusão de que o PIBID ressignificou a formação pedagógica, promovendo uma reflexão na ação docente, oportunizando, aos supervisores, o contato com a pesquisa acadêmica no âmbito universitário, configurando-se, assim, como um Programa capaz de promover melhorias na educação e na formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA PROFISSIONAL, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA70_ID1739_10092017205843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDY LIMA COSTA" "autor_nome_curto" => "SANDY LIMA" "autor_email" => "sandynha-lc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }