LEITURA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49915 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 1023 "inscrito_id" => 873 "titulo" => "LEITURA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO" "resumo" => """ A leitura é um dos elementos fundamentais para interagirmos em sociedade, pois ela organiza, através\r\n de textos orais, escritos, imagéticos, gestuais, etc. as relações interpessoais. Nesse contexto, a escola\r\n tem papel essencial na formação leitora dos cidadãos. No entanto, no ambiente escolar, o professor de\r\n Língua Portuguesa acaba sendo o único responsável pelo ensino de leitura, como se a prática da leitura\r\n fosse responsabilidade apenas desse docente. Essa problemática conduziu-nos, na disciplina de\r\n Literatura Infantojuvenil, na Universidade Estadual do Ceará, a idealizar um projeto de leitura que\r\n envolvesse profissionais de diferentes disciplinas. Tomamos como esteio para esse trabalho os estudos\r\n sobre a leitura de Histórias em Quadrinhos (HQs) em sala de aula, de Ramos (2010); os trabalhos de\r\n Einsner (2010), que nos ensinam a respeito da estética de criação, princípios e práticas de arte\r\n sequencial; e entendendo os gêneros textuais como organizadores das relações sociais nas mais\r\n diversas esferas comunicativas (BAZERMAN, 2005). Neste trabalho, portanto, relatamos como se deu\r\n a idealização desse projeto, voltado para alunos do 2º ano do Ensino Médio. A princípio, planejamos a\r\n leitura de sete obras da literatura brasileira e suas respectivas adaptações para HQs, que só poderão ser\r\n alteradas de acordo com a realidade e necessidade dos professores e alunos envolvidos no projeto.\r\n Essas obras foram escolhidas, obrigatoriamente, por terem adaptações em quadrinhos; por serem obras\r\n fundamentais da Literatura nacional, abarcando as principais escolas literárias. Através dessa\r\n empreitada, esperamos desmistificar a concepção do professor de língua materna como único agente\r\n de ensino de leitura, já que esta atividade perpassa todas as atividades em todas as áreas do\r\n conhecimento. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LETRAS / LINGUÍSTICA" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, INTERDISCIPLINARIDADE, PROJETO DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA35_ID873_21092017164006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO IGOR ALBUQUERQUE DANTAS" "autor_nome_curto" => "IGOR DANTAS" "autor_email" => "igor.albuquerque@aluno.ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49915 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 1023 "inscrito_id" => 873 "titulo" => "LEITURA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO" "resumo" => """ A leitura é um dos elementos fundamentais para interagirmos em sociedade, pois ela organiza, através\r\n de textos orais, escritos, imagéticos, gestuais, etc. as relações interpessoais. Nesse contexto, a escola\r\n tem papel essencial na formação leitora dos cidadãos. No entanto, no ambiente escolar, o professor de\r\n Língua Portuguesa acaba sendo o único responsável pelo ensino de leitura, como se a prática da leitura\r\n fosse responsabilidade apenas desse docente. Essa problemática conduziu-nos, na disciplina de\r\n Literatura Infantojuvenil, na Universidade Estadual do Ceará, a idealizar um projeto de leitura que\r\n envolvesse profissionais de diferentes disciplinas. Tomamos como esteio para esse trabalho os estudos\r\n sobre a leitura de Histórias em Quadrinhos (HQs) em sala de aula, de Ramos (2010); os trabalhos de\r\n Einsner (2010), que nos ensinam a respeito da estética de criação, princípios e práticas de arte\r\n sequencial; e entendendo os gêneros textuais como organizadores das relações sociais nas mais\r\n diversas esferas comunicativas (BAZERMAN, 2005). Neste trabalho, portanto, relatamos como se deu\r\n a idealização desse projeto, voltado para alunos do 2º ano do Ensino Médio. A princípio, planejamos a\r\n leitura de sete obras da literatura brasileira e suas respectivas adaptações para HQs, que só poderão ser\r\n alteradas de acordo com a realidade e necessidade dos professores e alunos envolvidos no projeto.\r\n Essas obras foram escolhidas, obrigatoriamente, por terem adaptações em quadrinhos; por serem obras\r\n fundamentais da Literatura nacional, abarcando as principais escolas literárias. Através dessa\r\n empreitada, esperamos desmistificar a concepção do professor de língua materna como único agente\r\n de ensino de leitura, já que esta atividade perpassa todas as atividades em todas as áreas do\r\n conhecimento. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LETRAS / LINGUÍSTICA" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, INTERDISCIPLINARIDADE, PROJETO DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA35_ID873_21092017164006.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO IGOR ALBUQUERQUE DANTAS" "autor_nome_curto" => "IGOR DANTAS" "autor_email" => "igor.albuquerque@aluno.ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }