O USO DO LABORATÓRIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50020 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 16 "inscrito_id" => 122 "titulo" => "O USO DO LABORATÓRIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA" "resumo" => "O presente trabalho visa analisar de que forma as aulas experimentais de física podem contribuir para a construção de um conhecimento critico, amplo e investigativo do ensino de física na turma do VI período, do curso superior de licenciatura em física, localizado no município de São João dos Patos-Ma. Na metodologia, aplicou-se uma sequência didática desenvolvida em três etapas constituídas por elaboração de cronograma de atividades a serem cumpridas ao decorrer do trabalho dentre elas; revisão bibliográfica dos referenciais adotados; observou-se as aulas experimentais no laboratório de física, analisando como os alunos se comportavam e de que forma as aulas práticas influenciariam na formação de um conhecimento investigativo associando a teoria com a prática. A pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, cuja coleta de dados deu-se por observação participante. Pretende-se analisar de que forma as aulas de física experimental podem contribuir para uma melhor compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula. Destaca-se a importância dessa pesquisa por possibilitar a discussão entre a física produzida por uma sociedade ainda com traços tradicionais e um novo olhar para o ensino de física através da prática experimental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO, AULAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA107_ID122_08052017112012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO SANTOS DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO CARV" "autor_email" => "joaopaulocarv96@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50020 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 16 "inscrito_id" => 122 "titulo" => "O USO DO LABORATÓRIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA" "resumo" => "O presente trabalho visa analisar de que forma as aulas experimentais de física podem contribuir para a construção de um conhecimento critico, amplo e investigativo do ensino de física na turma do VI período, do curso superior de licenciatura em física, localizado no município de São João dos Patos-Ma. Na metodologia, aplicou-se uma sequência didática desenvolvida em três etapas constituídas por elaboração de cronograma de atividades a serem cumpridas ao decorrer do trabalho dentre elas; revisão bibliográfica dos referenciais adotados; observou-se as aulas experimentais no laboratório de física, analisando como os alunos se comportavam e de que forma as aulas práticas influenciariam na formação de um conhecimento investigativo associando a teoria com a prática. A pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, cuja coleta de dados deu-se por observação participante. Pretende-se analisar de que forma as aulas de física experimental podem contribuir para uma melhor compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula. Destaca-se a importância dessa pesquisa por possibilitar a discussão entre a física produzida por uma sociedade ainda com traços tradicionais e um novo olhar para o ensino de física através da prática experimental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO, AULAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA107_ID122_08052017112012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO SANTOS DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO CARV" "autor_email" => "joaopaulocarv96@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }