REFLEXÕES SOBRE O DEBATE DE GÊNERO CONCERNENTE À SUSPENSÃO DO KIT ANTI-HOMOFOBIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50132 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 621 "inscrito_id" => 1885 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O DEBATE DE GÊNERO CONCERNENTE À SUSPENSÃO DO KIT ANTI-HOMOFOBIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS" "resumo" => "Nos últimos anos, a palavra gênero tornou-se uma espécie de “Lord Voldemort” (aquele-que-não-deve-ser-nomeado na série fantástica Harry Potter) em determinados meios sociais, sobretudo entre as alas conservadoras e cristãs. A simples menção do termo evocou campanhas contra seu uso, sobretudo no currículo escolar brasileiro e francês. Exemplificando, no ano de 2011, foi cancelada a distribuição do kit escolar anti-homofobia, ou como vulgarmente ficou conhecido, kit-gay, nas escolas brasileiras. Por meio oficial, a então Presidenta Dilma Roussef informa não dever ao Estado a jurisprudência sobre a arena privada de seus cidadãos. Já no meio sociopolítico, a bancada evangélica diz ser o material didático um estímulo à homossexualidade, fato que corromperia a mente e os corpos dos alunos. É dessa ‘monstrificação’ do debate sobre gênero e, consequentemente da sexualidade, por intermédio de alguns setores sociais, que este artigo ganha matéria. Seu objetivo é problematizar o discurso biológico e essencialista sobre gênero à luz da teoria de autoras feministas pós-estruturalistas. Estas informam serem nossas relações históricas e sociais fruto de tensões e acordos coletivos, inexistindo um caráter universal, bússola para as ações humanas. Observou-se após a análise de alguns blogs autonomeados como de direita, cristão e/ou conservador, que o modo como pontuam as manifestações sociais e sexuais tidas como desviantes, constroem espécies de anomalias que, apesar de serem “aceitas”, não permitem a seus praticantes esquecerem o caráter antinatural de suas escolhas. Concluímos que os julgamentos e a construção de monstruosidades ao se instituir uma heteronormatividade oprimem os sujeitos, muitas vezes matando-os social e fisicamente. Fica-nos então o questionamento: como romper com a ideia do “natural biológico” e do “anormal ‘aceitável’”, avançando para uma compreensão da complexidade dos desejos e das relações humanas?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR" "palavra_chave" => "GÊNERO, KIT ANTI-HOMOFOBIA, CONSERVADORISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA74_ID1885_14092017085852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO CESAR MARTINS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "THIAGO MARTINS" "autor_email" => "THIAGOMAR.CN@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50132 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 621 "inscrito_id" => 1885 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O DEBATE DE GÊNERO CONCERNENTE À SUSPENSÃO DO KIT ANTI-HOMOFOBIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS" "resumo" => "Nos últimos anos, a palavra gênero tornou-se uma espécie de “Lord Voldemort” (aquele-que-não-deve-ser-nomeado na série fantástica Harry Potter) em determinados meios sociais, sobretudo entre as alas conservadoras e cristãs. A simples menção do termo evocou campanhas contra seu uso, sobretudo no currículo escolar brasileiro e francês. Exemplificando, no ano de 2011, foi cancelada a distribuição do kit escolar anti-homofobia, ou como vulgarmente ficou conhecido, kit-gay, nas escolas brasileiras. Por meio oficial, a então Presidenta Dilma Roussef informa não dever ao Estado a jurisprudência sobre a arena privada de seus cidadãos. Já no meio sociopolítico, a bancada evangélica diz ser o material didático um estímulo à homossexualidade, fato que corromperia a mente e os corpos dos alunos. É dessa ‘monstrificação’ do debate sobre gênero e, consequentemente da sexualidade, por intermédio de alguns setores sociais, que este artigo ganha matéria. Seu objetivo é problematizar o discurso biológico e essencialista sobre gênero à luz da teoria de autoras feministas pós-estruturalistas. Estas informam serem nossas relações históricas e sociais fruto de tensões e acordos coletivos, inexistindo um caráter universal, bússola para as ações humanas. Observou-se após a análise de alguns blogs autonomeados como de direita, cristão e/ou conservador, que o modo como pontuam as manifestações sociais e sexuais tidas como desviantes, constroem espécies de anomalias que, apesar de serem “aceitas”, não permitem a seus praticantes esquecerem o caráter antinatural de suas escolhas. Concluímos que os julgamentos e a construção de monstruosidades ao se instituir uma heteronormatividade oprimem os sujeitos, muitas vezes matando-os social e fisicamente. Fica-nos então o questionamento: como romper com a ideia do “natural biológico” e do “anormal ‘aceitável’”, avançando para uma compreensão da complexidade dos desejos e das relações humanas?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR" "palavra_chave" => "GÊNERO, KIT ANTI-HOMOFOBIA, CONSERVADORISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA74_ID1885_14092017085852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO CESAR MARTINS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "THIAGO MARTINS" "autor_email" => "THIAGOMAR.CN@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }