Por observarmos que nas escolas do município de Mossoró/RN se busca escolher, premiar e expor escolas consideradas de qualidade, procuramos refletir sobre os diversos entendimentos de qualidade, bem como pensar sobre alguns itens presentes no Mapa Educacional do Município de Mossoró a luz de tais compreensões. Sendo assim, objetivamos a partir desta pesquisa compreender o conceito de qualidade, problematizando os sentidos dados a este, pela visão dos organismos internacionais e órgãos educacionais sobre educação de qualidade. Tais inquietações se manifestaram a partir de discussões pertinentes sobre o assunto no componente curricular Gestão dos processos educativos, no curso de Pedagogia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Para fomentar este trabalho, utilizaremos como metodologia de pesquisa bibliográfica, referenciais teóricos que embasaram nossa discussão, particularmente enfatizaremos os escritos de Dourado (2007) que traz grandes contribuições para o nosso trabalho quando se refere às discussões sobre o conceito de qualidade na/da educação e Castro (2008) nas relações de controle do sistema gerencialista de gestão, buscando entender o sentido atribuído à qualidade na gestão escolar, para mais utilizaremos Fernandes (2016) e a análise do Mapa Educacional do Município de Mossoró. O trabalho se dividiu inicialmente em discussões sobre os sentidos de qualidade na educação, e, posteriormente, analisamos planilhas do Mapa Educacional individualmente como forma de refletir minunciosamente sobre este. Consideramos importante abordar este tema por percebemos que os mapas, apesar de tentarem ajudar na organização das escolas, podem acarretar em diversas situações complicadas como a própria competitividade entre as escolas e o sentimento de desvalorização daquelas que não conseguem alcançar as metas e objetivos.