DIFICULDADES ENCONTRADAS EM REALIZAR A INTEGRAÇAO DE CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49744 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 2101 "titulo" => "DIFICULDADES ENCONTRADAS EM REALIZAR A INTEGRAÇAO DE CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "A integração pode ser considerada com uma das fases que constitui o processo de trabalhar ações interdisciplinares. Pode ser apontada com uma atividade que antecede o trabalho de interação constante e sistemático entre áreas distintas de conhecimentos. O delineamento de atividades nesta perspectiva pode proporcionar aos educandos um aprendizado mais atrativo e contextualizado, o qual pode-se perceber melhor a relação existente entre os diferentes campos do conhecimento. Entretanto, é necessário ter noção das possíveis dificuldades encontradas em projetar este tipo de atividade. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo identificar dificuldades encontradas por professores, de Educação Física e Química, em realizar a integração para posteriormente trabalhar de forma interdisciplinar em turmas de 1º ano de ensino médio. Para tanto, no tocante ao percurso metodológico, a pesquisa se caracterizou como qualitativa. A população corresponde aos professores de Educação Física e Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN Campus Pau dos Ferros, sendo que a amostra foi constituída por 2 (dois) professores, 1 (um) de Educação Física e 1 (um) de Química. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário com perguntas abertas. Após a análise deste processo, foi possível identificar algumas dificuldades advindas no procedimento de realização da integração envolvendo as disciplinas supracitadas, a saber: dificuldade de encontrar horários em comum entre os professores envolvidos para realizar ciclos de estudos; ter disponibilidade em estudar outra área de conhecimento; se desprender da formulação estática de currículo já apresentada pela escola; colocar na mesma semana de aula assuntos em comum, nas duas disciplinas, que pudessem dialogar um com o outro. Portanto, após a realização deste estudo, é notório que o desenvolvimento da integração para posteriormente se trabalhar considerando a interdisciplinaridade apresenta algumas dificuldades. No entanto, quem tem desejo de desenvolver ações nesta perspectiva deve considerar que existe a necessidade de mudança na postura, como também de atitude." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR" "palavra_chave" => "INTEGRAÇÃO, DIFICULDADES, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA111_ID2101_14092017195128.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIKON MOISES DE OLIVEIRA MAIA" "autor_nome_curto" => "MAIKON MAIA" "autor_email" => "maikon_oliveira@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49744 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 2101 "titulo" => "DIFICULDADES ENCONTRADAS EM REALIZAR A INTEGRAÇAO DE CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "A integração pode ser considerada com uma das fases que constitui o processo de trabalhar ações interdisciplinares. Pode ser apontada com uma atividade que antecede o trabalho de interação constante e sistemático entre áreas distintas de conhecimentos. O delineamento de atividades nesta perspectiva pode proporcionar aos educandos um aprendizado mais atrativo e contextualizado, o qual pode-se perceber melhor a relação existente entre os diferentes campos do conhecimento. Entretanto, é necessário ter noção das possíveis dificuldades encontradas em projetar este tipo de atividade. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo identificar dificuldades encontradas por professores, de Educação Física e Química, em realizar a integração para posteriormente trabalhar de forma interdisciplinar em turmas de 1º ano de ensino médio. Para tanto, no tocante ao percurso metodológico, a pesquisa se caracterizou como qualitativa. A população corresponde aos professores de Educação Física e Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN Campus Pau dos Ferros, sendo que a amostra foi constituída por 2 (dois) professores, 1 (um) de Educação Física e 1 (um) de Química. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário com perguntas abertas. Após a análise deste processo, foi possível identificar algumas dificuldades advindas no procedimento de realização da integração envolvendo as disciplinas supracitadas, a saber: dificuldade de encontrar horários em comum entre os professores envolvidos para realizar ciclos de estudos; ter disponibilidade em estudar outra área de conhecimento; se desprender da formulação estática de currículo já apresentada pela escola; colocar na mesma semana de aula assuntos em comum, nas duas disciplinas, que pudessem dialogar um com o outro. Portanto, após a realização deste estudo, é notório que o desenvolvimento da integração para posteriormente se trabalhar considerando a interdisciplinaridade apresenta algumas dificuldades. No entanto, quem tem desejo de desenvolver ações nesta perspectiva deve considerar que existe a necessidade de mudança na postura, como também de atitude." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR" "palavra_chave" => "INTEGRAÇÃO, DIFICULDADES, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA111_ID2101_14092017195128.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIKON MOISES DE OLIVEIRA MAIA" "autor_nome_curto" => "MAIKON MAIA" "autor_email" => "maikon_oliveira@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }