BOSQUE DA CIÊNCIA A IMPORTÂNCIA DAS PLACAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49643 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 178 "titulo" => "BOSQUE DA CIÊNCIA A IMPORTÂNCIA DAS PLACAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este relato de experiência foi produzido a partir de uma aula prática de ensino, na disciplina: Fundamentos da Educação em Ciências do mestrado em Educação em Ciências da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. O local da atividade foi no perímetro urbano da cidade de Manaus/AM, o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA. O objetivo deste relato foi de analisar a relevância das informações e localização das placas como linguagem não-verbal para o Ensino de Ciências, uma vez que o Bosque apresenta elementos potenciais no campo científico-educacional. No entanto é necessário um olhar apurado sobre as informações que estão expostas para o público em geral e especialmente para estudantes que saem de um espaço formal, para o informal. O artigo foi fundamentado em autores como: Terán & Santos (2013) que abordam temas de novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não-formais amazônicos; Demo (2003) que destaca a importância de educar pela pesquisa e Maciel &Terán (2014) que também trazem reflexões sobre o potencial pedagógico dos espaços não formais na cidade de Manaus; uma vez que não há evidências de estudos que especifiquem a importância da análise de placas informativas no Ensino de Ciências. A análise crítica sobre as informações e localização das placas no Bosque da Ciência, contribui para refletirmos sobre as lacunas diante do processo de educar cientificamente para todos, estimulando a busca pela aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "BOSQUE DA CIÊNCIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PLACAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID178_11092017123708.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GELCIANE DA SILVA BRANDAO" "autor_nome_curto" => "GELCIANE" "autor_email" => "brandaoanny@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49643 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 178 "titulo" => "BOSQUE DA CIÊNCIA A IMPORTÂNCIA DAS PLACAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este relato de experiência foi produzido a partir de uma aula prática de ensino, na disciplina: Fundamentos da Educação em Ciências do mestrado em Educação em Ciências da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. O local da atividade foi no perímetro urbano da cidade de Manaus/AM, o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA. O objetivo deste relato foi de analisar a relevância das informações e localização das placas como linguagem não-verbal para o Ensino de Ciências, uma vez que o Bosque apresenta elementos potenciais no campo científico-educacional. No entanto é necessário um olhar apurado sobre as informações que estão expostas para o público em geral e especialmente para estudantes que saem de um espaço formal, para o informal. O artigo foi fundamentado em autores como: Terán & Santos (2013) que abordam temas de novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não-formais amazônicos; Demo (2003) que destaca a importância de educar pela pesquisa e Maciel &Terán (2014) que também trazem reflexões sobre o potencial pedagógico dos espaços não formais na cidade de Manaus; uma vez que não há evidências de estudos que especifiquem a importância da análise de placas informativas no Ensino de Ciências. A análise crítica sobre as informações e localização das placas no Bosque da Ciência, contribui para refletirmos sobre as lacunas diante do processo de educar cientificamente para todos, estimulando a busca pela aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "BOSQUE DA CIÊNCIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PLACAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID178_11092017123708.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GELCIANE DA SILVA BRANDAO" "autor_nome_curto" => "GELCIANE" "autor_email" => "brandaoanny@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }