O ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO SISTEMA EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49978 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 228 "inscrito_id" => 36 "titulo" => "O ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO SISTEMA EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "O ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, tem sido, ao longo dos anos, temáticas que centram-se como desafios educacionais contemporâneos, isso porque pouco se tem feito nas escolas para materializar a contribuição histórica desse povo na constituição de uma identidade nacional. Busca-se, na escola, a possibilidade de evidenciar e oportunizar o debate contínuo, as trocas de experiências e a exploração de questões étnico-raciais, visando minimizar o preconceito e desmistificar a ideia de escravidão, miséria e subserviência, que ao longo dos anos está associada as raízes africanas e aos afrodescendentes. Nesse sentido, objetivamos nesse estudo investigar como o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira é abordada nas escolas e quais são as implicações dessa abordagem na formação do sujeito discente, além de buscarmos evidenciar as contribuições significativas na formação docente e na constituição de uma reflexividade pedagógica, criticidade que oportuniza ao professor reconhecer a necessidade de construir conhecimentos dialógicos que primem na formação humana, na construção de práticas inclusivas e esclarecedoras. A metodologia utilizada foi o levantamento de referências bibliográficas relacionadas a temática central, assim, buscamos aporte teórico em estudiosos como Freire (2011), Ferreira (2008) e Munanga (2005), além de explorarmos as Diretrizes para a educação das relações étnico-raciais e Leis que viabilizam a inserção de metodologias que oportunizem a abordagem dessas questões no cotidiano escolar. Assim, conclui-se esse estudo evidenciando a relevância de explorar de forma significativa, no âmbito da sala de aula, a história e a cultura africana e afro-brasileira, através de práticas humanísticas, reflexivas e libertadoras, onde a partir do esclarecimento o discente compreende o sujeito em sua totalidade, respeitando-o e compreendendo-o em sua especificidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO, HISTÓRIA, AFRO-BRASILEIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID36_08092017150318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLYAN RAMON DE SOUZA PACHECO" "autor_nome_curto" => "WILLYAN PACHECO" "autor_email" => "willyanpacheco@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49978 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 228 "inscrito_id" => 36 "titulo" => "O ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO SISTEMA EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "O ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, tem sido, ao longo dos anos, temáticas que centram-se como desafios educacionais contemporâneos, isso porque pouco se tem feito nas escolas para materializar a contribuição histórica desse povo na constituição de uma identidade nacional. Busca-se, na escola, a possibilidade de evidenciar e oportunizar o debate contínuo, as trocas de experiências e a exploração de questões étnico-raciais, visando minimizar o preconceito e desmistificar a ideia de escravidão, miséria e subserviência, que ao longo dos anos está associada as raízes africanas e aos afrodescendentes. Nesse sentido, objetivamos nesse estudo investigar como o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira é abordada nas escolas e quais são as implicações dessa abordagem na formação do sujeito discente, além de buscarmos evidenciar as contribuições significativas na formação docente e na constituição de uma reflexividade pedagógica, criticidade que oportuniza ao professor reconhecer a necessidade de construir conhecimentos dialógicos que primem na formação humana, na construção de práticas inclusivas e esclarecedoras. A metodologia utilizada foi o levantamento de referências bibliográficas relacionadas a temática central, assim, buscamos aporte teórico em estudiosos como Freire (2011), Ferreira (2008) e Munanga (2005), além de explorarmos as Diretrizes para a educação das relações étnico-raciais e Leis que viabilizam a inserção de metodologias que oportunizem a abordagem dessas questões no cotidiano escolar. Assim, conclui-se esse estudo evidenciando a relevância de explorar de forma significativa, no âmbito da sala de aula, a história e a cultura africana e afro-brasileira, através de práticas humanísticas, reflexivas e libertadoras, onde a partir do esclarecimento o discente compreende o sujeito em sua totalidade, respeitando-o e compreendendo-o em sua especificidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO, HISTÓRIA, AFRO-BRASILEIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID36_08092017150318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLYAN RAMON DE SOUZA PACHECO" "autor_nome_curto" => "WILLYAN PACHECO" "autor_email" => "willyanpacheco@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }