TABELA PERIÓDICA NO DIA A DIA.
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50177 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 567 "inscrito_id" => 2048 "titulo" => "TABELA PERIÓDICA NO DIA A DIA." "resumo" => "A tabela periódica é um dos assuntos principais da matriz curricular do ensino básico, já que o mesmo remete ao conceito de átomo e acaba englobando os modelos atômicos. Existem inúmeras formas de se ministrar o conteúdo sobre as propriedades periódicas e aperiódicas dos elementos, que vão desde o livro didático até jogos didáticos. Ao se analisar os livros didáticos, percebemos que a tabela periódica vem de modo repetitivo, sem uma abordagem mais profunda sobre as propriedades, requerendo do professor novos meios para se trabalhar o assunto e que possibilite ao aluno entender toda a formação e organização da tabela, história dos elementos, sua importância. A abordagem que hoje é tradicionalmente presente nos livros didáticos, mostra a Tabela Periódica como um compêndio de letras e números descontextualizados. Diante disto, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de química da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), traz como proposta de atividade a construção de uma tabela periódica, que tem como objetivo levar aos alunos, conhecimentos e curiosidades sobre as propriedades dos elementos químicos, possibilitando uma relação mais atrativa e dinâmica, e também uma participação ativa por parte dos alunos. Neste artigo será feito uma apresentação da exposição da tabela periódica, elaborada pelo PIBID de química da UERN. O PIBID de química da UERN, no CEIPEV – Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, reuniu um grupo de 12 alunos de séries do ensino médio. O intuito foi trabalhar no projeto da tabela periódica no dia a dia. Os alunos escolhidos foram os mesmos que tinham trabalhado em um outro projeto do PIBID sobre paródias. Percebeu-se uma interatividade, entre os alunos e a tabela, pois os mesmos interagiam com as informações e as curiosidades sobre cada elemento químico de maneira atrativa, dinâmica, prática, fácil, lembrando que os focos principais do projeto eram, a divulgação cientifica e a percepção sobre a utilização dos elementos químicos no dia a dia do individuo. O aprendizado se deu também para os bolsistas e futuros professores, já que estes aprenderam que o ensino e a aprendizagem podem ocorrer através de uma diversidade metodológica que transforme conteúdos complexos em conhecimento fundamentados, mas não necessariamente desinteressantes, e que a didática, em um contexto mais amplo, não só de instrumentos em sala de aula, mas do ponto de vista da abordagem, contribui de forma significativa para o processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "QUÍMICA" "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, ENSINO, QUÍMICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA4_ID2048_12092017224616.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS FRANKLIN DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUCAS FRANKLIN" "autor_email" => "lucasfraanklin@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50177 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 567 "inscrito_id" => 2048 "titulo" => "TABELA PERIÓDICA NO DIA A DIA." "resumo" => "A tabela periódica é um dos assuntos principais da matriz curricular do ensino básico, já que o mesmo remete ao conceito de átomo e acaba englobando os modelos atômicos. Existem inúmeras formas de se ministrar o conteúdo sobre as propriedades periódicas e aperiódicas dos elementos, que vão desde o livro didático até jogos didáticos. Ao se analisar os livros didáticos, percebemos que a tabela periódica vem de modo repetitivo, sem uma abordagem mais profunda sobre as propriedades, requerendo do professor novos meios para se trabalhar o assunto e que possibilite ao aluno entender toda a formação e organização da tabela, história dos elementos, sua importância. A abordagem que hoje é tradicionalmente presente nos livros didáticos, mostra a Tabela Periódica como um compêndio de letras e números descontextualizados. Diante disto, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de química da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), traz como proposta de atividade a construção de uma tabela periódica, que tem como objetivo levar aos alunos, conhecimentos e curiosidades sobre as propriedades dos elementos químicos, possibilitando uma relação mais atrativa e dinâmica, e também uma participação ativa por parte dos alunos. Neste artigo será feito uma apresentação da exposição da tabela periódica, elaborada pelo PIBID de química da UERN. O PIBID de química da UERN, no CEIPEV – Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, reuniu um grupo de 12 alunos de séries do ensino médio. O intuito foi trabalhar no projeto da tabela periódica no dia a dia. Os alunos escolhidos foram os mesmos que tinham trabalhado em um outro projeto do PIBID sobre paródias. Percebeu-se uma interatividade, entre os alunos e a tabela, pois os mesmos interagiam com as informações e as curiosidades sobre cada elemento químico de maneira atrativa, dinâmica, prática, fácil, lembrando que os focos principais do projeto eram, a divulgação cientifica e a percepção sobre a utilização dos elementos químicos no dia a dia do individuo. O aprendizado se deu também para os bolsistas e futuros professores, já que estes aprenderam que o ensino e a aprendizagem podem ocorrer através de uma diversidade metodológica que transforme conteúdos complexos em conhecimento fundamentados, mas não necessariamente desinteressantes, e que a didática, em um contexto mais amplo, não só de instrumentos em sala de aula, mas do ponto de vista da abordagem, contribui de forma significativa para o processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "QUÍMICA" "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, ENSINO, QUÍMICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA4_ID2048_12092017224616.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS FRANKLIN DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUCAS FRANKLIN" "autor_email" => "lucasfraanklin@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }