O mercado de trabalho, na sociedade contemporânea, exige uma formação profissional que desenvolva um ser humano mais crítico, reflexivo, dinâmico e adaptável. Nesse contexto, o fazer e agir pedagógico dos professores do Instituto Federal, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) remete a uma reflexão sobre a necessidade de formação docente para exercer o papel de facilitador da aprendizagem, pensando o conhecimento de forma dinâmica contextualizada em seus diferentes matizes, para colocar a formação continuada no desenvolvimento de suas competências profissionais. Para tanto, cabe-lhe atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos, debruçando-se sobre o seu desempenho pedagógico, modificando sua atuação enquanto educador. Por isso, a justificativa para a realização deste estudo, parte do fato de que há necessidade de mudanças filosóficas e pedagógicas que venham a atender as expectativas do mercado, como está estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – Lei no. 9394/96, que dentre suas finalidades para educação superior, destaca a necessidade de estimular a formação de profissionais com espírito cientifico e pensamento reflexivo. Nessa perspectiva pretende-se identificar quais saberes os educadores devem efetivamente utilizar na sua prática docente. Desse modo, o objetivo desse estudo é discutir acerca da pedagogia das competências e sua importância no desenvolvimento dos docentes do Instituto Federal, Ciências e Tecnologia, destacando o desafio de ser educador numa sociedade que se transforma deixando o “lápis” e evoluindo para o “teclado” em virtude das mudanças ocorridas no mundo do trabalho. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e documental, centrada no levantamento de livros, artigos e documentos. Com abordagem qualitativa, buscando descrever os significados que são socialmente construídos, a respeito da prática e formação dos professores do IFCE. Além disso, o método utilizado possui característica exploratória e descritiva pela necessidade de interpretação das informações obtidas durante a pesquisa. A relevância discursiva deste trabalho está relacionada à reflexão sobre os horizontes de atuação da prática docente no IFCE, apontando e envolvendo os saberes necessários à formação dos professores na valorização de um contínuo aprimoramento pedagógico. Neste sentido, os conhecimentos teóricos e práticos da realidade educacional voltados para formação de profissionais, já não atendem às condições de aprendizagem do homem moderno. É mister propor novas metodologias, com a intenção de contribuir para as mudanças que se fazem necessárias para melhoria da ação pedagógica do professor e consequentemente da educação. Trata-se, portanto de mostrar desde o caráter orgânico das políticas educacionais brasileiras até a necessidade de formação em busca de uma docência participativa, inovadora e capaz de ensinar uma profissão, ao mesmo tempo em que prepara para o exercício consciente da cidadania.