O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS – ABP COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DA MONITORIA DE SÁUDE COLETIVA
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A utilização da ABP durante as monitorias ofertadas semanalmente acompanhou o referencial teórico abordado em sala de aula pelo docente da instituição. Logo, observou-se o alcance de quatro etapas fundamentais que regem a aplicabilidade de tal ferramenta didática, em que primeiro escolheu-se um contexto real de APS vivenciado pelos alunos nos estágios, facilitando, assim, a identificação imediata do objeto de estudo. Em segundo, houve a organização do trabalho em pequenos grupos orientados pelas monitoras, em que era entregue um caso-problema que abordava, por exemplo, manejo ao paciente com diabetes. Em terceiro, os discentes iniciavam o processo de investigação, apropriando-se de informações transdisciplinares, uma vez que soluções de problemas reais não convergem apenas para uma disciplina. Igualmente, houve o estímulo a reflexão, a discussão grupal e a organização de ideias. Por fim, um representante de cada grupo compartilhava as soluções do caso resolvido pelo o seu grupo, caracterizando a última etapa da ABP. Tal momento era seguido da avaliação coletiva do desempenho na resolução do caso, das condutas acordadas e da postura do apresentador. Durante o desenvolvimento da didática foi-se perceptível o interesse mútuo dos alunos em resolver os problemas no aspecto biopsicossocial do sujeito envolvido no caso, que era sempre um cliente da APS. Igualmente, a reflexão-crítica em conjunto estimulou o trabalho em equipe e promoveu respeito pela opinião alheia, incitando discussões sadias em prol da tomada de decisão eficaz. A maior dificuldade apresentada se deu no momento da apresentação dos resultados, em que os alunos mostraram-se tímidos e inseguros quanto o falar em público. 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