INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO
SUPERIOR: UMA QUESTÃO DE DIREITO?
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O aporte teórico\r\n envolve os estudos de Silva (2008), Sonza (2004), Ochaíta e Espinosa (2004), Martin, Gaspar e\r\n González (2003), Mazzoni (2003), Bruno e Mota (2001) e Carvalho (2001) têm mostrado a\r\n importância do uso de recursos didáticos para alunos com baixa visão e cegos, que auxiliam na leitura,\r\n na escrita e no acesso à informação transmitida em sala de aula. No ensino superior os trabalhos de\r\n Siqueira e Santana (2010), Castanho e Freitas (2005) e Rodrigues (2004) têm mostrado algumas\r\n práticas que auxiliam na eliminação de barreiras de comunicação e de informação, abordando as\r\n práticas educacionais tanto no ingresso e na permanência na universidade, quanto no trabalho de\r\n formação dos professores em serviço. Optamos por estudo de cunho etnográfico realizado em uma\r\n Universidade pública. Foram realizadas entrevistas individuais com alunos cegos e com baixa visão de\r\n vários cursos; observações no âmbito das disciplinas e levantamento de diversos documentos da IES.\r\n Os resultados apontam que é preciso destacar que a amizade, o acolhimento, laços de cooperação são\r\n essenciais, mas não é para transferir a responsabilidade do sistema para o aluno. Do ponto de vista da\r\n concepção de inclusão, destacamos alguns pontos: inclusão seria existir um espaço físico. E que esse\r\n espaço é interpessoal, em que chego e incluo a pessoa; inclusão no sentido da alteridade [...] a inclusão\r\n não nos deve remeter diretamente às pessoas com necessidades especiais, mas a uma sociedade que\r\n respeita legitimamente o outro; inclusão é atender a todos sem nenhum tipo de discriminação e outros.\r\n Uma vez que o objeto da nossa pesquisa é a inclusão de alunos com deficiência visual, decidimos\r\n tomar as histórias dos alunos que participaram da nossa pesquisa como um foco a orientar a nossa\r\n análise do fenômeno da inclusão na UFC, a história dessa instituição, como outro foco. 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