FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES ACERCA DA PARCERIA ENTRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O ENSINO REGULAR NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍ
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O estudo buscou como problemática investigar de que forma tem se dado a flexibilização do currículo na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular nos anos iniciais do ensino fundamental na Rede Pública Municipal de São Luís-MA. Como objetivo geral do estudo, procurou-se analisar de que forma tem se dado a flexibilização do currículo na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular na Rede Pública Municipal de São Luís-MA. Os procedimentos metodológicos da pesquisa consistem a investigação um caráter qualitativo e a abordagem exploratória e descritiva. O lócus escolhido para a pesquisa consiste em uma escola anexo de uma Unidade de Educação Básica, a qual pertence à Rede Pública Municipal de São Luís-MA, atende os anos iniciais do Ensino Fundamental, possui alunos de inclusão, Salas de Recursos Multifuncionais e principalmente abertura à proposta da educação inclusiva. Os materiais utilizados para obtenção dos dados configuram-se na observação não-participante e entrevistas estruturadas. Os participantes da pesquisa: 01 gestora, 01 coordenadora Pedagógica, 01 professora da sala de recursos e professoras do ensino regular que possuem alunos do público alvo da educação especial . Os achados evidenciam que a realidade da comunidade escolar possui uma abertura para a proposta da educação inclusiva e se preocupa com a participação e aprendizagem das crianças com deficiência que estão matriculadas na escola. A gestão e coordenação da escola afirmam ainda que, procurando proporcionar o suporte dentro das possibilidades oferecidas pela Rede, a escola está sempre engajada nesta causa, entretanto pontuou-se que fazer com que a comunidade escolar compreenda que a inclusão é necessária, não é algo fácil e imediato. 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