IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS POSITIVOS DAS ETAPAS DO CONSELHO DE CLASSE DO IFPB – CÂMPUS CAMPINA GRANDE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DA (IN)DISCIPLINA ESCOLAR
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O instrumento de coleta de dados desta pesquisa consistiu num questionário com perguntas abertas. Observou-se que a maioria dos participantes (83,33%) ressaltam pontos positivos nas três grandes etapas que compõem o conselho de classe deste câmpus: preparação (frequência das reuniões; levantamento e análise pelos coordenadores e setores sobre cada turma e a organização dos horários, locais das reuniões e convocação dos membros); desenvolvimento (trabalho em equipe multidisciplinar; possibilidade de uma intervenção imediata e completa; diálogo e compartilhamento das informações importantes; atuação da COPED e CAEST; avaliação contínua; sugestões e decisões realizadas em conjunto e acompanhamento dos alunos) e ações pós-conselho (atendimento e o acompanhamento pedagógico; encaminhamentos que são dados aos alunos com problemas; diálogo com os pais ou responsáveis; constatação dos aspectos que precisam ser melhor analisados pela gestão; redução dos aspectos negativos que interferem no ensino/aprendizagem e acompanhamento dos alunos com dificuldades). Assim, o conselho de classe contribui para a gestão da (in)disciplina escolar, já que atua de modo preventivo e interventivo sobre as questões pedagógicas e relacionais da escola. Considera-se que o processo pedagógico, do referido câmpus, é subavaliado e possíveis falhas de responsabilidades dos educadores ou da gestão escolar não são submetidas a mudanças, pois o foco do conselho de classe está centrado na atividade estudantil. Os resultados apontam a necessidade de se investigar a interferência das ações de docentes e da gestão escolar no processo de ensino-aprendizagem, de modo a criar um projeto piloto de inserção da representação discente no conselho de classe do IFPB – câmpus Campina Grande." 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