CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
CONTINUIDADES E MUDANÇAS
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49685 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 306 "inscrito_id" => 534 "titulo" => """ CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:\r\n CONTINUIDADES E MUDANÇAS """ "resumo" => """ A avaliação da aprendizagem, parte constituinte e fundamental do processo de ensino e\r\n aquisição de conhecimentos, por parte dos alunos, é tema complexo e comumente associado a práticas\r\n autoritárias e excludentes, em todas as modalidades de ensino. Isto ocorre apesar dos inúmeros e\r\n consolidados estudos que envolvem criticas e, igualmente, proposições. Reivindica-se, há décadas, que\r\n a avaliação seja pautada no acompanhamento continuo do processo de aprendizagem dos estudantes e\r\n que ela se volte para sua promoção e nãosua exclusão. Diante disto, indaga-se: quais são as rupturas\r\n e/ou continuidades nas práticas docentes, no que tange a tal processo? Partindo deste contexto,\r\n otrabalho em tela apresenta análises de uma coleta de dados, realizadajunto a professores do Ensino\r\n Superior e da Educação Básica,acerca de concepções e práticas na avaliação da aprendizagem. Sua\r\n realização se deu a partir de uma atividade desenvolvida na disciplina Avaliação da Aprendizagem,\r\n ofertada pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo foi apreender as\r\n tendências e compreender os avanços e continuidades nos modos de pensar e fazer o acompanhamento\r\n do processo de ensino e aprendizagem. Luckesi (1994, 2006), Hoffmann (2011), André e Passos\r\n (2001), Sordi e Ludke (2009) constituíram o aporte teórico utilizado nas análises. O instrumento de\r\n coleta pautou-se na realização de uma entrevista semiestruturada, junto a trinta e cinco professores dos\r\n diversos níveis de ensino. Os resultados apontam discursos que apresentam marcas de concepções e\r\n práticas tradicionais, mas predomina uma tendência para o desenvolvimento de processos avaliativos\r\n numa vertente menos autoritária. Constata-se, entre os pesquisados, uma preocupação com a qualidade\r\n dos dados fornecidos pelas avaliações, com a diversificação dos seus instrumentos e com a\r\n continuidade do processo, contrapondo-se a práticas que restringem o processo a um ritual que\r\n acontece periodicamente """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID534_11092017131906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONDYNELLY LUCAS DINIZ CORREIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RONDY CORREIA" "autor_email" => "Lucas.Rondynelly@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49685 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 306 "inscrito_id" => 534 "titulo" => """ CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:\r\n CONTINUIDADES E MUDANÇAS """ "resumo" => """ A avaliação da aprendizagem, parte constituinte e fundamental do processo de ensino e\r\n aquisição de conhecimentos, por parte dos alunos, é tema complexo e comumente associado a práticas\r\n autoritárias e excludentes, em todas as modalidades de ensino. Isto ocorre apesar dos inúmeros e\r\n consolidados estudos que envolvem criticas e, igualmente, proposições. Reivindica-se, há décadas, que\r\n a avaliação seja pautada no acompanhamento continuo do processo de aprendizagem dos estudantes e\r\n que ela se volte para sua promoção e nãosua exclusão. Diante disto, indaga-se: quais são as rupturas\r\n e/ou continuidades nas práticas docentes, no que tange a tal processo? Partindo deste contexto,\r\n otrabalho em tela apresenta análises de uma coleta de dados, realizadajunto a professores do Ensino\r\n Superior e da Educação Básica,acerca de concepções e práticas na avaliação da aprendizagem. Sua\r\n realização se deu a partir de uma atividade desenvolvida na disciplina Avaliação da Aprendizagem,\r\n ofertada pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo foi apreender as\r\n tendências e compreender os avanços e continuidades nos modos de pensar e fazer o acompanhamento\r\n do processo de ensino e aprendizagem. Luckesi (1994, 2006), Hoffmann (2011), André e Passos\r\n (2001), Sordi e Ludke (2009) constituíram o aporte teórico utilizado nas análises. O instrumento de\r\n coleta pautou-se na realização de uma entrevista semiestruturada, junto a trinta e cinco professores dos\r\n diversos níveis de ensino. Os resultados apontam discursos que apresentam marcas de concepções e\r\n práticas tradicionais, mas predomina uma tendência para o desenvolvimento de processos avaliativos\r\n numa vertente menos autoritária. Constata-se, entre os pesquisados, uma preocupação com a qualidade\r\n dos dados fornecidos pelas avaliações, com a diversificação dos seus instrumentos e com a\r\n continuidade do processo, contrapondo-se a práticas que restringem o processo a um ritual que\r\n acontece periodicamente """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID534_11092017131906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONDYNELLY LUCAS DINIZ CORREIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RONDY CORREIA" "autor_email" => "Lucas.Rondynelly@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }