A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre a gestão escolar sobre os impactos advindos da Medida Provisória nº 746, de 2016 para o ato pedagógico, na observância coletiva das práticas metodológicas e técnicas de gestão a serem adotado nas escolas da rede pública estadual de Fortaleza, Ceará. Nesse sentido, a pesquisa enquadra-se como qualitativa e quantitativa com abordagem descritiva quando ao objetivo geral. Os constructos teóricos que embasam a avaliação institucional serão fonte para a construção e subsídios que fomentem um estudo reflexivo sobre a prática da gestão escolar e as estratégias de aprimoramento. A pesquisa será desenvolvida segundo a proposta de De Bruyne et al.(1977), um espaço metodológico quadripolar. O lócus da pesquisa constitui-se um universo composto por gestores, discentes, docentes e comunidade escolar provenientes da rede estadual de ensino localizadas em Fortaleza, Ceará. A triagem das instituições será realizada com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2015 para o Ensino Médio (EM), anteriormente definida como Medida Provisória (MP) n. 746/2016 com o intuito de observância os impactos da reforma do Ensino Médio (EM) sancionada em 2017 e aprovada como Projeto de Lei de Conversão n. 34/2016. A coleta dos dados será realizada com base em pesquisas de campo por meio de pesquisa documental e aplicação de questionário, bem como observação para a contextualização das variáveis encontradas e analisadas durante o processo de construção da pesquisa. A análise de dados dos instrumentos aplicados será realizada, quanto ao seu aspecto quantitativo com o apoio do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 21.0 para Windows e quanto ao aspecto qualitativo com o uso dos recursos provenientes do software Atlas.ti (Computer - Assisted Qualitative Data Analysis Software – CAQDAS) versão 7.5. Pretende-se articular os conhecimentos adquiridos por meio da avaliação institucional e a verificação da melhoria da gestão a ser definida por meio da pesquisa a ser realizada em observância dos impactos da reforma do Ensino Médio (EM) e formular uma proposta embasada em um modelo de gestão e que auxilie as instituições em seus processos decisórios e nas melhorias contínuas a serem implementadas nas instituições estaduais pública de ensino.