INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO BACHAREL EM ENFERMAGEM.
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49886 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 719 "inscrito_id" => 1831 "titulo" => "INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO BACHAREL EM ENFERMAGEM." "resumo" => "INTRODUÇÃO: A extensão universitária relaciona- se ao princípio da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, a extensão é fundamentada em princípios metodológicos, filosóficos e políticos, fortalecendo a formação acadêmica. OBJETIVO: Relatar a experiência de como a extensão no âmbito de práticas educativas em saúde mental originou plano de pesquisa, integrado aos módulos do curso que abordam a atuação do Enfermeiro na Atenção Primária em Saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência no âmbito do projeto de extensão “Interfaces Educação, Saúde e Cidadania: Caminhos para Inclusão Social dos usuários de um CAPS”, com a característica de expor como a extensão originou um plano de pesquisa. O projeto foi realizado por discentes e docentes do IFPE, Campus Pesqueira, tendo como público alvo estudantes do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Margarida de Lima Falcão, localizada no município de Pesqueira- PE. Foram desenvolvidas intervenções educativas sobre estigmas dirigidos aos portadores de transtorno mental, no período de setembro de 2016 a junho de 2017. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Realizou- se 22 encontros retratando a história da saúde mental com enfoque na inclusão social, nas características dos modelos asilar e psicossocial, na superação do estigma e construção de uma ação de intervenção educativa realizada em conjunto com os estudantes para exposição a comunidade escolar. No diagnostico situacional, 64,7% (30) das respostas dos estudantes em uma das turmas trabalhadas sobre o local de tratamento das pessoas em sofrimento psíquico foram baseadas nos ideais do modelo de assistência em saúde mental manicomial/asilar. Ao fim das intervenções apenas 8,82% (3) continuaram optando por esta forma de assistência em saúde mental, comprovando a redução dos estigmas no grupo de estudantes que participaram das intervenções educativas. Diante do exposto, a participação no programa de incentivo acadêmico (BIA-FACEPE), favoreceu a partir das revisões de literatura realizadas para o desenvolvimento dos objetivos propostos, reflexões sobre acolhimento, autonomia, inclusão social e a superação dos estereótipos para com os sujeitos em sofrimento psíquico, o despertar do interesse para a participação em programa de iniciação científica. Foi então desenvolvido plano de trabalho intitulado “Práticas de Cuidado à saúde mental desenvolvidas por familiares dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial”, submetido e aprovado na seleção do Programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica (PIBIC), realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa Graduação e Inovação do IFPE e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). CONCLUSÃO: As práticas educativas realizadas contribuíram significativamente para a diminuição dos estigmas no grupo de estudantes participantes, constatado através do interesse pela temática e diálogo estabelecidos. É neste sentido que o ensino, pesquisa e extensão atuam para a formação integral do Bacharel em Enfermagem, como geradores de saber e fazer em saúde com a superação da bifurcação entre teoria e prática. A efetivação deste tripé acadêmico contribui para o enfrentamento dos problemas sociais, assim como, contribui na formação de maneira indissociável devendo estar integrados aos módulos do curso que abordam a atuação do Enfermeiro na Atenção Primária em Saúde." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "ESTIGMA SOCIAL, EXTENSÃO COMUNITÁRIA, RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE, SAÚDE MENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA50_ID1831_15092017122553.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÁRIA CATARINA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DÁRIA CATARINA" "autor_email" => "daria.catarina@outlook.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49886 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 719 "inscrito_id" => 1831 "titulo" => "INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO BACHAREL EM ENFERMAGEM." "resumo" => "INTRODUÇÃO: A extensão universitária relaciona- se ao princípio da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, a extensão é fundamentada em princípios metodológicos, filosóficos e políticos, fortalecendo a formação acadêmica. OBJETIVO: Relatar a experiência de como a extensão no âmbito de práticas educativas em saúde mental originou plano de pesquisa, integrado aos módulos do curso que abordam a atuação do Enfermeiro na Atenção Primária em Saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência no âmbito do projeto de extensão “Interfaces Educação, Saúde e Cidadania: Caminhos para Inclusão Social dos usuários de um CAPS”, com a característica de expor como a extensão originou um plano de pesquisa. O projeto foi realizado por discentes e docentes do IFPE, Campus Pesqueira, tendo como público alvo estudantes do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Margarida de Lima Falcão, localizada no município de Pesqueira- PE. Foram desenvolvidas intervenções educativas sobre estigmas dirigidos aos portadores de transtorno mental, no período de setembro de 2016 a junho de 2017. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Realizou- se 22 encontros retratando a história da saúde mental com enfoque na inclusão social, nas características dos modelos asilar e psicossocial, na superação do estigma e construção de uma ação de intervenção educativa realizada em conjunto com os estudantes para exposição a comunidade escolar. No diagnostico situacional, 64,7% (30) das respostas dos estudantes em uma das turmas trabalhadas sobre o local de tratamento das pessoas em sofrimento psíquico foram baseadas nos ideais do modelo de assistência em saúde mental manicomial/asilar. Ao fim das intervenções apenas 8,82% (3) continuaram optando por esta forma de assistência em saúde mental, comprovando a redução dos estigmas no grupo de estudantes que participaram das intervenções educativas. Diante do exposto, a participação no programa de incentivo acadêmico (BIA-FACEPE), favoreceu a partir das revisões de literatura realizadas para o desenvolvimento dos objetivos propostos, reflexões sobre acolhimento, autonomia, inclusão social e a superação dos estereótipos para com os sujeitos em sofrimento psíquico, o despertar do interesse para a participação em programa de iniciação científica. Foi então desenvolvido plano de trabalho intitulado “Práticas de Cuidado à saúde mental desenvolvidas por familiares dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial”, submetido e aprovado na seleção do Programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica (PIBIC), realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa Graduação e Inovação do IFPE e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). CONCLUSÃO: As práticas educativas realizadas contribuíram significativamente para a diminuição dos estigmas no grupo de estudantes participantes, constatado através do interesse pela temática e diálogo estabelecidos. É neste sentido que o ensino, pesquisa e extensão atuam para a formação integral do Bacharel em Enfermagem, como geradores de saber e fazer em saúde com a superação da bifurcação entre teoria e prática. A efetivação deste tripé acadêmico contribui para o enfrentamento dos problemas sociais, assim como, contribui na formação de maneira indissociável devendo estar integrados aos módulos do curso que abordam a atuação do Enfermeiro na Atenção Primária em Saúde." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "ESTIGMA SOCIAL, EXTENSÃO COMUNITÁRIA, RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE, SAÚDE MENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA50_ID1831_15092017122553.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÁRIA CATARINA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DÁRIA CATARINA" "autor_email" => "daria.catarina@outlook.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }