A linguagem matemática com sua característica de representação universal é utilizada em questões que muitas vezes geram problemas de interpretação e quando esta linguagem está sendo representada por gráficos que são elementos utilizados de forma interdisciplinar torna-se indispensável para o professor proporcionar ferramentas para que os alunos possam fazer a tradução para a língua materna e a linguagem matemática (e vice-versa). O objetivo neste artigo é investigar através de uma questão-problema a interpretação da linguagem matemática em uma turma do Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural da Amazônia no Campus de Capanema. Para a elaboração desta pesquisa foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre linguagem matemática e adotada uma questão-problema do livro base “cálculo aplicado” utilizado na disciplina Cálculo I. A resolução das questões foi analisada na perspectiva de alguns filósofos, tais como Wittgenstein e Quine. Através das reflexões experimentadas nos trabalhos de Quine se propôs uma nova tradução da questão que tem versão original em língua inglesa para os resultados encontrados, onde apenas quatro alunos entre um total de quarenta e um resolveram a questão respeitando o que foi pedido. Ao relacionar os resultados com as teorias de alguns filósofos, assumi outro olhar sobre essas vivências de sala de aula, assim, despertando as ideias para uma dimensão mais ampla. Sabe-se que o ensino e a aprendizagem são práticas que requerem dos sujeitos envolvidos habilidades para encontrar caminhos que permitam novas aventuras e para isso é válido o uso de todas as tendências e propostas alinhadas e aplicadas de acordo o momento e os sujeitos envolvidos.