O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49968 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 229 "titulo" => "O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS" "resumo" => "O estudo aborda a relação do psicopedagogo no processo de ensinagem de dois estudantes com surdez em uma Instituição de Educação Superior privada na cidade de Sobral – CE, enfatizando a parceria entre profissionais, família e estudantes no ambiente sócio educacional. Tendo como objetivo refletir sobre a ação psicopedagógica no ambiente educacional do sujeito surdo a partir de suas concepções de identidade cultural. Evidenciando que a Língua de Sinais atua como eixo central da relação pedagógica afirmando as pessoas surdas como indivíduos participantes da comunidade humana, permitindo a eles partilhar, ampliar o conhecimento socialmente construindo e exercer a sua cidadania. A Libras pode colaborar na comunidade escolar e na comunidade social para que elas se modifiquem e se abram para o surdo. Sua metodologia concentra-se em uma revisão bibliográfica sob a perspectiva da psicopedagogia como mediadora do processo de ensinagem, concepções sobre cultura e identidade surda e uma pesquisa de campo apresentando relatos de experiências vivenciados em dois estudos de caso, com intuito de interpretar a realidade que está sendo investigada. Quanto aos resultados, o estudo indicou que, o estudante com Identidade Surda, apesar de suas dificuldades no processo de leitura e escrita apresentava facilidade na socialização entre professores e colegas de curso, bem como bom desempenho nos estudos. O estudante com Identidade Flutuante, além de as dificuldades no processo de leitura e escrita apresentava dificuldades de socialização com professores e colegas de curso, bem como desempenho abaixo do esperado para os matriculados no curso. Concluímos que a contribuição do psicopedagogo no processo de ensinagem dos estudantes em questão se efetivará mediante o redimensionamento de ações familiares e do próprio estudante no sentido de acreditar no desenvolvimento de suas potencialidades, percebendo-se, primeiramente, como uma pessoa surda e não como um “deficiente”. E no desenvolvimento de ações didáticas pedagógicas que trabalhem o aprimoramento das estruturas cognitivas, afetivas e sociais, vislumbrando nessa perspectiva sua autonomia e independência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "IDENTIDADE SURDA, LIBRAS, SURDEZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID229_10092017165137.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERISON KEZIO FERNANDES LOPES" "autor_nome_curto" => "GERISON KEZIO" "autor_email" => "gerisonkezio@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49968 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 229 "titulo" => "O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS" "resumo" => "O estudo aborda a relação do psicopedagogo no processo de ensinagem de dois estudantes com surdez em uma Instituição de Educação Superior privada na cidade de Sobral – CE, enfatizando a parceria entre profissionais, família e estudantes no ambiente sócio educacional. Tendo como objetivo refletir sobre a ação psicopedagógica no ambiente educacional do sujeito surdo a partir de suas concepções de identidade cultural. Evidenciando que a Língua de Sinais atua como eixo central da relação pedagógica afirmando as pessoas surdas como indivíduos participantes da comunidade humana, permitindo a eles partilhar, ampliar o conhecimento socialmente construindo e exercer a sua cidadania. A Libras pode colaborar na comunidade escolar e na comunidade social para que elas se modifiquem e se abram para o surdo. Sua metodologia concentra-se em uma revisão bibliográfica sob a perspectiva da psicopedagogia como mediadora do processo de ensinagem, concepções sobre cultura e identidade surda e uma pesquisa de campo apresentando relatos de experiências vivenciados em dois estudos de caso, com intuito de interpretar a realidade que está sendo investigada. Quanto aos resultados, o estudo indicou que, o estudante com Identidade Surda, apesar de suas dificuldades no processo de leitura e escrita apresentava facilidade na socialização entre professores e colegas de curso, bem como bom desempenho nos estudos. O estudante com Identidade Flutuante, além de as dificuldades no processo de leitura e escrita apresentava dificuldades de socialização com professores e colegas de curso, bem como desempenho abaixo do esperado para os matriculados no curso. Concluímos que a contribuição do psicopedagogo no processo de ensinagem dos estudantes em questão se efetivará mediante o redimensionamento de ações familiares e do próprio estudante no sentido de acreditar no desenvolvimento de suas potencialidades, percebendo-se, primeiramente, como uma pessoa surda e não como um “deficiente”. E no desenvolvimento de ações didáticas pedagógicas que trabalhem o aprimoramento das estruturas cognitivas, afetivas e sociais, vislumbrando nessa perspectiva sua autonomia e independência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "IDENTIDADE SURDA, LIBRAS, SURDEZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID229_10092017165137.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERISON KEZIO FERNANDES LOPES" "autor_nome_curto" => "GERISON KEZIO" "autor_email" => "gerisonkezio@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }