O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: CAMINHOS DE POSSIBILIDADES
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49973 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 893 "inscrito_id" => 834 "titulo" => "O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: CAMINHOS DE POSSIBILIDADES" "resumo" => "Este artigo apresenta resultados decorrentes de estudos desenvolvidos no componente curricular denominado Currículo, presente no curso de pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O interesse pela pesquisa surgiu mediante as atividades realizadas em sala, onde as alunas puderam perceber a importância de se discutir as dificuldades de adaptação curricular que as escolas públicas apresentam, em especial aquelas que contam com a presença de um grande número alunos com Necessidades Educacionais Especiais- NEE. Uma vez que o currículo é um devir em constantes transformações, é por este motivo que não se deve ter um olhar sobre ele como sendo algo tradicional, e para isso a escola precisa apropriar-se das modificações que a currículo sofre ao decorrer do tempo. Deste modo, este artigo tem por objetivo perceber através das experiências/vivencias dos professores das escolas públicas quais os caminhos e possibilidades para um currículo inclusivo em sala de aula. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscamos nos basear em aportes teóricos e metodológicos como Silva (2010) que apresenta o currículo em sua perspectiva histórica; Moreira (1994) Moreira e Candau (2008); Freire (1987); Gurgel (2007); Coelho (2010); Marchesi (2004); e entre outros. Além disso, para sustentação da pesquisa, utilizamos o método de entrevista estruturada com uma professora do ensino fundamental que trabalha diretamente com crianças com NEE. Em vista disso, ao decorrer do artigo propomos conhecer o contexto histórico e conceitos do currículo em movimento; investigar a trajetória de acontecimentos significativos da educação inclusiva, tendo em vista seu contexto de luta e movimentações por seus direitos; por fim, serão apresentados possíveis caminhos para um currículo inclusivo, acreditando na perspectiva de uma educação de qualidade e acessível a todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, CRÍTICO-REFLEXIVO, INCLUSÃO EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID834_15092017213932.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRES DE SOUSA PAIVA" "autor_nome_curto" => "THAMIRES PAIVA" "autor_email" => "thamires.nbrt@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49973 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 893 "inscrito_id" => 834 "titulo" => "O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: CAMINHOS DE POSSIBILIDADES" "resumo" => "Este artigo apresenta resultados decorrentes de estudos desenvolvidos no componente curricular denominado Currículo, presente no curso de pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O interesse pela pesquisa surgiu mediante as atividades realizadas em sala, onde as alunas puderam perceber a importância de se discutir as dificuldades de adaptação curricular que as escolas públicas apresentam, em especial aquelas que contam com a presença de um grande número alunos com Necessidades Educacionais Especiais- NEE. Uma vez que o currículo é um devir em constantes transformações, é por este motivo que não se deve ter um olhar sobre ele como sendo algo tradicional, e para isso a escola precisa apropriar-se das modificações que a currículo sofre ao decorrer do tempo. Deste modo, este artigo tem por objetivo perceber através das experiências/vivencias dos professores das escolas públicas quais os caminhos e possibilidades para um currículo inclusivo em sala de aula. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscamos nos basear em aportes teóricos e metodológicos como Silva (2010) que apresenta o currículo em sua perspectiva histórica; Moreira (1994) Moreira e Candau (2008); Freire (1987); Gurgel (2007); Coelho (2010); Marchesi (2004); e entre outros. Além disso, para sustentação da pesquisa, utilizamos o método de entrevista estruturada com uma professora do ensino fundamental que trabalha diretamente com crianças com NEE. Em vista disso, ao decorrer do artigo propomos conhecer o contexto histórico e conceitos do currículo em movimento; investigar a trajetória de acontecimentos significativos da educação inclusiva, tendo em vista seu contexto de luta e movimentações por seus direitos; por fim, serão apresentados possíveis caminhos para um currículo inclusivo, acreditando na perspectiva de uma educação de qualidade e acessível a todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, CRÍTICO-REFLEXIVO, INCLUSÃO EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID834_15092017213932.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRES DE SOUSA PAIVA" "autor_nome_curto" => "THAMIRES PAIVA" "autor_email" => "thamires.nbrt@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }