O LÚDICO E A APRENDIZAGEM: O DESENHO ANIMADO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49990 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 451 "titulo" => "O LÚDICO E A APRENDIZAGEM: O DESENHO ANIMADO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO" "resumo" => "É desafiador para o professor trabalhar uma disciplina cujos alunos, antes mesmo de cursá-la, já têm imagens negativas previamente concebidas. Isso demanda a necessidade de pensar estratégias metodológicas diferenciadas que instiguem e dinamizem ainda mais o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, uma das estratégias a serem exploradas é o desenho animado, que, além de trazer à tona o lúdico, possibilita uma análise contextual e crítica da realidade enfocada. Sob essa perspectiva, o presente estudo objetiva relatar a experiência da utilização do desenho animado como estratégia metodológica na disciplina de Bases da Sistematização de Enfermagem no curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, em Aracati-Ceará. Constitui-se em pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência que visa descrever as concepções, as vivências, as percepções, a subjetividade acerca dessa experiência docente. Foi trabalhado o desenho animado do Gaguinho, porque é um dos desenhos de maior sucesso, além de ter sido um dos primeiros a serem criados pela Warner Bros. Ante essa nossa escolha, decidimos exibir o Testamento de Tio Solly, porque possibilitaria o estabelecimento de alguns diagnósticos de Enfermagem do Gaguinho. Esse personagem caracteriza-se por ser um porco tímido, medroso, ingênuo, o que às vezes leva a uma nuance cômica das suas ações. Os alunos, ao serem convidados a assistir o episódio desse desenho animado, mostraram-se resistentes, inclusive duvidando de que, por meio dele, poderia ser trabalhado o conteúdo proposto. No entanto, mediante as explicações acerca da atividade que seria desenvolvida a partir do desenho, aceitaram o desafio. Durante a exibição do episódio, mostraram-se atentos e descontraídos e, ao final, conseguiram elaborar os diagnósticos partindo da situação do Gaguinho. Constata-se, portanto, que o desenho animado, dentre outras estratégias lúdicas, podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais prazeroso, interativo e dinâmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "DESENHO ANIMADO, ENFERMAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA87_ID451_24082017093703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAHIR BATISTA FERREIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "NAHIR BATISTA" "autor_email" => "nahir701@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49990 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 150 "inscrito_id" => 451 "titulo" => "O LÚDICO E A APRENDIZAGEM: O DESENHO ANIMADO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO" "resumo" => "É desafiador para o professor trabalhar uma disciplina cujos alunos, antes mesmo de cursá-la, já têm imagens negativas previamente concebidas. Isso demanda a necessidade de pensar estratégias metodológicas diferenciadas que instiguem e dinamizem ainda mais o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, uma das estratégias a serem exploradas é o desenho animado, que, além de trazer à tona o lúdico, possibilita uma análise contextual e crítica da realidade enfocada. Sob essa perspectiva, o presente estudo objetiva relatar a experiência da utilização do desenho animado como estratégia metodológica na disciplina de Bases da Sistematização de Enfermagem no curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, em Aracati-Ceará. Constitui-se em pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência que visa descrever as concepções, as vivências, as percepções, a subjetividade acerca dessa experiência docente. Foi trabalhado o desenho animado do Gaguinho, porque é um dos desenhos de maior sucesso, além de ter sido um dos primeiros a serem criados pela Warner Bros. Ante essa nossa escolha, decidimos exibir o Testamento de Tio Solly, porque possibilitaria o estabelecimento de alguns diagnósticos de Enfermagem do Gaguinho. Esse personagem caracteriza-se por ser um porco tímido, medroso, ingênuo, o que às vezes leva a uma nuance cômica das suas ações. Os alunos, ao serem convidados a assistir o episódio desse desenho animado, mostraram-se resistentes, inclusive duvidando de que, por meio dele, poderia ser trabalhado o conteúdo proposto. No entanto, mediante as explicações acerca da atividade que seria desenvolvida a partir do desenho, aceitaram o desafio. Durante a exibição do episódio, mostraram-se atentos e descontraídos e, ao final, conseguiram elaborar os diagnósticos partindo da situação do Gaguinho. Constata-se, portanto, que o desenho animado, dentre outras estratégias lúdicas, podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais prazeroso, interativo e dinâmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "DESENHO ANIMADO, ENFERMAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA87_ID451_24082017093703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAHIR BATISTA FERREIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "NAHIR BATISTA" "autor_email" => "nahir701@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }