APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE A REINSERÇÃO SOCIAL DE PACIENTES USUÁRIOS DE DROGAS
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Em saúde mental, no que diz respeito a reinserção social dos pacientes, o jogo torna-se uma ferramenta eficaz e facilitadora uma vez que oportuniza a interação entre os envolvidos e permite que o profissional conheça o paciente para traçar as intervenções necessárias. OBJETIVO: Relatar a aplicação de uma estratégia educativa sobre a reinserção social de pacientes usuários de drogas. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em um Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas, localizado em Maracanaú/Ce, no mês de outubro de 2016. A atividade contou com a participação de pacientes do serviço e para a realização da mesma, foi utilizado um jogo, confeccionado por alunas de enfermagem. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo consistia em um tabuleiro com várias casas representando a construção de uma nova vida, com novas escolhas. Cada um dos participantes deveria escolher a cor da sua peça e em seguida colocá-las na primeira casa do tabuleiro. Ao longo do jogo, os participantes jogavam o dado e percorriam as casas do tabuleiro, e à medida que paravam nas casas, tinham que responder perguntas e tomar decisões comuns da vida real, também recebiam frases motivacionais, porém, enfrentavam dificuldades no decorrer da “caminhada da vida”. Para finalizar o jogo, os envolvidos teriam que responder à três perguntas reflexivas. As repostas se assemelhavam ao desejo de se recuperarem e reconstruírem sua vida. O jogo permitia que os pacientes tivessem uma nova perspectiva de futuro e fazia com que os mesmos se enxergassem reinseridos na sociedade quando tivessem alta. Os participantes mostraram-se bastante envolvidos, cooperativos e compreenderam o objetivo do jogo. CONCLUSÃO: Notou-se que uma estratégia educativa, sob a perspectiva do jogo, mesmo que em um momento breve, pode ser aplicada eficientemente, resultando em inovação, aprendizagem, diversão e reconstrução de conceitos. 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