O PERCURSO DOS SURDOS NA HISTÓRIA E A NECESSIDADE DA LIBRAS PARA A INCLUSÃO DOS SUJEITOS NA ESCOLA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50000 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 523 "inscrito_id" => 1281 "titulo" => "O PERCURSO DOS SURDOS NA HISTÓRIA E A NECESSIDADE DA LIBRAS PARA A INCLUSÃO DOS SUJEITOS NA ESCOLA" "resumo" => "Busca-se descrever o percurso histórico dos surdos e o uso da Libras para a inclusão dos sujeitos na escola. A escolha do tema se justifica, por uma constante preocupação do pesquisador, quando em atividade em sala de aula, buscando modificar o pensamento de alguns docentes diante da dificuldade de trabalhar com essa clientela, o que consideramos, não é uma ação impossível. O referencial teórico tomado para esse estudo vem de autores como Carvalho (2005), Santos (2008), Souza (2006), Rocha (2007), Ribeiro (1942), Lanna Júnior (2010), Limeira (2011), e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (1996), dentre outros. Traz a metodológica de uma pesquisa descritiva e bibliográfica ao mesmo tempo, de cunho qualitativo que na visão de Minayo (2001, p. 21), a se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, num espaço mais profundo de relações, processos e fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Dentro dessa pesquisa nos interessou também mostrar a importância de transformar a escola no lugar da inclusão, principalmente quando se tem a possibilidade voltar às origens históricas dos surdos e o que é vivido na realidade escolar na atualidade. Vale salientar que uma pesquisa dessa natureza vem a contribuir consubstancialmente para o conhecimento histórico da realidade enfrentada pelos surdos desde os primórdios, mas que isso não os levou desistir de viver em sociedade. É fato observar que os surdos ainda se mantém em comunidades fechadas, mas incluí-los na escola fará com que eles também se percebem aprendendo com os ditos ‘normais’, ocorrendo assim resultados significativos na sala de aula com o desenvolvimento de atividades diversificadas, de forma que haja a possibilidade de se transmitir conhecimento com segurança aos alunos através da LIBRAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DOS SURDOS., CONTEXTO ESCOLAR., REALIDADE BRASILEIRA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID1281_12092017192714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVALDO FELICIANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDVALDO" "autor_email" => "edvaldofs1@yahoo.com.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50000 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 523 "inscrito_id" => 1281 "titulo" => "O PERCURSO DOS SURDOS NA HISTÓRIA E A NECESSIDADE DA LIBRAS PARA A INCLUSÃO DOS SUJEITOS NA ESCOLA" "resumo" => "Busca-se descrever o percurso histórico dos surdos e o uso da Libras para a inclusão dos sujeitos na escola. A escolha do tema se justifica, por uma constante preocupação do pesquisador, quando em atividade em sala de aula, buscando modificar o pensamento de alguns docentes diante da dificuldade de trabalhar com essa clientela, o que consideramos, não é uma ação impossível. O referencial teórico tomado para esse estudo vem de autores como Carvalho (2005), Santos (2008), Souza (2006), Rocha (2007), Ribeiro (1942), Lanna Júnior (2010), Limeira (2011), e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (1996), dentre outros. Traz a metodológica de uma pesquisa descritiva e bibliográfica ao mesmo tempo, de cunho qualitativo que na visão de Minayo (2001, p. 21), a se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, num espaço mais profundo de relações, processos e fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Dentro dessa pesquisa nos interessou também mostrar a importância de transformar a escola no lugar da inclusão, principalmente quando se tem a possibilidade voltar às origens históricas dos surdos e o que é vivido na realidade escolar na atualidade. Vale salientar que uma pesquisa dessa natureza vem a contribuir consubstancialmente para o conhecimento histórico da realidade enfrentada pelos surdos desde os primórdios, mas que isso não os levou desistir de viver em sociedade. É fato observar que os surdos ainda se mantém em comunidades fechadas, mas incluí-los na escola fará com que eles também se percebem aprendendo com os ditos ‘normais’, ocorrendo assim resultados significativos na sala de aula com o desenvolvimento de atividades diversificadas, de forma que haja a possibilidade de se transmitir conhecimento com segurança aos alunos através da LIBRAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DOS SURDOS., CONTEXTO ESCOLAR., REALIDADE BRASILEIRA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID1281_12092017192714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVALDO FELICIANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDVALDO" "autor_email" => "edvaldofs1@yahoo.com.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }