POTENCIALIDADE DO ENSINO PEDAGÓGICO INFANTIL: MUITO ALÉM DO CUIDAR E EDUCAR
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50077 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 986 "inscrito_id" => 1879 "titulo" => "POTENCIALIDADE DO ENSINO PEDAGÓGICO INFANTIL: MUITO ALÉM DO CUIDAR E EDUCAR" "resumo" => "As transformações que a educação infantil vem sofrendo são indiscutivelmente relevantes para aperfeiçoá-la de modo a oferecer, às crianças, os melhores métodos de ensinamento para a aprendizagem como um todo. A escola se fundamenta como um lugar de diversidade e diferenças, sendo assim, a educação deve ser realizada conforme as potencialidades de cada criança. Entretanto, não basta somente o repasse de informações por si só, mas sim, utilizar todos os artifícios possíveis para tornar a educação algo muito mais eficiente. Deste modo, o presente trabalho objetivou refletir sobre o potencial do ensino pedagógico infantil, acima do indispensável papel de cuidar e educar. Com esse propósito, utilizando-se métodos dedutivos, indutivos e dialéticos, desenvolveu-se este estudo baseado em uma fundamentação de cunho bibliográfico (busca em livros, revistas e artigos). Nos resultados e discussões foi possível perceber que os contrastes existentes entre a antiga e atual educação praticada devem ser vencidos e é exatamente o profissional educador que está adepto a estas adequações, desde que envolvido com a causa. Por isso que pontos principais e únicos podem ter seu ensinamento potencializado, com destaque para os cuidados básicos durante a higiene, refeição e sono, a socialização no momento de brincar e as percepções de si e do mundo ao redor. Portanto, conclui-se que as mudanças no sistema pedagógico são relevantes, desde que aplicadas às técnicas de potenciar o aprendizado durante o repasse das informações. Não basta restringir o conhecimento ao abstrato, é ideal concretizar e praticar sua transferência para aproveitar as máximas possíveis ocasiões didáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR" "palavra_chave" => "APERFEIÇOAR, EDUCAÇÃO, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA74_ID1879_15092017235410.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARICÉLIA BORGES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARICELIA BORGE" "autor_email" => "marimel64@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50077 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 986 "inscrito_id" => 1879 "titulo" => "POTENCIALIDADE DO ENSINO PEDAGÓGICO INFANTIL: MUITO ALÉM DO CUIDAR E EDUCAR" "resumo" => "As transformações que a educação infantil vem sofrendo são indiscutivelmente relevantes para aperfeiçoá-la de modo a oferecer, às crianças, os melhores métodos de ensinamento para a aprendizagem como um todo. A escola se fundamenta como um lugar de diversidade e diferenças, sendo assim, a educação deve ser realizada conforme as potencialidades de cada criança. Entretanto, não basta somente o repasse de informações por si só, mas sim, utilizar todos os artifícios possíveis para tornar a educação algo muito mais eficiente. Deste modo, o presente trabalho objetivou refletir sobre o potencial do ensino pedagógico infantil, acima do indispensável papel de cuidar e educar. Com esse propósito, utilizando-se métodos dedutivos, indutivos e dialéticos, desenvolveu-se este estudo baseado em uma fundamentação de cunho bibliográfico (busca em livros, revistas e artigos). Nos resultados e discussões foi possível perceber que os contrastes existentes entre a antiga e atual educação praticada devem ser vencidos e é exatamente o profissional educador que está adepto a estas adequações, desde que envolvido com a causa. Por isso que pontos principais e únicos podem ter seu ensinamento potencializado, com destaque para os cuidados básicos durante a higiene, refeição e sono, a socialização no momento de brincar e as percepções de si e do mundo ao redor. Portanto, conclui-se que as mudanças no sistema pedagógico são relevantes, desde que aplicadas às técnicas de potenciar o aprendizado durante o repasse das informações. Não basta restringir o conhecimento ao abstrato, é ideal concretizar e praticar sua transferência para aproveitar as máximas possíveis ocasiões didáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR" "palavra_chave" => "APERFEIÇOAR, EDUCAÇÃO, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA74_ID1879_15092017235410.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARICÉLIA BORGES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARICELIA BORGE" "autor_email" => "marimel64@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }