GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA APARÊNCIA E O ENCONTRO DA SUA ESSÊNCIA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49860 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 862 "inscrito_id" => 280 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA APARÊNCIA E O ENCONTRO DA SUA ESSÊNCIA" "resumo" => "A Gestão Democrática é um tipo de organização no âmbito da escola onde toda a comunidade escolar, como: pais, alunos e todos envolvidos no sistema educacional, participam de maneira ativa nas tomadas de decisões. Teremos então como objetivo geral: investigar se a gestão escolar acontece de maneira democrática; e como objetivos específicos: analisar a importância desse modelo de gestão, apresentar se há e quais as dificuldades da escola quanto à adesão deste modelo e a importância desse tipo de gestão e suas consequências no sistema educacional. O ambiente em questão trata-se de uma escola especifica da rede pública municipal de Fortaleza – CE e assim buscamos relatar se de fato a gestão condiz com o conceito de gestão democrática, de forma a compreender sua aparência e adentrar a sua essência. Para atingir o objetivo, utilizamos a pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas como instrumento de dados. Analisando principalmente o livro Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica, de Henrique e Erická Wellen (2010). Desta maneira e levando em consideração os estudos bibliográficos e a pesquisa de campo através das entrevistas e observações foi possível concluir que ainda não há uma gestão democrática, mesmo nas escolas que afirmam possuir esta forma de gestão, o que nos leva a conclusão de que o sistema de organização democrático do âmbito escolar não é possível enquanto o governo impor regras, logo que se impõem regras não existe autonomia, e sem autonomia, não há democracia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, ESCOLA, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID280_15092017204308.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA" "autor_nome_curto" => "JOEL MOURA" "autor_email" => "joelmoura-15@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49860 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 862 "inscrito_id" => 280 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA APARÊNCIA E O ENCONTRO DA SUA ESSÊNCIA" "resumo" => "A Gestão Democrática é um tipo de organização no âmbito da escola onde toda a comunidade escolar, como: pais, alunos e todos envolvidos no sistema educacional, participam de maneira ativa nas tomadas de decisões. Teremos então como objetivo geral: investigar se a gestão escolar acontece de maneira democrática; e como objetivos específicos: analisar a importância desse modelo de gestão, apresentar se há e quais as dificuldades da escola quanto à adesão deste modelo e a importância desse tipo de gestão e suas consequências no sistema educacional. O ambiente em questão trata-se de uma escola especifica da rede pública municipal de Fortaleza – CE e assim buscamos relatar se de fato a gestão condiz com o conceito de gestão democrática, de forma a compreender sua aparência e adentrar a sua essência. Para atingir o objetivo, utilizamos a pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas como instrumento de dados. Analisando principalmente o livro Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica, de Henrique e Erická Wellen (2010). Desta maneira e levando em consideração os estudos bibliográficos e a pesquisa de campo através das entrevistas e observações foi possível concluir que ainda não há uma gestão democrática, mesmo nas escolas que afirmam possuir esta forma de gestão, o que nos leva a conclusão de que o sistema de organização democrático do âmbito escolar não é possível enquanto o governo impor regras, logo que se impõem regras não existe autonomia, e sem autonomia, não há democracia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, ESCOLA, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA144_ID280_15092017204308.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA" "autor_nome_curto" => "JOEL MOURA" "autor_email" => "joelmoura-15@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }