RPG E FÍSICA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO/A PROFESSOR/A ATRAVÉS DO LÚDICO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50152 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 822 "titulo" => "RPG E FÍSICA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO/A PROFESSOR/A ATRAVÉS DO LÚDICO" "resumo" => "Ao analisarmos a atual metodologia utilizada por diversos educadores/as no Ensino de Física, percebemos que, em muitos momentos, ela apresenta características que se assemelham bastante às do ensino “bancário”. Essa situação acaba promovendo problemas como a falta de atenção e o desinteresse pela aprendizagem, por exemplo. Reconhecendo a problemática, um bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - Subprojeto de Física – do Centro de Formação de Professores (CFP/UFCG) busca encontrar estratégias capazes de gerar mudanças significativas para essa realidade com o projeto “RPG E FÍSICA: A transposição didática do/a professor/a através do lúdico” que, inicialmente, tem como principal objetivo propor uma metodologia de ensino ativa, colocando os/as alunos/as no centro da aprendizagem, possibilitando o aprendizado da Física de maneira mais prazerosa e descontraída. Até então, foram realizadas atividades com a turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, situada na cidade de Cajazeiras – PB, que tinham como finalidade observar as vantagens e desvantagens da utilização do lúdico no ensino acerca da força de atrito, como o jogo do gênero de RPG, além de fazer com que os/as alunos/as percebessem que a Física tem um papel crucial no nosso cotidiano. Durante o desenvolvimento do trabalho, tornou-se perceptivo que, mesmo com a relutância inicial, os/as participantes acabaram perdendo a timidez ao longo das atividades, passando a interagir de maneira dinâmica. Nesta primeira dinâmica do projeto tornou-se notório que o RPG apresenta um grande “potencial lúdico” capaz de promover ao Ensino de Física atividades prazerosas que fazem uso da criatividade e imaginação. Entretanto, para que isso ocorra é necessário que o/a professor/a torne-se um/a mediador/a capaz de perceber a melhor forma de utilizar essa nova ferramenta didática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ASTRONOMIA / FÍSICA" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, LÚDICO, RPG" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA3_ID822_12092017173059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DENILSON DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "DENILSON" "autor_email" => "francdenil@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50152 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 822 "titulo" => "RPG E FÍSICA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO/A PROFESSOR/A ATRAVÉS DO LÚDICO" "resumo" => "Ao analisarmos a atual metodologia utilizada por diversos educadores/as no Ensino de Física, percebemos que, em muitos momentos, ela apresenta características que se assemelham bastante às do ensino “bancário”. Essa situação acaba promovendo problemas como a falta de atenção e o desinteresse pela aprendizagem, por exemplo. Reconhecendo a problemática, um bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - Subprojeto de Física – do Centro de Formação de Professores (CFP/UFCG) busca encontrar estratégias capazes de gerar mudanças significativas para essa realidade com o projeto “RPG E FÍSICA: A transposição didática do/a professor/a através do lúdico” que, inicialmente, tem como principal objetivo propor uma metodologia de ensino ativa, colocando os/as alunos/as no centro da aprendizagem, possibilitando o aprendizado da Física de maneira mais prazerosa e descontraída. Até então, foram realizadas atividades com a turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, situada na cidade de Cajazeiras – PB, que tinham como finalidade observar as vantagens e desvantagens da utilização do lúdico no ensino acerca da força de atrito, como o jogo do gênero de RPG, além de fazer com que os/as alunos/as percebessem que a Física tem um papel crucial no nosso cotidiano. Durante o desenvolvimento do trabalho, tornou-se perceptivo que, mesmo com a relutância inicial, os/as participantes acabaram perdendo a timidez ao longo das atividades, passando a interagir de maneira dinâmica. Nesta primeira dinâmica do projeto tornou-se notório que o RPG apresenta um grande “potencial lúdico” capaz de promover ao Ensino de Física atividades prazerosas que fazem uso da criatividade e imaginação. Entretanto, para que isso ocorra é necessário que o/a professor/a torne-se um/a mediador/a capaz de perceber a melhor forma de utilizar essa nova ferramenta didática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ASTRONOMIA / FÍSICA" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, LÚDICO, RPG" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA3_ID822_12092017173059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DENILSON DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "DENILSON" "autor_email" => "francdenil@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }