UMA REFLEXÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50209 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 668 "inscrito_id" => 2015 "titulo" => "UMA REFLEXÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho aborda algumas transformações ocorridas na Educação brasileira desde a década de 1930, apontando o surgimento da Escola Nova como uma inovação para o entendimento de como se dava o processo de ensino-aprendizagem da época. Como metodologia, é traçada uma linha histórica a partir do ensino tradicional do começo do século XX, seguida pela disseminação do ideário escolanovista a partir de 1930, o que trouxe uma nova perspectiva a respeito da Educação, de sua finalidade e do papel do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Seguindo a cronologia, após o enfoque dado ao ensino tradicional e à Escola Nova, refletimos acerca da tendência liberal tecnicista e da função que a Educação recebe nela: a de produzir indivíduos capazes de exercerem funções sociais no sistema vigente. Assim, observamos, no corpo do texto, momentos diferentes nos quais a Educação tem objetivos distintos. Diante de tantas divergências na Educação quanto a seus objetivos e proposta, o artigo levanta a problemática de qual seria a função do professor. Para isso, criticamos posturas em sala de aula próprias de professores que se conformam com o sistema educacional falho, servindo aos seus propósitos e agredindo o aluno enquanto ser pensante e construtor de conhecimento. Para concluir, apresentamos a finalidade da Educação segundo Paulo Freire, que é a de libertar o indivíduo a ponto de fazê-lo se perceber como agente transformador da realidade. A partir dela, chegamos às atribuições do educador, que deve instigar o aluno à pesquisa, despertar nele o desejo de conhecer e, assim, de se tornar um ser humano melhor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO TECNICISTA, ENSINO TRADICIONAL, ESCOLA NOVA, ESCOLA NOVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID2015_14092017215336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA DE SOUSA FRAGOSO" "autor_nome_curto" => "PRISCILA FRAGOS" "autor_email" => "priscilafragoso10@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50209 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 668 "inscrito_id" => 2015 "titulo" => "UMA REFLEXÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho aborda algumas transformações ocorridas na Educação brasileira desde a década de 1930, apontando o surgimento da Escola Nova como uma inovação para o entendimento de como se dava o processo de ensino-aprendizagem da época. Como metodologia, é traçada uma linha histórica a partir do ensino tradicional do começo do século XX, seguida pela disseminação do ideário escolanovista a partir de 1930, o que trouxe uma nova perspectiva a respeito da Educação, de sua finalidade e do papel do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Seguindo a cronologia, após o enfoque dado ao ensino tradicional e à Escola Nova, refletimos acerca da tendência liberal tecnicista e da função que a Educação recebe nela: a de produzir indivíduos capazes de exercerem funções sociais no sistema vigente. Assim, observamos, no corpo do texto, momentos diferentes nos quais a Educação tem objetivos distintos. Diante de tantas divergências na Educação quanto a seus objetivos e proposta, o artigo levanta a problemática de qual seria a função do professor. Para isso, criticamos posturas em sala de aula próprias de professores que se conformam com o sistema educacional falho, servindo aos seus propósitos e agredindo o aluno enquanto ser pensante e construtor de conhecimento. Para concluir, apresentamos a finalidade da Educação segundo Paulo Freire, que é a de libertar o indivíduo a ponto de fazê-lo se perceber como agente transformador da realidade. A partir dela, chegamos às atribuições do educador, que deve instigar o aluno à pesquisa, despertar nele o desejo de conhecer e, assim, de se tornar um ser humano melhor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO TECNICISTA, ENSINO TRADICIONAL, ESCOLA NOVA, ESCOLA NOVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID2015_14092017215336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA DE SOUSA FRAGOSO" "autor_nome_curto" => "PRISCILA FRAGOS" "autor_email" => "priscilafragoso10@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }