A tecnologia, alicerce da contemporaneidade, tem crescido a uma velocidade exponencial e paralelo a esse crescimento está o envelhecimento da população. O que é perceptível e vem sendo estudado é que existe certa dificuldade ou resistência por parte desse público em usar novos recursos tecnológicos. Tal fato causa uma série de problemas, dentre os quais se destaca, a exclusão digital e consequentemente social desses idosos de uma sociedade que enfatiza a importância do uso de tecnologias. O objetivo do trabalho que aqui se delineia é apresentar relatos de experiências de idosos que compuseram duas turmas de alunos nas quais foram ministradas aulas de informática básica utilizando uma metodologia inovadora em relação aos tradicionais métodos de ensino, baseada no método de pesquisa-ação Para a verificação e consequente validação desses relatos, foram utilizadas informações quantitativas e qualitativas que evidenciaram a satisfação de cada idoso participante das aulas em relação à metodologia aplicada. A avaliação realizada a partir dos dados coletados evidenciou um alto índice de satisfação dos idosos em relação à metodologia aplicada. Com base nesses resultados pode-se concluir que a metodologia aplicada se mostra eficiente quando utilizada no acompanhamento do processo de ensino de idosos sobre temas relativos a recursos tecnológicos atuais.