HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR: UMA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM HOSPITAIS PÚBLICOS NO BRASIL Francisco das Chagas Albuquerque Félix, Faculdade Santa Maria. E-mail: felix_sdh@hotmail.com Renata Lívia Silva F. M. de Medeiros, Faculdade Santa Maria. E-mail: renaliviamoreira@hotmail.comINTRODUÇÃO:Um hospital humanizado é aquele que contempla, em sua estrutura tecnológica, física, administrativa e humana, o respeito à dignidade de cada sujeito, seja ele paciente (cliente), familiar ou o próprio profissional da instituição, garantindo, deste modo, condições para atendimento de qualidade. Produzir conhecimentos e fomentar a humanização no contexto hospitalar pressupõe criar e manter um processo dinâmico, criativo, participativo e sistemático, a fim de que os profissionais assumam efetivamente seu papel de sujeitos da produção.Frente à baixa resolutividade e à precariedade nos atendimentos efetuados pelos serviços de saúde do Brasil, o Ministério da Saúde (MS) formulou, em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS), tendo como um dos eixos principais o Acolhimento nas ações de saúde, o qual, principalmente em relação ao atendimento em SHE, é associado ao sistema de Classificação e Avaliação de Risco.O Programa Nacional de Humanização Hospitalar (PNHAH) também propõe um conjunto de ações integradas que visam mudar substancialmente o padrão de assistência ao usuário nos hospitais públicos do Brasil, melhorando a qualidade e a eficácia dos serviços hoje prestados por estas instituições.Entende-se que a humanização é uma ação complexa visto que o indivíduo não pode ser considerado humanizado somente pelo seu conhecimento, mas sim, a forma com que usa esse saber, no caso dos servidores dos hospitais em benefício à saúde dos pacientes e a qualidade do ambiente. É neste momento que se compreende a importância da subjetividade no trabalho dos profissionais da saúde. OBJETIVOS:Este trabalho tem como objetivo analisar a produção científica de enfermagem acerca da humanização hospitalar aplicadas aos profissionais de saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a tríade humanização em sua saúde hospitalar, disponibilizada em periódicos online nos bancos de dado (BVS e Lilacs) no período de 2008 a 2013. Os descritores utilizados foram Humanização Hospitalar e profissionais da saúde. Os critérios de inclusão foram trabalhos disponíveis e que abordassem a temática no Brasil.O universo do estudo foi constituído por 89 publicações, no qual proporcionou a aquisição de 11 artigos científicos para composição da amostra da pesquisa, uma vez que atenderam aos critérios previamente estabelecidos.DISCUSSÃO: É possível compreender que a humanização é uma nova visão de atendimento ao paciente usuário colaborador e gestor, possibilitando um trabalho de melhor qualidade, visto que alguns autores reforçam que a humanização é "tudo quanto seja necessário para tornar a instituição adequada à pessoa humana e a salvaguarda de seus direitos fundamentais", ou seja, pode-se dizer que a humanização é um movimento de ação solidária em prol de uma produção de saúde digna para todos, cooperando com as pessoas, buscando reciprocidade e ajuda mútua."RESULTADOS: Um aspecto decisivo para o avanço do atendimento humanizado nos hospitais é a criação de mecanismos para captar a voz de todos os envolvidos e ampliar os espaços de comunicação e diálogo entre os vários segmentos do hospital e entre estes e os usuários. Utilizando-se da possibilidade de criar um mecanismo de captação da voz dos profissionais, humanizarem a assistência hospitalar implica em dar lugar tanto à palavra do usuário, quanto à dos profissionais da saúde, de forma a que possam fazer parte de uma rede de diálogo, que pense e promova ações, campanhas, programas, políticas assistenciais a partir da dignidade ética da palavra, do respeito, do reconhecimento mútuo e da solidariedade.PALAVRAS-CHAVE:Humanização Hospitalar, Profissionais da Saúde, humanização na Saúde