A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA NO CONTEXTO ESCOLAR E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52705 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 79 "inscrito_id" => 264 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA NO CONTEXTO ESCOLAR E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A educaÇÃo É de suma importÂncia para o convÍvio social, com isso a escola É essencial na formaÇÃo humana das pessoas, onde se espera uma prÁtica inclusiva que esteja preparada para receber uma diversidade enorme de alunos. A partir desta exposiÇÃo, a Escola Municipal Professora Jurema PeÇanha Giraud, localizada no municÍpio do Rio de Janeiro, trabalhou com o tema de inclusÃo em todas as disciplinas, com trabalhos em sala de aula e palestras, intitulando-se “Semana da InclusÃo”. Na EducaÇÃo FÍsica, a abordagem foi realizada em aulas teÓricas e prÁticas. Por meio desse relato descreve-se a atuaÇÃo dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de IniciaÇÃo À DocÊncia (PIBID) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na escola, de maneira conjunta com os docentes da instituiÇÃo, com o objetivo de demonstrar a importÂncia da prÁtica inclusiva para pessoas com deficiÊncia. Precedendo as aulas prÁticas, o tema inclusÃo foi tratado resumidamente pela professora supervisora. Nas aulas teÓricas, os bolsistas apresentaram vÍdeos sobre atletas paralÍmpicos, previamente selecionados, junto com o referencial teÓrico. Nas aulas prÁticas foi abordado o voleibol paralÍmpico mais conhecido como “vÔlei sentado”, onde os alunos realizaram os fundamentos bÁsicos do desporto. Notadamente, observou-se a falta de conhecimento da turma ao tema abordado, onde os alunos reagiram com certa surpresa apÓs a apresentaÇÃo dos vÍdeos na aula teÓrica e, na aula prÁtica, demonstraram interesse em realizar as atividades propostas pelos bolsistas, mesmo sem a presenÇa de nenhum aluno com deficiÊncia. Com o resultado apresentado, constatou-se a importÂncia do tema nas escolas, pois claramente os alunos nÃo tem prÉvio conhecimento sobre as condiÇÕes e capacidades dos indivÍduos com deficiÊncia. A ideia de promover a “semana da inclusÃo” assumiu o papel de projeto para os alunos, alÉm de uma intervenÇÃo pedagÓgica em educaÇÃo especial e inclusiva dos pibidianos e da professora supervisora para aplicaÇÃo nas aulas, prevista na LDB. Em acrÉscimo, pode-se destacar a criatividade dos professores em adequar e programar estratÉgias metodolÓgicas para a inclusÃo de todos os alunos nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, respeitando suas diferenÇas, limitaÇÕes, possibilidades fÍsicas e motoras. A vivÊncia dos pibidianos no contexto escolar mostrou-se relevante, pois os proporcionou desafios prÁticos e docentes do cotidiano escolar e pedagÓgico. Para os alunos, se mostrou importante a experiÊncia e compreensÃo das dificuldades vividas pelas pessoas com deficiÊncia. Com isso, se inicia um caminho de compreensÃo das limitaÇÕes, diminuindo a desigualdade, aceitando particularidades e exaltando virtudes e valores individuais, respeitando os pares e assim melhorando o convÍvio social .Este trabalho foi realizado com apoio da CAPES, por meio do Programa Institucional de Bolsas de IniciaÇÃo À DocÊncia – PIBID." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, DEFICIÊNCIA, PIBID, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID264_15042019003839.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO LIMA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "BRUNO MEDEIROS" "autor_email" => "bruno.tst.rj@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52705 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 79 "inscrito_id" => 264 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA NO CONTEXTO ESCOLAR E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A educaÇÃo É de suma importÂncia para o convÍvio social, com isso a escola É essencial na formaÇÃo humana das pessoas, onde se espera uma prÁtica inclusiva que esteja preparada para receber uma diversidade enorme de alunos. A partir desta exposiÇÃo, a Escola Municipal Professora Jurema PeÇanha Giraud, localizada no municÍpio do Rio de Janeiro, trabalhou com o tema de inclusÃo em todas as disciplinas, com trabalhos em sala de aula e palestras, intitulando-se “Semana da InclusÃo”. Na EducaÇÃo FÍsica, a abordagem foi realizada em aulas teÓricas e prÁticas. Por meio desse relato descreve-se a atuaÇÃo dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de IniciaÇÃo À DocÊncia (PIBID) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na escola, de maneira conjunta com os docentes da instituiÇÃo, com o objetivo de demonstrar a importÂncia da prÁtica inclusiva para pessoas com deficiÊncia. Precedendo as aulas prÁticas, o tema inclusÃo foi tratado resumidamente pela professora supervisora. Nas aulas teÓricas, os bolsistas apresentaram vÍdeos sobre atletas paralÍmpicos, previamente selecionados, junto com o referencial teÓrico. Nas aulas prÁticas foi abordado o voleibol paralÍmpico mais conhecido como “vÔlei sentado”, onde os alunos realizaram os fundamentos bÁsicos do desporto. Notadamente, observou-se a falta de conhecimento da turma ao tema abordado, onde os alunos reagiram com certa surpresa apÓs a apresentaÇÃo dos vÍdeos na aula teÓrica e, na aula prÁtica, demonstraram interesse em realizar as atividades propostas pelos bolsistas, mesmo sem a presenÇa de nenhum aluno com deficiÊncia. Com o resultado apresentado, constatou-se a importÂncia do tema nas escolas, pois claramente os alunos nÃo tem prÉvio conhecimento sobre as condiÇÕes e capacidades dos indivÍduos com deficiÊncia. A ideia de promover a “semana da inclusÃo” assumiu o papel de projeto para os alunos, alÉm de uma intervenÇÃo pedagÓgica em educaÇÃo especial e inclusiva dos pibidianos e da professora supervisora para aplicaÇÃo nas aulas, prevista na LDB. Em acrÉscimo, pode-se destacar a criatividade dos professores em adequar e programar estratÉgias metodolÓgicas para a inclusÃo de todos os alunos nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, respeitando suas diferenÇas, limitaÇÕes, possibilidades fÍsicas e motoras. A vivÊncia dos pibidianos no contexto escolar mostrou-se relevante, pois os proporcionou desafios prÁticos e docentes do cotidiano escolar e pedagÓgico. Para os alunos, se mostrou importante a experiÊncia e compreensÃo das dificuldades vividas pelas pessoas com deficiÊncia. Com isso, se inicia um caminho de compreensÃo das limitaÇÕes, diminuindo a desigualdade, aceitando particularidades e exaltando virtudes e valores individuais, respeitando os pares e assim melhorando o convÍvio social .Este trabalho foi realizado com apoio da CAPES, por meio do Programa Institucional de Bolsas de IniciaÇÃo À DocÊncia – PIBID." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, DEFICIÊNCIA, PIBID, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID264_15042019003839.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO LIMA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "BRUNO MEDEIROS" "autor_email" => "bruno.tst.rj@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }