GINÁSTICA ARTÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID EM UM CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52868 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 197 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "GINÁSTICA ARTÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID EM UM CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "A GINASTICA ARTÍSTICA (GA) É COMPOSTA POR MOVIMENTOS QUE ENVOLVEM COORDENAÇÃO, FLEXIBILIDADE E EQUILÍBRIO, SENDO MUITO IMPORTANTE NO AUXÍLIO DA QUALIDADE DE VIDA. A GA FAVORECE O CRESCIMENTO, O DESENVOLVIMENTO, O APRIMORAMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA E DO CONVÍVIO SOCIAL, ALÉM DE OFERECER UMA OPORTUNIDADE DE LAZER, INTEGRAÇÃO SOCIAL E MELHORA NA CONFIANÇA E NA AUTOESTIMA. MAS, MESMO COM TODAS AS CONTRIBUIÇÕES CITADAS, NO CONTEXTO ESCOLAR, A GA NÃO TEM SIDO DESENVOLVIDA. A EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE INTEGRAR O ALUNO NA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO, DE UMA FORMA COMPLETA, ADAPTANDO O CONTEÚDO DAS AULAS À INDIVIDUALIDADE DE CADA ALUNO E A FASE DE DESENVOLVIMENTO QUE ESTES SE ENCONTRAM. ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID/UFRRJ, LOCALIZADA NA BAIXADA FLUMINENSE/RIO DE JANEIRO. AS INTERVENÇÕES ACONTECERAM EM UM CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA LOCALIZADA NA MESMA REGIÃO GEOGRÁFICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI APRESENTAR OS MOVIMENTOS DE GA PROPOSTOS PARA AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM TRÊS TURMAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DO RJ. NA ESCOLA INVESTIGADA O CURRÍCULO DA REDE DE ENSINO PREVIA O DESENVOLVIMENTO DA GA, MAS ESTA NÃO POSSUÍA MUITOS RECURSOS MATERIAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS AULAS. NESSE SENTIDO, OS BOLSISTAS RECORRERAM A TATAMES UTILIZADOS EM UM PROJETO SOCIAL REALIZADO NO CONTRA TURNO ESCOLAR PARA QUE FOSSE POSSÍVEL LECIONAR O CONTEÚDO PROPOSTO. SENDO ASSIM, O PLANEJAMENTO DA UNIDADE DE ENSINO GA FOI ELABORADO JUNTO À PROFESSORA COLABORADORA DE EF. O PLANEJAMENTO FOI COMPOSTO DE SEIS AULAS – TRÊS AULAS TEÓRICAS PARA A CONCEITUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E TRÊS AULAS PRÁTICAS PARA TRABALHAR MOVIMENTOS. NA PRIMEIRA AULA FORAM DESENVOLVIDOS MOVIMENTOS DE MENOR RISCO (SALTOS E SALTITOS); AS DUAS AULAS SEGUINTES ABRANGERAM ROLAMENTOS FRONTAIS (GRUPADO, CARPADO E AFASTADO); E, POR FIM, DUAS AULAS FORAM DEDICADAS À AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM. AS AULAS MINISTRADAS NOS POSSIBILITARAM ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DAS TURMAS, ALÉM DE PERCEBERMOS A PERDA DA INSEGURANÇA DOS ALUNOS NA REALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS, FATO QUE ERA APARENTE NO PRIMEIRO CONTATO COM O CONTEÚDO. DE MANEIRA GERAL, AS TURMAS CONSEGUIRAM EXECUTAR OS MOVIMENTOS NO DECORRER DAS AULAS, NA QUAL CADA TURMA APRESENTOU UM NÍVEL DIFERENTE DE ADAPTAÇÃO. A PRIMEIRA TURMA FOI PREJUDICADA DEVIDO AOS CONSTANTES ATRASOS, A SEGUNDA TURMA MOSTROU-SE MAIS ENTUSIASMADA DURANTE OS EXERCÍCIOS, A TERCEIRA TURMA APRESENTOU UMA MAIOR DIFICULDADE, POIS ALGUNS ALUNOS NÃO DEMONSTRARAM O MESMO ENGAJAMENTO COMPARADO ÀS DEMAIS TURMAS. ENTRETANTO, APESAR DA DIFERENÇA DE DESENVOLVIMENTO ENTRE OS ALUNOS, FICOU NÍTIDA A MUDANÇA DE ATITUDE, DANDO LUGAR À PARTICIPAÇÃO EFETIVA NAS AULAS E A SATISFAÇÃO EM CONSEGUIR REALIZAR AS PRÁTICAS PROPOSTAS. PORTANTO, EM VIRTUDE DO QUE FOI SUPRACITADO, PERCEBEMOS A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE ADAPTAR OS MOVIMENTOS PARA QUE TODOS OS ALUNOS POSSAM REALIZÁ-LOS, VISTO QUE A GA EXIGE ALGUMAS HABILIDADES COMO FLEXIBILIDADE, AGILIDADE, ENERGIA E RESISTÊNCIA. ALÉM DISSO, ESSA EXPERIÊNCIA FOI ENRIQUECEDORA PARA OS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS, POIS PUDERAM VIVENCIAR A DOCÊNCIA APRESENTANDO OS CONTEÚDOS E MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, ATENTANDO-SE PARA AS NECESSIDADES E PECULIARIDADES DE CADA ALUNO/TURMA. A EXPERIÊNCIA CONTOU COM APOIO FINANCEIRO DA CAPES." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "COORDENAÇÃO MOTORA, ALUNOS, EXPERIÊNCIA, MOVIMENTOS, MOVIMENTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID172_25042019223226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS ALEX RODRIGUES ROCHA " "autor_nome_curto" => "DOUGLAS RODRIGUES " "autor_email" => "do-uglas10@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52868 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 197 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "GINÁSTICA ARTÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID EM UM CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "A GINASTICA ARTÍSTICA (GA) É COMPOSTA POR MOVIMENTOS QUE ENVOLVEM COORDENAÇÃO, FLEXIBILIDADE E EQUILÍBRIO, SENDO MUITO IMPORTANTE NO AUXÍLIO DA QUALIDADE DE VIDA. A GA FAVORECE O CRESCIMENTO, O DESENVOLVIMENTO, O APRIMORAMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA E DO CONVÍVIO SOCIAL, ALÉM DE OFERECER UMA OPORTUNIDADE DE LAZER, INTEGRAÇÃO SOCIAL E MELHORA NA CONFIANÇA E NA AUTOESTIMA. MAS, MESMO COM TODAS AS CONTRIBUIÇÕES CITADAS, NO CONTEXTO ESCOLAR, A GA NÃO TEM SIDO DESENVOLVIDA. A EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE INTEGRAR O ALUNO NA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO, DE UMA FORMA COMPLETA, ADAPTANDO O CONTEÚDO DAS AULAS À INDIVIDUALIDADE DE CADA ALUNO E A FASE DE DESENVOLVIMENTO QUE ESTES SE ENCONTRAM. ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID/UFRRJ, LOCALIZADA NA BAIXADA FLUMINENSE/RIO DE JANEIRO. AS INTERVENÇÕES ACONTECERAM EM UM CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA LOCALIZADA NA MESMA REGIÃO GEOGRÁFICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI APRESENTAR OS MOVIMENTOS DE GA PROPOSTOS PARA AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM TRÊS TURMAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DO RJ. NA ESCOLA INVESTIGADA O CURRÍCULO DA REDE DE ENSINO PREVIA O DESENVOLVIMENTO DA GA, MAS ESTA NÃO POSSUÍA MUITOS RECURSOS MATERIAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS AULAS. NESSE SENTIDO, OS BOLSISTAS RECORRERAM A TATAMES UTILIZADOS EM UM PROJETO SOCIAL REALIZADO NO CONTRA TURNO ESCOLAR PARA QUE FOSSE POSSÍVEL LECIONAR O CONTEÚDO PROPOSTO. SENDO ASSIM, O PLANEJAMENTO DA UNIDADE DE ENSINO GA FOI ELABORADO JUNTO À PROFESSORA COLABORADORA DE EF. O PLANEJAMENTO FOI COMPOSTO DE SEIS AULAS – TRÊS AULAS TEÓRICAS PARA A CONCEITUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E TRÊS AULAS PRÁTICAS PARA TRABALHAR MOVIMENTOS. NA PRIMEIRA AULA FORAM DESENVOLVIDOS MOVIMENTOS DE MENOR RISCO (SALTOS E SALTITOS); AS DUAS AULAS SEGUINTES ABRANGERAM ROLAMENTOS FRONTAIS (GRUPADO, CARPADO E AFASTADO); E, POR FIM, DUAS AULAS FORAM DEDICADAS À AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM. AS AULAS MINISTRADAS NOS POSSIBILITARAM ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DAS TURMAS, ALÉM DE PERCEBERMOS A PERDA DA INSEGURANÇA DOS ALUNOS NA REALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS, FATO QUE ERA APARENTE NO PRIMEIRO CONTATO COM O CONTEÚDO. DE MANEIRA GERAL, AS TURMAS CONSEGUIRAM EXECUTAR OS MOVIMENTOS NO DECORRER DAS AULAS, NA QUAL CADA TURMA APRESENTOU UM NÍVEL DIFERENTE DE ADAPTAÇÃO. A PRIMEIRA TURMA FOI PREJUDICADA DEVIDO AOS CONSTANTES ATRASOS, A SEGUNDA TURMA MOSTROU-SE MAIS ENTUSIASMADA DURANTE OS EXERCÍCIOS, A TERCEIRA TURMA APRESENTOU UMA MAIOR DIFICULDADE, POIS ALGUNS ALUNOS NÃO DEMONSTRARAM O MESMO ENGAJAMENTO COMPARADO ÀS DEMAIS TURMAS. ENTRETANTO, APESAR DA DIFERENÇA DE DESENVOLVIMENTO ENTRE OS ALUNOS, FICOU NÍTIDA A MUDANÇA DE ATITUDE, DANDO LUGAR À PARTICIPAÇÃO EFETIVA NAS AULAS E A SATISFAÇÃO EM CONSEGUIR REALIZAR AS PRÁTICAS PROPOSTAS. PORTANTO, EM VIRTUDE DO QUE FOI SUPRACITADO, PERCEBEMOS A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE ADAPTAR OS MOVIMENTOS PARA QUE TODOS OS ALUNOS POSSAM REALIZÁ-LOS, VISTO QUE A GA EXIGE ALGUMAS HABILIDADES COMO FLEXIBILIDADE, AGILIDADE, ENERGIA E RESISTÊNCIA. ALÉM DISSO, ESSA EXPERIÊNCIA FOI ENRIQUECEDORA PARA OS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS, POIS PUDERAM VIVENCIAR A DOCÊNCIA APRESENTANDO OS CONTEÚDOS E MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, ATENTANDO-SE PARA AS NECESSIDADES E PECULIARIDADES DE CADA ALUNO/TURMA. A EXPERIÊNCIA CONTOU COM APOIO FINANCEIRO DA CAPES." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "COORDENAÇÃO MOTORA, ALUNOS, EXPERIÊNCIA, MOVIMENTOS, MOVIMENTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID172_25042019223226.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS ALEX RODRIGUES ROCHA " "autor_nome_curto" => "DOUGLAS RODRIGUES " "autor_email" => "do-uglas10@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }