EDUCAÇÃO FÍSICA E IDENTIDADE NEGRA: O QUE A BNCC DIZ SOBRE ISSO?
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52822 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 347 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E IDENTIDADE NEGRA: O QUE A BNCC DIZ SOBRE ISSO?" "resumo" => "Quando pensamos em um currÍculo que contemple a construÇÃo das identidades dos estudantes, respeitando e valorizando suas diferenÇas - sejam elas sobre gÊnero, raÇa, classe, religiÃo ou etnia -, compreendemos o currÍculo como uma prÁtica intencional e discursiva. Esses discursos, em forma de saberes estruturados, significam, governam, conservam e transformam nossas identidades. Historicamente, percebemos que nessa disputa de poder, a escola torna-se majoritariamente lugar de conhecimentos eurocÊntricos e eruditos, que correspondem À formaÇÃo de um determinado tipo de identidade (MUNANGA, 2012). Isto posto, como imaginar que os estudantes negros construam suas prÓprias identidades? Assim, o objetivo desse estudo É identificar quais discursos sobre a identidade negra aparecem de forma sistematizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial no componente curricular EducaÇÃo FÍsica. A partir de uma anÁlise documental, percebemos que a BNCC aponta, de forma sintÉtica, para a importÂncia de valorizar a diversidade, contudo, nÃo mostra como fazÊ-la. Uma competÊncia geral da Área de Linguagens – Área que estÁ inserido o componente curricular EducaÇÃo FÍsica - É: “ Identificar as formas de produÇÃo dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatÓrios em relaÇÃo Às prÁticas corporais e aos seus participantes” (BRASIL, 2016, p. 223); Tal competÊncia assim declarada É um avanÇo na busca de uma escola democrÁtica, mas ainda pouco comum nas prÁticas escolares. Identificamos que a BNCC se preocupa em sistematizar conhecimentos acerca da construÇÃo das identidades negras na EducaÇÃo FÍsica, nos blocos de conteÚdo DanÇa, Lutas e Jogos e Brincadeiras. Apesar desses discursos estarem em voga no documento, entendemos que os mesmos estÃo À serviÇo do desenvolvimento de competÊncias e habilidades, o que revela um alinhamento com a lÓgica do mercado (ZABALA 2010) e nÃo com a anÁlise, significaÇÃo e produÇÃo de prÁticas corporais e que despertem um conhecimento crÍtico acerca das mesmas. ConcluÍmos que se nÃo houver formaÇÃo continuada dos professores, espaÇos de diÁlogo sobre as prÁticas profissionais ou acesso À informaÇÃo de qualidade alÉm de anÁlises crÍticas sobre a temÁtica, o tratamento da construÇÃo de identidades negras serÁ superficial e pouco eficaz, se quisermos de fato que nossos estudantes reelaborem seus prÓprios mundos. Enquanto a discussÃo sobre identidades negras nÃo for pauta fundamental dos currÍculos escolares e estiver ancorada no carÁter quase optativo das prÁticas corporais, estaremos fadados a reafirmar posiÇÕes de desigualdade racial estrutural a qual padecemos ainda nos dias de hoje." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "IDENTIDADE, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID347_15042019164240.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA PRISCILA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANA SILVA" "autor_email" => "daiana.silva@usp.br" "autor_ies" => "USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52822 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 347 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E IDENTIDADE NEGRA: O QUE A BNCC DIZ SOBRE ISSO?" "resumo" => "Quando pensamos em um currÍculo que contemple a construÇÃo das identidades dos estudantes, respeitando e valorizando suas diferenÇas - sejam elas sobre gÊnero, raÇa, classe, religiÃo ou etnia -, compreendemos o currÍculo como uma prÁtica intencional e discursiva. Esses discursos, em forma de saberes estruturados, significam, governam, conservam e transformam nossas identidades. Historicamente, percebemos que nessa disputa de poder, a escola torna-se majoritariamente lugar de conhecimentos eurocÊntricos e eruditos, que correspondem À formaÇÃo de um determinado tipo de identidade (MUNANGA, 2012). Isto posto, como imaginar que os estudantes negros construam suas prÓprias identidades? Assim, o objetivo desse estudo É identificar quais discursos sobre a identidade negra aparecem de forma sistematizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial no componente curricular EducaÇÃo FÍsica. A partir de uma anÁlise documental, percebemos que a BNCC aponta, de forma sintÉtica, para a importÂncia de valorizar a diversidade, contudo, nÃo mostra como fazÊ-la. Uma competÊncia geral da Área de Linguagens – Área que estÁ inserido o componente curricular EducaÇÃo FÍsica - É: “ Identificar as formas de produÇÃo dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatÓrios em relaÇÃo Às prÁticas corporais e aos seus participantes” (BRASIL, 2016, p. 223); Tal competÊncia assim declarada É um avanÇo na busca de uma escola democrÁtica, mas ainda pouco comum nas prÁticas escolares. Identificamos que a BNCC se preocupa em sistematizar conhecimentos acerca da construÇÃo das identidades negras na EducaÇÃo FÍsica, nos blocos de conteÚdo DanÇa, Lutas e Jogos e Brincadeiras. Apesar desses discursos estarem em voga no documento, entendemos que os mesmos estÃo À serviÇo do desenvolvimento de competÊncias e habilidades, o que revela um alinhamento com a lÓgica do mercado (ZABALA 2010) e nÃo com a anÁlise, significaÇÃo e produÇÃo de prÁticas corporais e que despertem um conhecimento crÍtico acerca das mesmas. ConcluÍmos que se nÃo houver formaÇÃo continuada dos professores, espaÇos de diÁlogo sobre as prÁticas profissionais ou acesso À informaÇÃo de qualidade alÉm de anÁlises crÍticas sobre a temÁtica, o tratamento da construÇÃo de identidades negras serÁ superficial e pouco eficaz, se quisermos de fato que nossos estudantes reelaborem seus prÓprios mundos. Enquanto a discussÃo sobre identidades negras nÃo for pauta fundamental dos currÍculos escolares e estiver ancorada no carÁter quase optativo das prÁticas corporais, estaremos fadados a reafirmar posiÇÕes de desigualdade racial estrutural a qual padecemos ainda nos dias de hoje." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "IDENTIDADE, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID347_15042019164240.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA PRISCILA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANA SILVA" "autor_email" => "daiana.silva@usp.br" "autor_ies" => "USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }