O CICLO INICIAL DA CARREIRA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA.
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52896 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 366 "inscrito_id" => 678 "titulo" => "O CICLO INICIAL DA CARREIRA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "ESTUDOS A RESPEITO DO CICLO INICIAL DA CARREIRA DOCENTE TÊM REVELADO QUE NESSE PERÍODO, CORRESPONDENTE AOS PRIMEIROS ANOS DE INTERVENÇÃO, OCORRE À TRANSIÇÃO DA VIDA DE ESTUDANTE PARA O MUNDO DO TRABALHO, CONFIGURANDO-SE COMO TEMPO DE APRENDIZAGEM, NO QUAL O PROFESSOR PASSA POR UM CONFRONTO COM A DURA E COMPLEXA REALIDADE DO EXERCÍCIO DOCENTE. ESSA ETAPA É MARCADA POR DESAFIOS, TENSÕES, DESEQUILÍBRIOS E REORGANIZAÇÃO DAS EXPECTATIVAS QUANTO AO UNIVERSO PROFISSIONAL. PORTANTO, É NUM CENÁRIO MARCADO POR TENSÕES E APRENDIZAGENS INTENSIVAS QUE OS PROFESSORES INICIANTES DEVEM ADQUIRIR CONHECIMENTO PROFISSIONAL ALÉM DE CONSEGUIREM MANTER CERTO EQUILÍBRIO PESSOAL. É TAMBÉM NESSE PERÍODO QUE OS PROFESSORES COMEÇAM A REFLETIR SOBRE SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS ESTUDANTIS (SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA), BEM COMO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA INICIAL, POIS BUSCAM IDENTIFICAR O FOI SIGNIFICATIVO, ASSIM COMO AS POSSÍVEIS LACUNAS. DIANTE DESSE CENÁRIO, NO PRESENTE ESTUDO TIVEMOS COMO FOCO O CAMPO ESPECÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, POIS COMO JÁ ELUCIDADO, O CICLO INICIAL DA PROFISSÃO TRAZ SUBJACENTE A ELE, UM CONJUNTO DE EXPERIÊNCIAS E SENTIMENTOS, IMPORTANTE PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. CONTUDO, É PRECISO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS ESPECIFICIDADES DO CONTEXTO DE ATUAÇÃO. ASSIM, O FOCO DA PRESENTE PESQUISA CONCENTRA-SE EM PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TENDO COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CICLO INICIAL DA CARREIRA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. METODOLOGICAMENTE OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA, DESCRITIVA, TENDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM CINCO PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E, POSTERIORMENTE, À ANÁLISE DE CONTEÚDO. ENTRE OS RESULTADOS, NO QUE DIZ RESPEITO AOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CICLO INICIAL DA CARREIRA, VERIFICAMOS QUE TAIS PROFESSORES VIVEM, POR UM LADO, SITUAÇÕES, DILEMAS QUE SÃO COMUNS AOS DEMAIS PROFESSORES DA ESCOLA (BUROCRATIZAÇÃO DA ESCOLA; CONFLITOS COM OS ALUNOS). CONTUDO, POR OUTRO LADO, ENFRENTAM DIFICULDADES QUE SÃO PRÓPRIAS DO ENSINO DESSA DISCIPLINA NA ESCOLA (FALTA DE LOCAL ADEQUADO PARA AS AULAS; FALTA DE RECONHECIMENTO DA ÁREA PELOS ALUNOS E PARES). DESSE MODO, CONSIDERAMOS QUE O PROFESSOR PRECISA SE ADAPTAR AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, CONSTITUINDO UMA ROTINA DE TRABALHO, ASSIM COMO NÃO DEIXAR QUE AS ADVERSIDADES DO CONTEXTO O LEVEM AO ABANDONO DA PROFISSÃO. POR FIM, A GRANDE QUESTÃO QUE EMERGE É QUE PARECE QUE NEM AS UNIVERSIDADES, AS ESCOLAS E NEM OS SISTEMAS ESCOLARES, TEM DADO A DEVIDA ATENÇÃO AS DISCUSSÕES SOBRE A ETAPA DA ENTRADA NA CARREIRA, PELO CONTRÁRIO, COBRAM DO RECÉM-DOCENTE A MESMA COMPETÊNCIA DOS DEMAIS PROFESSORES OU AINDA UM MELHOR DESEMPENHO, ALEGANDO QUE ELE VEM COM CONHECIMENTOS ATUALIZADOS DA UNIVERSIDADE. APOIO: CAPES." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "PROFESSOR INICIANTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, SOCIALIZAÇÃO PROFISISONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID678_30042019000037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNARA FRANCO DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "TAYNARA CARVALHO" "autor_email" => "taynara_carvalho07@yahoo." "autor_ies" => "UNESP - RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52896 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 366 "inscrito_id" => 678 "titulo" => "O CICLO INICIAL DA CARREIRA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "ESTUDOS A RESPEITO DO CICLO INICIAL DA CARREIRA DOCENTE TÊM REVELADO QUE NESSE PERÍODO, CORRESPONDENTE AOS PRIMEIROS ANOS DE INTERVENÇÃO, OCORRE À TRANSIÇÃO DA VIDA DE ESTUDANTE PARA O MUNDO DO TRABALHO, CONFIGURANDO-SE COMO TEMPO DE APRENDIZAGEM, NO QUAL O PROFESSOR PASSA POR UM CONFRONTO COM A DURA E COMPLEXA REALIDADE DO EXERCÍCIO DOCENTE. ESSA ETAPA É MARCADA POR DESAFIOS, TENSÕES, DESEQUILÍBRIOS E REORGANIZAÇÃO DAS EXPECTATIVAS QUANTO AO UNIVERSO PROFISSIONAL. PORTANTO, É NUM CENÁRIO MARCADO POR TENSÕES E APRENDIZAGENS INTENSIVAS QUE OS PROFESSORES INICIANTES DEVEM ADQUIRIR CONHECIMENTO PROFISSIONAL ALÉM DE CONSEGUIREM MANTER CERTO EQUILÍBRIO PESSOAL. É TAMBÉM NESSE PERÍODO QUE OS PROFESSORES COMEÇAM A REFLETIR SOBRE SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS ESTUDANTIS (SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA), BEM COMO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA INICIAL, POIS BUSCAM IDENTIFICAR O FOI SIGNIFICATIVO, ASSIM COMO AS POSSÍVEIS LACUNAS. DIANTE DESSE CENÁRIO, NO PRESENTE ESTUDO TIVEMOS COMO FOCO O CAMPO ESPECÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, POIS COMO JÁ ELUCIDADO, O CICLO INICIAL DA PROFISSÃO TRAZ SUBJACENTE A ELE, UM CONJUNTO DE EXPERIÊNCIAS E SENTIMENTOS, IMPORTANTE PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. CONTUDO, É PRECISO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AS ESPECIFICIDADES DO CONTEXTO DE ATUAÇÃO. ASSIM, O FOCO DA PRESENTE PESQUISA CONCENTRA-SE EM PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TENDO COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CICLO INICIAL DA CARREIRA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. METODOLOGICAMENTE OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA, DESCRITIVA, TENDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM CINCO PROFESSORES EM INÍCIO DE CARREIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E, POSTERIORMENTE, À ANÁLISE DE CONTEÚDO. ENTRE OS RESULTADOS, NO QUE DIZ RESPEITO AOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CICLO INICIAL DA CARREIRA, VERIFICAMOS QUE TAIS PROFESSORES VIVEM, POR UM LADO, SITUAÇÕES, DILEMAS QUE SÃO COMUNS AOS DEMAIS PROFESSORES DA ESCOLA (BUROCRATIZAÇÃO DA ESCOLA; CONFLITOS COM OS ALUNOS). CONTUDO, POR OUTRO LADO, ENFRENTAM DIFICULDADES QUE SÃO PRÓPRIAS DO ENSINO DESSA DISCIPLINA NA ESCOLA (FALTA DE LOCAL ADEQUADO PARA AS AULAS; FALTA DE RECONHECIMENTO DA ÁREA PELOS ALUNOS E PARES). DESSE MODO, CONSIDERAMOS QUE O PROFESSOR PRECISA SE ADAPTAR AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, CONSTITUINDO UMA ROTINA DE TRABALHO, ASSIM COMO NÃO DEIXAR QUE AS ADVERSIDADES DO CONTEXTO O LEVEM AO ABANDONO DA PROFISSÃO. POR FIM, A GRANDE QUESTÃO QUE EMERGE É QUE PARECE QUE NEM AS UNIVERSIDADES, AS ESCOLAS E NEM OS SISTEMAS ESCOLARES, TEM DADO A DEVIDA ATENÇÃO AS DISCUSSÕES SOBRE A ETAPA DA ENTRADA NA CARREIRA, PELO CONTRÁRIO, COBRAM DO RECÉM-DOCENTE A MESMA COMPETÊNCIA DOS DEMAIS PROFESSORES OU AINDA UM MELHOR DESEMPENHO, ALEGANDO QUE ELE VEM COM CONHECIMENTOS ATUALIZADOS DA UNIVERSIDADE. APOIO: CAPES." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "PROFESSOR INICIANTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, SOCIALIZAÇÃO PROFISISONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID678_30042019000037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNARA FRANCO DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "TAYNARA CARVALHO" "autor_email" => "taynara_carvalho07@yahoo." "autor_ies" => "UNESP - RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }