PSICOMOTRICIDADE COM USO DE MATERIAIS RECICLADOS É POSSÍVEL? RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE MOBILIDADE ACADÊMICA NO MÉXICO
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52945 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 321 "inscrito_id" => 636 "titulo" => "PSICOMOTRICIDADE COM USO DE MATERIAIS RECICLADOS É POSSÍVEL? RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE MOBILIDADE ACADÊMICA NO MÉXICO" "resumo" => "A PSICOMOTRICIDADE É CONCEBIDA COMO UM DIÁLOGO ENTRE MENTE E MOVIMENTO EM QUE A CRIANÇA É CONSIDERADA UMA UNIDADE INTEGRAL, DE MANEIRA QUE ATRAVÉS DO CONTATO CONTÍNUO COM UMA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA, SE OBTENHA A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES COMO INTELIGÊNCIA, COMUNICAÇÃO E AFETIVIDADE, ALÉM DE EVITAR DISTÚRBIOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ESTE TRABALHO SE DEU ATRAVÉS DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE MATROGINÁSTICA DURANTE O PERÍODO DE MOBILIDADE ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE DE SONORA NO MÉXICO, NO QUAL TENDO EM VISTA A REALIDADE DE VULNERABILIDADE QUE APRESENTA DIVERSAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, SE OBJETIVA QUESTIONAR A POSSIBILIDADE DE EMERGIR NO CAMPO DA PSICOMOTRICIDADE FAZENDO O USO DE MATERIAIS RECICLADOS. FORAM CONFECCIONADOS QUATRO MATERIAIS, DOS QUAIS DOIS TIVERAM ENFOQUE NOS ASPECTOS RELACIONADOS ÀS PERCEPÇÕES VISUAIS E TÁTEIS, QUE FORAM TAPETES FEITOS DE JORNAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE CORES E UM JOGO QUE FOI CHAMADO DE “CÍRCULOS COLORIDOS”, QUE CONSISTE EM COLOCAR A TAMPA COM A COR CORRESPONDENTE AO CÍRCULO EM UM QUADRO DE PAPELÃO - FEITO A PARTIR DE PAPELÃO E TAMPAS DE GARRAFA PET; E DOIS MATERIAIS RELACIONADOS À MOTRICIDADE FINA E GROSSA, OS QUAIS FORAM CORDAS PARA SALTAR FEITAS A PARTIR DE SACOLAS PLÁSTICAS TRANÇADAS E UM “QUADRO DE ANIMAIS”, QUE CONSISTE EM UM QUADRO CONTENDO O DESENHO DA CARA DE DIVERSOS ANIMAIS, ONDE O NARIZ DE CADA UM DELES É A PARTE SUPERIOR E A TAMPA DE UMA GARRAFA PET. ESTA ATIVIDADE POSSUI O OBJETIVO DE TAMPAR E DESTAMPAR AS GARRAFAS - MATERIAL REALIZADO A PARTIR DE GARRAFAS PET E SUAS RESPECTIVAS TAMPAS. APÓS SUA CONFECÇÃO, ESSES MATERIAIS FORAM UTILIZADOS EM ATIVIDADES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA UMA TURMA DE PRÉ ESCOLAR I COMPOSTA POR 15 ALUNOS NA FAIXA ETÁRIA DE 3 A 4 ANOS NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (CDI UNISON) DA PRÓPRIA UNIVERSIDADE. OBSERVOU-SE QUE O USO DESSES MATERIAIS NÃO AFETOU NEGATIVAMENTE O DESENVOLVIMENTO DA AULA, PELO CONTRÁRIO, FACILITOU AINDA MAIS A SUA REALIZAÇÃO POR DIVERSOS FATORES, COMO POR EXEMPLO: OS ALUNOS SE MOSTRARAM ATRAÍDOS PELA PRESENÇA DOS MATERIAIS POR SEREM ELEMENTOS ATÍPICOS EM SUAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, CONSEQUENTEMENTE, POSSIBILITOU MAIOR INTERESSE E ENGAJAMENTO EM REALIZAR AS ATIVIDADES; O FATO DE NÃO SE FAZER NECESSÁRIO O USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS COM ALTO VALOR FINANCEIRO EVITOU GASTOS POR PARTE DA INSTITUIÇÃO E DO PRÓPRIO PROFESSOR; O USO DESSES MATERIAIS NÃO IMPEDIU QUE OS ASPECTOS (PERCEPÇÃO E MOTRICIDADE) E SUBASPECTOS (VISUAL E TÁTIL; FINA E GROSSA) DA PSICOMOTRICIDADE FOSSEM ABORDADOS DURANTE A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VERDADE PERMITIU INCLUSIVE ESTABELECER CRITÉRIOS DE EXECUÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS. EM SUMA, CONSTATOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLADOS PARA UMA ABORDAGEM PSICOMOTORA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR É UMA ESTRATÉGIA QUE FAVORECE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E QUE VIABILIZA A CONSTRUÇÃO E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA A FASE DA INFÂNCIA." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, MATERIAL RECICLADO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID636_29042019220627.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INDYRA DIAS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "INDYRA DIAS" "autor_email" => "indyradias24@gmail.com" "autor_ies" => "UFRRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52945 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 321 "inscrito_id" => 636 "titulo" => "PSICOMOTRICIDADE COM USO DE MATERIAIS RECICLADOS É POSSÍVEL? RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE MOBILIDADE ACADÊMICA NO MÉXICO" "resumo" => "A PSICOMOTRICIDADE É CONCEBIDA COMO UM DIÁLOGO ENTRE MENTE E MOVIMENTO EM QUE A CRIANÇA É CONSIDERADA UMA UNIDADE INTEGRAL, DE MANEIRA QUE ATRAVÉS DO CONTATO CONTÍNUO COM UMA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA, SE OBTENHA A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES COMO INTELIGÊNCIA, COMUNICAÇÃO E AFETIVIDADE, ALÉM DE EVITAR DISTÚRBIOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ESTE TRABALHO SE DEU ATRAVÉS DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE MATROGINÁSTICA DURANTE O PERÍODO DE MOBILIDADE ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE DE SONORA NO MÉXICO, NO QUAL TENDO EM VISTA A REALIDADE DE VULNERABILIDADE QUE APRESENTA DIVERSAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, SE OBJETIVA QUESTIONAR A POSSIBILIDADE DE EMERGIR NO CAMPO DA PSICOMOTRICIDADE FAZENDO O USO DE MATERIAIS RECICLADOS. FORAM CONFECCIONADOS QUATRO MATERIAIS, DOS QUAIS DOIS TIVERAM ENFOQUE NOS ASPECTOS RELACIONADOS ÀS PERCEPÇÕES VISUAIS E TÁTEIS, QUE FORAM TAPETES FEITOS DE JORNAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE CORES E UM JOGO QUE FOI CHAMADO DE “CÍRCULOS COLORIDOS”, QUE CONSISTE EM COLOCAR A TAMPA COM A COR CORRESPONDENTE AO CÍRCULO EM UM QUADRO DE PAPELÃO - FEITO A PARTIR DE PAPELÃO E TAMPAS DE GARRAFA PET; E DOIS MATERIAIS RELACIONADOS À MOTRICIDADE FINA E GROSSA, OS QUAIS FORAM CORDAS PARA SALTAR FEITAS A PARTIR DE SACOLAS PLÁSTICAS TRANÇADAS E UM “QUADRO DE ANIMAIS”, QUE CONSISTE EM UM QUADRO CONTENDO O DESENHO DA CARA DE DIVERSOS ANIMAIS, ONDE O NARIZ DE CADA UM DELES É A PARTE SUPERIOR E A TAMPA DE UMA GARRAFA PET. ESTA ATIVIDADE POSSUI O OBJETIVO DE TAMPAR E DESTAMPAR AS GARRAFAS - MATERIAL REALIZADO A PARTIR DE GARRAFAS PET E SUAS RESPECTIVAS TAMPAS. APÓS SUA CONFECÇÃO, ESSES MATERIAIS FORAM UTILIZADOS EM ATIVIDADES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA UMA TURMA DE PRÉ ESCOLAR I COMPOSTA POR 15 ALUNOS NA FAIXA ETÁRIA DE 3 A 4 ANOS NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (CDI UNISON) DA PRÓPRIA UNIVERSIDADE. OBSERVOU-SE QUE O USO DESSES MATERIAIS NÃO AFETOU NEGATIVAMENTE O DESENVOLVIMENTO DA AULA, PELO CONTRÁRIO, FACILITOU AINDA MAIS A SUA REALIZAÇÃO POR DIVERSOS FATORES, COMO POR EXEMPLO: OS ALUNOS SE MOSTRARAM ATRAÍDOS PELA PRESENÇA DOS MATERIAIS POR SEREM ELEMENTOS ATÍPICOS EM SUAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, CONSEQUENTEMENTE, POSSIBILITOU MAIOR INTERESSE E ENGAJAMENTO EM REALIZAR AS ATIVIDADES; O FATO DE NÃO SE FAZER NECESSÁRIO O USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS COM ALTO VALOR FINANCEIRO EVITOU GASTOS POR PARTE DA INSTITUIÇÃO E DO PRÓPRIO PROFESSOR; O USO DESSES MATERIAIS NÃO IMPEDIU QUE OS ASPECTOS (PERCEPÇÃO E MOTRICIDADE) E SUBASPECTOS (VISUAL E TÁTIL; FINA E GROSSA) DA PSICOMOTRICIDADE FOSSEM ABORDADOS DURANTE A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VERDADE PERMITIU INCLUSIVE ESTABELECER CRITÉRIOS DE EXECUÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS. EM SUMA, CONSTATOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLADOS PARA UMA ABORDAGEM PSICOMOTORA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR É UMA ESTRATÉGIA QUE FAVORECE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E QUE VIABILIZA A CONSTRUÇÃO E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA A FASE DA INFÂNCIA." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, MATERIAL RECICLADO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID636_29042019220627.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INDYRA DIAS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "INDYRA DIAS" "autor_email" => "indyradias24@gmail.com" "autor_ies" => "UFRRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }