A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ATLETISMO EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 28 ANOS (1990 – 2018)
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Em resposta elencamos como objetivo evidenciar o panorama das produÇÕes cientÍficas brasileiras, em teses e dissertaÇÕes, relativas ao atletismo, categorizando-as nas trÊs subÁreas da produÇÃo do conhecimento cientÍfico em EducaÇÃo FÍsica, biodinÂmica, sociocultural e pedagÓgica. A investigaÇÃo estruturou-se sob os preceitos teÓricos metodolÓgicos de uma revisÃo sistemÁtica de cunho quanti-qualitativo. A referida pesquisa É parte integrante de uma tese de doutorado e encontra-se devidamente aprovada pelo comitÊ de Ética em pesquisa do Instituto de BiociÊncias da UNESP de Rio Claro/SP, sob o nÚmero CAAE: 89320718.6.0000.5465. Optamos pelo termo “Atletismo” enquanto buscador e o catÁlogo de teses e dissertaÇÕes da Capes como plataforma de busca. A seleÇÃo das produÇÕes cientÍficas ocorreu com a aplicaÇÃo dos seguintes critÉrios de exclusÃo: a) estudos que utilizaram apenas do espaÇo da pista de atletismo, sem relaÇÃo direta com a temÁtica; b) estudos comparativos com outras modalidades esportivas. c) fora do recorte temporal de 28 anos (1990-2018); d) que nÃo estivessem disponÍveis para download ou acesso para visualizaÇÃo. Os resultados foram organizados por subÁrea da produÇÃo do conhecimento em EducaÇÃo FÍsica. Foram encontradas 48 teses e 196 dissertaÇÕes, posterior a aplicaÇÃo dos critÉrios de exclusÃo restaram 19 teses e 57 dissertaÇÕes. Em relaÇÃo as teses 52,6% enquadram-se como produÇÃo cientÍfica alocada na subÁrea da biodinÂmica, 26,3% estÃo na subÁrea pedagÓgica e 21,1% correspondem À subÁrea sociocultural. Nas dissertaÇÕes observamos o seguinte cenÁrio, 73,7% das produÇÕes estÃo caracterizadas como biodinÂmica, 19,3% estÃo dispostas na subÁrea pedagÓgica e 7,0% foram categorizadas na subÁrea sociocultural. 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