IMPLANTAÇÃO DE AULAS DE CICLISMO NO VELÓDROMO DO RIO DE JANEIRO COMO UM LEGADO DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52874 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 545 "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DE AULAS DE CICLISMO NO VELÓDROMO DO RIO DE JANEIRO COMO UM LEGADO DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE AULAS DE CICLISMO NO VELÓDROMO OLÍMPICO E VISA APRESENTAR BREVEMENTE A SUA EXECUÇÃO COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA DE LEGADO OLÍMPICO DO PARQUE OLÍMPICO DA BARRA. AO SEDIAR UM DOS MAIORES EVENTOS ESPORTIVOS DO MUNDO – OS JOGOS OLÍMPICOS, GRANDE MOBILIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS FOI REALIZADA, LEVANDO A UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO COM O LEGADO OLÍMPICO A SER GERADO. O CENTRO OLÍMPICO DE TREINAMENTO (COT) DA BARRA FOI CONSIDERADO PELO DOCUMENTO O “PROJETO DE LEGADO OLÍMPICO MAIS SIGNIFICATIVO DA CANDIDATURA DO RIO 2016”, POIS DARIA APOIO AOS PROGRAMAS ESPORTIVOS DESENVOLVIDOS NAS COMUNIDADES PRÓXIMAS A ELES, COM FOCO NO ESPORTE DE PARTICIPAÇÃO E NO ESPORTE EDUCACIONAL. RESPONSÁVEL POR ADMINISTRAR E VIABILIZAR A UTILIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES ESPORTIVAS OLÍMPICAS E PARAOLÍMPICAS DO PARQUE OLÍMPICO DA BARRA (POB), A AUTORIDADE DE GOVERNANÇA DO LEGADO OLÍMPICO (AGLO) DISPONIBILIZOU O ESPAÇO FÍSICO DO VELÓDROMO PARA QUE O MINISTÉRIO DO ESPORTE (ME) IMPLANTASSE NO ANO DE 2018 O PROGRAMA “ESPORTE E CIDADANIA PARA TODOS”. O OBJETIVO DO PROGRAMA É DESENVOLVER AULAS DE DIVERSAS MODALIDADES ESPORTIVAS, SENDO UMA DELAS O CICLISMO. NAS AULAS DE CICLISMO, BUSCA-SE ATENDER PRIORITARIAMENTE 30 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM VULNERABILIDADE SOCIAL, COM IDADE ENTRE 12 E 17 ANOS. FORAM CRIADAS 2 TURMAS DE 15 ALUNOS CADA UMA, COM AULAS ÀS SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS FEIRAS, NO PERÍODO DA TARDE, COM A DURAÇÃO DE 2 HORAS DE AULA POR TURMA. OS ALUNOS UTILIZAM UNIFORMES CONFECCIONADOS PELA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO E BICICLETAS E CAPACETES CEDIDOS PELO COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. TRABALHAM NO PROJETO UM COORDENADOR, UM PROFESSOR, UM ESTAGIÁRIO E UMA ASSISTENTE SOCIAL. A INSCRIÇÃO É REALIZADA NO LOCAL COM A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS PESSOAIS E DE ATESTADO MÉDICO. O CONTEÚDO DAS AULAS OBJETIVA A INCLUSÃO SOCIAL, COM FOCO NA INICIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO NA MODALIDADE PARA IDENTIFICAR E SELECIONAR TALENTOS PARA O ESPORTE. A IMPLANTAÇÃO DAS AULAS DE CICLISMO NO VELÓDROMO OLÍMPICO POSSIBILITOU UMA OPORTUNIDADE PARA CRIANÇAS E JOVENS CONHECEREM O CICLISMO E SIGNIFICA UM IMPORTANTE PROJETO QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NO BRASIL PARA A MODALIDADE, COM O OBJETIVO DE LONGO PRAZO DE FORMAÇÃO DE ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO. O LEGADO ESPORTIVO PRECISA SER PLANEJADO E ESTAR INTEGRADO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO, NECESSITANDO DE PARCERIAS DA INICIATIVA PRIVADA E DO ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE, COM PROFESSORES E TREINADORES DE MODALIDADES ESPORTIVAS. OUTRAS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO AS AULAS DE CICLISMO SÃO FUNDAMENTAIS PARA GARANTIR A UTILIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA ESPORTIVA E O DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE SOCIAL, DE PARTICIPAÇÃO E DE RENDIMENTO DO PAÍS." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 07: Gestão da educação física e esporte" "palavra_chave" => "CICLISMO, LEGADO OLÍMPICO, POLÍTICA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA7_ID545_29042019230529.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIA VARELA GONZALEZ" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA VARELA" "autor_email" => "natvarelag@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNESP RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52874 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 545 "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DE AULAS DE CICLISMO NO VELÓDROMO DO RIO DE JANEIRO COMO UM LEGADO DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE AULAS DE CICLISMO NO VELÓDROMO OLÍMPICO E VISA APRESENTAR BREVEMENTE A SUA EXECUÇÃO COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA DE LEGADO OLÍMPICO DO PARQUE OLÍMPICO DA BARRA. AO SEDIAR UM DOS MAIORES EVENTOS ESPORTIVOS DO MUNDO – OS JOGOS OLÍMPICOS, GRANDE MOBILIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS FOI REALIZADA, LEVANDO A UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO COM O LEGADO OLÍMPICO A SER GERADO. O CENTRO OLÍMPICO DE TREINAMENTO (COT) DA BARRA FOI CONSIDERADO PELO DOCUMENTO O “PROJETO DE LEGADO OLÍMPICO MAIS SIGNIFICATIVO DA CANDIDATURA DO RIO 2016”, POIS DARIA APOIO AOS PROGRAMAS ESPORTIVOS DESENVOLVIDOS NAS COMUNIDADES PRÓXIMAS A ELES, COM FOCO NO ESPORTE DE PARTICIPAÇÃO E NO ESPORTE EDUCACIONAL. RESPONSÁVEL POR ADMINISTRAR E VIABILIZAR A UTILIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES ESPORTIVAS OLÍMPICAS E PARAOLÍMPICAS DO PARQUE OLÍMPICO DA BARRA (POB), A AUTORIDADE DE GOVERNANÇA DO LEGADO OLÍMPICO (AGLO) DISPONIBILIZOU O ESPAÇO FÍSICO DO VELÓDROMO PARA QUE O MINISTÉRIO DO ESPORTE (ME) IMPLANTASSE NO ANO DE 2018 O PROGRAMA “ESPORTE E CIDADANIA PARA TODOS”. O OBJETIVO DO PROGRAMA É DESENVOLVER AULAS DE DIVERSAS MODALIDADES ESPORTIVAS, SENDO UMA DELAS O CICLISMO. NAS AULAS DE CICLISMO, BUSCA-SE ATENDER PRIORITARIAMENTE 30 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM VULNERABILIDADE SOCIAL, COM IDADE ENTRE 12 E 17 ANOS. FORAM CRIADAS 2 TURMAS DE 15 ALUNOS CADA UMA, COM AULAS ÀS SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS FEIRAS, NO PERÍODO DA TARDE, COM A DURAÇÃO DE 2 HORAS DE AULA POR TURMA. OS ALUNOS UTILIZAM UNIFORMES CONFECCIONADOS PELA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO E BICICLETAS E CAPACETES CEDIDOS PELO COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. TRABALHAM NO PROJETO UM COORDENADOR, UM PROFESSOR, UM ESTAGIÁRIO E UMA ASSISTENTE SOCIAL. A INSCRIÇÃO É REALIZADA NO LOCAL COM A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS PESSOAIS E DE ATESTADO MÉDICO. O CONTEÚDO DAS AULAS OBJETIVA A INCLUSÃO SOCIAL, COM FOCO NA INICIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO NA MODALIDADE PARA IDENTIFICAR E SELECIONAR TALENTOS PARA O ESPORTE. A IMPLANTAÇÃO DAS AULAS DE CICLISMO NO VELÓDROMO OLÍMPICO POSSIBILITOU UMA OPORTUNIDADE PARA CRIANÇAS E JOVENS CONHECEREM O CICLISMO E SIGNIFICA UM IMPORTANTE PROJETO QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NO BRASIL PARA A MODALIDADE, COM O OBJETIVO DE LONGO PRAZO DE FORMAÇÃO DE ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO. O LEGADO ESPORTIVO PRECISA SER PLANEJADO E ESTAR INTEGRADO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO, NECESSITANDO DE PARCERIAS DA INICIATIVA PRIVADA E DO ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE, COM PROFESSORES E TREINADORES DE MODALIDADES ESPORTIVAS. OUTRAS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO AS AULAS DE CICLISMO SÃO FUNDAMENTAIS PARA GARANTIR A UTILIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA ESPORTIVA E O DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE SOCIAL, DE PARTICIPAÇÃO E DE RENDIMENTO DO PAÍS." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 07: Gestão da educação física e esporte" "palavra_chave" => "CICLISMO, LEGADO OLÍMPICO, POLÍTICA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA7_ID545_29042019230529.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIA VARELA GONZALEZ" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA VARELA" "autor_email" => "natvarelag@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNESP RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }