A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO DE PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52714 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 338 "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO DE PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "ATUALMENTE, AS DISCUSSÕES DE GÊNERO ESTÃO CADA VEZ MAIS REPRESENTATIVAS NA SOCIEDADE. FATO É QUE O MERCADO DE TRABALHO É CLARAMENTE SEGREGADO POR GÊNERO, COM UMA SEGREGAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL, COM HOMENS DOMINANDO POSIÇÕES SUPERIORES EM RELAÇÃO ÀS MULHERES, INDEPENDENTEMENTE DOS SETORES. COM RELAÇÃO AO CAMPO DA GERAL DA PESQUISA CIENTÍFICA, APENAS 28% DA ÁREA É REPRESENTADO POR MULHERES, SENDO QUE A PROBABILIDADE DE QUE MULHERES NA CARREIRA CIENTÍFICA TROQUEM DE ÁREA É DE 53%. O ÂMBITO DAS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA CARECE DE INVESTIGAÇÃO PARA COMPREENDER A COMPLEXIDADE DA ORGANIZAÇÃO E SEGREGAÇÃO DE GÊNERO NESTA ÁREA DE CONHECIMENTO. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI ANALISAR A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO DE PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. O ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE PESQUISA DOCUMENTAL. FORAM ANALISADOS OS PROJETOS APROVADOS DA ÁREA DE CONHECIMENTO EDUCAÇÃO FÍSICA, APROVADOS NA CHAMADA UNIVERSAL DO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ) VINCULADO AO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES (MCTIC), NAS CATEGORIAS PROJETO INDIVIDUAL DE PESQUISA (APQ) E COM STATUS DEFERIDO. PARA COLETA DE DADOS FORAM SOLICITADOS OS DADOS DOS PROJETOS APROVADOS PELA CHAMADA UNIVERSAL DO CNPQ NO PERÍODO DE 2012 A 2016, COM EXCEÇÃO DO ANO DE 2015, EM QUE NÃO HOUVE ABERTURA DE EDITAL, NA PLATAFORMA ELETRÔNICA DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (E-SIC), DO MCTIC. OS PROJETOS FORAM SELECIONADOS POR MEIO DO FILTRO DE GÊNERO EXIBIDO NAS PLANILHAS, COM A LEITURA DOS NOMES DOS BENEFICIÁRIOS. COM A FINALIDADE DE GARANTIR A QUALIDADE E A VALIDADE METODOLÓGICA DA PESQUISA, REALIZOU-SE A REPLICAÇÃO DO PROCESSO POR DUAS PESQUISADORAS, COM BASE NO SEARCH PROTOCOL. A ANÁLISE DOS DADOS FOI REALIZADA DESCRITIVAMENTE. COMO RESULTADOS GERAIS, AS MULHERES COORDENAM APENAS 30% DOS PROJETOS APROVADOS NO EDITAL UNIVERSAL. COMO DADOS ESPECÍFICOS, NO ANO DE 2012, 105 HOMENS FORAM BENEFICIÁRIOS DA CHAMADA UNIVERSAL, EM COMPARAÇÃO COM APENAS 44 MULHERES. EM 2013, 2014 E 2016, AS MULHERES REPRESENTARAM 28%, 39% E APENAS 17% DOS PROJETOS, RESPECTIVAMENTE. COM BASE NESTES DADOS, NOTA-SE QUE APESAR DE SER COMPROVADO QUE UMA FORÇA DE TRABALHO MAIS REPRESENTATIVA CONSIGA ATENDER QUESTÕES E PROBLEMAS QUE VÃO ALÉM DE UMA ESTREITA FATIA DA HUMANIDADE, AS MULHERES, EM ESPECIAL DA ÁREA DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, PARECEM AINDA ENFRENTAREM BARREIRAS SOCIAIS, PESSOAIS E PROFISSIONAIS PARA SE ESTABELECEREM NA CARREIRA CIENTÍFICA. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO APOIO FINANCEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, TORNA-SE NECESSÁRIO PENSAR EM POLÍTICAS DE INCENTIVO PARA ESTIMULAR E GARANTIR A PARTICIPAÇÃO MAIS IGUALITÁRIA ENTRE PESQUISADORAS E PESQUISADORES, NAS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 07: Gestão da educação física e esporte" "palavra_chave" => "FINANCIAMENTO DE PESQUISA, LAZER, GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA7_ID338_26042019151706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE HELENA TAVARES" "autor_nome_curto" => "GISELLE TAVARES" "autor_email" => "gi_htavares@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52714 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 338 "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO DE PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "ATUALMENTE, AS DISCUSSÕES DE GÊNERO ESTÃO CADA VEZ MAIS REPRESENTATIVAS NA SOCIEDADE. FATO É QUE O MERCADO DE TRABALHO É CLARAMENTE SEGREGADO POR GÊNERO, COM UMA SEGREGAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL, COM HOMENS DOMINANDO POSIÇÕES SUPERIORES EM RELAÇÃO ÀS MULHERES, INDEPENDENTEMENTE DOS SETORES. COM RELAÇÃO AO CAMPO DA GERAL DA PESQUISA CIENTÍFICA, APENAS 28% DA ÁREA É REPRESENTADO POR MULHERES, SENDO QUE A PROBABILIDADE DE QUE MULHERES NA CARREIRA CIENTÍFICA TROQUEM DE ÁREA É DE 53%. O ÂMBITO DAS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA CARECE DE INVESTIGAÇÃO PARA COMPREENDER A COMPLEXIDADE DA ORGANIZAÇÃO E SEGREGAÇÃO DE GÊNERO NESTA ÁREA DE CONHECIMENTO. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI ANALISAR A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO DE PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. O ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DE PESQUISA DOCUMENTAL. FORAM ANALISADOS OS PROJETOS APROVADOS DA ÁREA DE CONHECIMENTO EDUCAÇÃO FÍSICA, APROVADOS NA CHAMADA UNIVERSAL DO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPQ) VINCULADO AO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES (MCTIC), NAS CATEGORIAS PROJETO INDIVIDUAL DE PESQUISA (APQ) E COM STATUS DEFERIDO. PARA COLETA DE DADOS FORAM SOLICITADOS OS DADOS DOS PROJETOS APROVADOS PELA CHAMADA UNIVERSAL DO CNPQ NO PERÍODO DE 2012 A 2016, COM EXCEÇÃO DO ANO DE 2015, EM QUE NÃO HOUVE ABERTURA DE EDITAL, NA PLATAFORMA ELETRÔNICA DO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (E-SIC), DO MCTIC. OS PROJETOS FORAM SELECIONADOS POR MEIO DO FILTRO DE GÊNERO EXIBIDO NAS PLANILHAS, COM A LEITURA DOS NOMES DOS BENEFICIÁRIOS. COM A FINALIDADE DE GARANTIR A QUALIDADE E A VALIDADE METODOLÓGICA DA PESQUISA, REALIZOU-SE A REPLICAÇÃO DO PROCESSO POR DUAS PESQUISADORAS, COM BASE NO SEARCH PROTOCOL. A ANÁLISE DOS DADOS FOI REALIZADA DESCRITIVAMENTE. COMO RESULTADOS GERAIS, AS MULHERES COORDENAM APENAS 30% DOS PROJETOS APROVADOS NO EDITAL UNIVERSAL. COMO DADOS ESPECÍFICOS, NO ANO DE 2012, 105 HOMENS FORAM BENEFICIÁRIOS DA CHAMADA UNIVERSAL, EM COMPARAÇÃO COM APENAS 44 MULHERES. EM 2013, 2014 E 2016, AS MULHERES REPRESENTARAM 28%, 39% E APENAS 17% DOS PROJETOS, RESPECTIVAMENTE. COM BASE NESTES DADOS, NOTA-SE QUE APESAR DE SER COMPROVADO QUE UMA FORÇA DE TRABALHO MAIS REPRESENTATIVA CONSIGA ATENDER QUESTÕES E PROBLEMAS QUE VÃO ALÉM DE UMA ESTREITA FATIA DA HUMANIDADE, AS MULHERES, EM ESPECIAL DA ÁREA DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, PARECEM AINDA ENFRENTAREM BARREIRAS SOCIAIS, PESSOAIS E PROFISSIONAIS PARA SE ESTABELECEREM NA CARREIRA CIENTÍFICA. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO APOIO FINANCEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, TORNA-SE NECESSÁRIO PENSAR EM POLÍTICAS DE INCENTIVO PARA ESTIMULAR E GARANTIR A PARTICIPAÇÃO MAIS IGUALITÁRIA ENTRE PESQUISADORAS E PESQUISADORES, NAS DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 07: Gestão da educação física e esporte" "palavra_chave" => "FINANCIAMENTO DE PESQUISA, LAZER, GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA7_ID338_26042019151706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE HELENA TAVARES" "autor_nome_curto" => "GISELLE TAVARES" "autor_email" => "gi_htavares@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }