A RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52720 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 342 "inscrito_id" => 78 "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "ATUALMENTE A PRÁTICA DOCENTE TEM ENVOLVIDO DESAFIOS EDUCACIONAIS, CUJO PRINCIPAL OBSTÁCULO A SER TRANSPASSADO É A FALTA DE MOTIVAÇÃO E DESINTERESSE DOS EDUCANDOS. NA EDUCAÇÃO DE JOVENS/ADOLESCENTES É NECESSÁRIO DINAMISMO E ESTÍMULOS QUE POSSAM LEVÁ-LOS A QUESTIONAR E SEREM QUESTIONADOS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADOS. O ENSINO MÉDIO É UM MOMENTO DA VIDA DOS ADOLESCENTES ONDE O TRABALHO INVESTIGATIVO PRECISA ESTAR PRESENTE, PARA QUE O EDUCANDO CONSIGA PARTICIPAR DO PROCESSO DE ENSINO, DE FORMA ATIVA E INDEPENDENTE. EMBORA A PRÁTICA INVESTIGATIVA POSSA CONTRIBUIR PARA DESPERTA A APRENDIZAGEM, TAMBÉM PODE SER UM GRANDE DESAFIO, VISTO QUE, PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UM TRABALHO ACADÊMICO É ALGO NOVO E COM LINGUAGENS E FORMATOS DIFERENTES DO QUE ESTÃO ACOSTUMADOS. PORTANTO, COMO ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO PROCESSO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO? TENDO EM VISTA TAL PROBLEMÁTICA O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A VIABILIDADE DO TRABALHO CIENTÍFICO NO DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. ESSE ESTUDO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA OCORRIDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA – CAMPUS VILHENA, COM AS TURMAS DOS 1º ANOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM EDIFICAÇÕES, ELETROMECÂNICA E INFORMÁTICA. DURANTE O PRIMEIRO BIMESTRE DE 2019, FOI DESENVOLVIDO OS CONTEÚDOS REFERENTES A CONCEITO DE IMAGEM CORPORAL. APÓS A DISCUSSÃO INICIAL SOBRE A HISTÓRIA DO CORPO (ATIVIDADE EM GRUPO), FOI DISPONIBILIZADO UM ARQUIVO COM O FORMATO DO RESUME EXPANDIDO E REALIZADO UMA EXPLICAÇÃO INICIAL DE COMO PRODUZIR O TRABALHO. PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS E A ELABORAÇÃO DO TRABALHO, O MESMO FOI DIVIDIDO EM ETAPAS QUE DEVERIAM SER CUMPRIDAS A CADA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PARTIR DAS DISCUSSÕES NAS AULAS PRÁTICAS FOI ELABORADO A INTRODUÇÃO, COM APOIO DOS TEXTOS DISPONIBILIZADOS SOBRE O ASSUNTO, QUE SERVIRAM COMO SUBSÍDIO NAS DISCUSSÕES E DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS. DURANTE AS AULAS FOI EXPLICADO TAMBÉM COMO REALIZAR O OBJETIVO E O QUESTIONÁRIO, PARA SER APLICADO AOS COLEGAS DE TURMAS DIFERENTES DOS ALUNOS PESQUISADORES. CADA OBJETIVOS DESENVOLVIDOS PARA OS TRABALHOS TIVERAM QUE SEGUIR AS TEMÁTICAS PROPOSTAS, TAIS COMO: O IRÔNICO PADRÃO DE BELEZA FEMININO, PADRÃO DE BELEZA BRASILEIRO, PUBLICAÇÕES FRANCESAS E O USO DE FOTOSHOP E CULTO AO CORPO BELEZA OU DOENÇA. APÓS A ELABORAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS OS DISCENTES REALIZARAM A APLICAÇÃO E TABULAÇÃO DOS DADOS PRODUZIDOS NA PESQUISA. POR FIM, DESCREVERAM A METODOLOGIA UTILIZADA NA PRODUÇÃO DOS TRABALHOS, SEGUIDA DA DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS. NO MOMENTO DA ENTREGA DO TRABALHO QUE CULMINOU COM O ENCERRAMENTO DO BIMESTRE, FOI SOLICITADO AOS GRUPOS QUE FIZESSE UMA EXPOSIÇÃO DOS RESULTADOS ALCANÇADOS, ASSIM COMO RELATAR AS DIFICULDADES E PONTOS POSITIVOS NA PRODUÇÃO DO TRABALHO. ENTRE OS RELATOS SOBRE AS DIFICULDADES, FOI CITADO COM MAIOR FREQUÊNCIA A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO. EM RELAÇÃO AO PONTO POSITIVO, OS DISCENTES MENCIONARAM A IMPORTÂNCIA DA DESCOBERTA DE INFORMAÇÕES REFERENTE A FORMA DE PENSAR DOS SEUS PARES SOBRE O ASSUNTO ESTUDADO. EMBORA OS DISCENTES TENHAM APRESENTADO DIFICULDADE NA ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO, É POSSÍVEL APONTAR UMA SIGNIFICATIVA IMPORTÂNCIA AO PROCESSO REFLEXIVO NESSA AÇÃO. ENQUANTO PENSAVAM NAS PERGUNTAS QUE PODERIAM CONTEMPLAR O OBJETIVO, OS DISCENTES TIVERAM UM MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE COMO O TEMA ABORDADO PODERIA INTERFERIR NA VIDA DIÁRIA DELES E DOS DEMAIS ADOLESCENTES. ESSE FATO POSSIBILITA ENTENDER QUE A PRÁTICA INVESTIGATIVA PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE ENSINO, DESDE QUE SEJA REALIZADA A PARTIR DO CONTEXTO, ONDE OS SUJEITOS ESTÃO INSERIDOS." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "PESQUISA, EDUCAÇÃO FÍSICA, IFRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID78_29042019232259.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO SEVERINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO SEVERINO" "autor_email" => "paulo.silva@ifro.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - IFRO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52720 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 342 "inscrito_id" => 78 "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "ATUALMENTE A PRÁTICA DOCENTE TEM ENVOLVIDO DESAFIOS EDUCACIONAIS, CUJO PRINCIPAL OBSTÁCULO A SER TRANSPASSADO É A FALTA DE MOTIVAÇÃO E DESINTERESSE DOS EDUCANDOS. NA EDUCAÇÃO DE JOVENS/ADOLESCENTES É NECESSÁRIO DINAMISMO E ESTÍMULOS QUE POSSAM LEVÁ-LOS A QUESTIONAR E SEREM QUESTIONADOS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADOS. O ENSINO MÉDIO É UM MOMENTO DA VIDA DOS ADOLESCENTES ONDE O TRABALHO INVESTIGATIVO PRECISA ESTAR PRESENTE, PARA QUE O EDUCANDO CONSIGA PARTICIPAR DO PROCESSO DE ENSINO, DE FORMA ATIVA E INDEPENDENTE. EMBORA A PRÁTICA INVESTIGATIVA POSSA CONTRIBUIR PARA DESPERTA A APRENDIZAGEM, TAMBÉM PODE SER UM GRANDE DESAFIO, VISTO QUE, PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UM TRABALHO ACADÊMICO É ALGO NOVO E COM LINGUAGENS E FORMATOS DIFERENTES DO QUE ESTÃO ACOSTUMADOS. PORTANTO, COMO ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO PROCESSO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO? TENDO EM VISTA TAL PROBLEMÁTICA O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A VIABILIDADE DO TRABALHO CIENTÍFICO NO DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. ESSE ESTUDO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA OCORRIDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA – CAMPUS VILHENA, COM AS TURMAS DOS 1º ANOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM EDIFICAÇÕES, ELETROMECÂNICA E INFORMÁTICA. DURANTE O PRIMEIRO BIMESTRE DE 2019, FOI DESENVOLVIDO OS CONTEÚDOS REFERENTES A CONCEITO DE IMAGEM CORPORAL. APÓS A DISCUSSÃO INICIAL SOBRE A HISTÓRIA DO CORPO (ATIVIDADE EM GRUPO), FOI DISPONIBILIZADO UM ARQUIVO COM O FORMATO DO RESUME EXPANDIDO E REALIZADO UMA EXPLICAÇÃO INICIAL DE COMO PRODUZIR O TRABALHO. PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS E A ELABORAÇÃO DO TRABALHO, O MESMO FOI DIVIDIDO EM ETAPAS QUE DEVERIAM SER CUMPRIDAS A CADA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PARTIR DAS DISCUSSÕES NAS AULAS PRÁTICAS FOI ELABORADO A INTRODUÇÃO, COM APOIO DOS TEXTOS DISPONIBILIZADOS SOBRE O ASSUNTO, QUE SERVIRAM COMO SUBSÍDIO NAS DISCUSSÕES E DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS. DURANTE AS AULAS FOI EXPLICADO TAMBÉM COMO REALIZAR O OBJETIVO E O QUESTIONÁRIO, PARA SER APLICADO AOS COLEGAS DE TURMAS DIFERENTES DOS ALUNOS PESQUISADORES. CADA OBJETIVOS DESENVOLVIDOS PARA OS TRABALHOS TIVERAM QUE SEGUIR AS TEMÁTICAS PROPOSTAS, TAIS COMO: O IRÔNICO PADRÃO DE BELEZA FEMININO, PADRÃO DE BELEZA BRASILEIRO, PUBLICAÇÕES FRANCESAS E O USO DE FOTOSHOP E CULTO AO CORPO BELEZA OU DOENÇA. APÓS A ELABORAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS OS DISCENTES REALIZARAM A APLICAÇÃO E TABULAÇÃO DOS DADOS PRODUZIDOS NA PESQUISA. POR FIM, DESCREVERAM A METODOLOGIA UTILIZADA NA PRODUÇÃO DOS TRABALHOS, SEGUIDA DA DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS. NO MOMENTO DA ENTREGA DO TRABALHO QUE CULMINOU COM O ENCERRAMENTO DO BIMESTRE, FOI SOLICITADO AOS GRUPOS QUE FIZESSE UMA EXPOSIÇÃO DOS RESULTADOS ALCANÇADOS, ASSIM COMO RELATAR AS DIFICULDADES E PONTOS POSITIVOS NA PRODUÇÃO DO TRABALHO. ENTRE OS RELATOS SOBRE AS DIFICULDADES, FOI CITADO COM MAIOR FREQUÊNCIA A ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO. EM RELAÇÃO AO PONTO POSITIVO, OS DISCENTES MENCIONARAM A IMPORTÂNCIA DA DESCOBERTA DE INFORMAÇÕES REFERENTE A FORMA DE PENSAR DOS SEUS PARES SOBRE O ASSUNTO ESTUDADO. EMBORA OS DISCENTES TENHAM APRESENTADO DIFICULDADE NA ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO, É POSSÍVEL APONTAR UMA SIGNIFICATIVA IMPORTÂNCIA AO PROCESSO REFLEXIVO NESSA AÇÃO. ENQUANTO PENSAVAM NAS PERGUNTAS QUE PODERIAM CONTEMPLAR O OBJETIVO, OS DISCENTES TIVERAM UM MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE COMO O TEMA ABORDADO PODERIA INTERFERIR NA VIDA DIÁRIA DELES E DOS DEMAIS ADOLESCENTES. ESSE FATO POSSIBILITA ENTENDER QUE A PRÁTICA INVESTIGATIVA PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE ENSINO, DESDE QUE SEJA REALIZADA A PARTIR DO CONTEXTO, ONDE OS SUJEITOS ESTÃO INSERIDOS." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "PESQUISA, EDUCAÇÃO FÍSICA, IFRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID78_29042019232259.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO SEVERINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAULO SEVERINO" "autor_email" => "paulo.silva@ifro.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - IFRO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }