A ANÁLISE DAS PRÁTICAS NA INTERVENÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: INSTRUMENTO DE REFLEXÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA.
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52696 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 463 "titulo" => "A ANÁLISE DAS PRÁTICAS NA INTERVENÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: INSTRUMENTO DE REFLEXÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA." "resumo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, APESAR DE BEM DELIMITADO NA LEGISLAÇÃO, CAUSA INQUIETAÇÕES TANTO PARA OS PROFESSORES SUPERVISORES DE ESTÁGIO, QUANTO PARA OS GRADUANDOS. PERCEBE-SE QUE AINDA HÁ UMA LACUNA TEÓRICO-PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS EDUCADORES, CONTRIBUINDO PARA A INSEGURANÇA E DESMOTIVAÇÃO NO MOMENTO EM QUE CHEGAM À SALA DE AULA PARA LECIONAR. UMA DAS FORMAS APRESENTADAS NA LITERATURA DE DIMINUIR ESTA LACUNA É A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE REFLEXÃO E ANÁLISES DAS PRÁTICAS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR O PROCESSO REFLEXIVO, MEDIANTE TÉCNICA DE ANÁLISE DAS PRÁTICAS, PROPOSTO AOS ALUNOS QUE CUMPRIAM O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DE UMA UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO, ACERCA DA PRÁTICA DE UMA INTERVENÇÃO DOCENTE, REALIZADA NO CONTEXTO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. TRATOU-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, COM COLETA DE DADOS BASEADA NO ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS. O INSTRUMENTO UTILIZADO FOI UM QUESTIONÁRIO ABERTO COM QUATRO QUESTÕES QUE OBJETIVAVAM A REFLEXÃO DOS ALUNOS ACERCA DE SUA PRIMEIRA INTERVENÇÃO, SENDO ELAS 1- DESCREVER O QUE FIZ/ 2- POR QUE FIZ ASSIM? / 3- É POSSÍVEL FAZER DIFERENTE? / 4- O QUE EU MUDARIA NESSA AULA? OS DADOS FORAM TRATADOS MEDIANTE ANÁLISE DE CONTEÚDO. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 14 ESTUDANTES (SETE MULHERES E SETE HOMENS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MATRICULADOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO. TODOS ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO. COMO RESULTADO DA PESQUISA, PERCEBEU-SE QUE TODOS OS GRADUANDOS UTILIZARAM O DESPORTO COMO CONTEÚDO DE SUAS PRIMEIRAS INTERVENÇÕES, POIS ERA PARTE DO QUE CONSTAVA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO. PORÉM, SOMENTE 21,4% DO TOTAL DA AMOSTRA, SENDO 28,5% HOMENS E 14,3 % DAS MULHERES, ALEGARAM SEGURANÇA OU MAIOR DOMÍNIO NO ESPORTE ENSINADO. QUANDO QUESTIONADOS SE ERA POSSÍVEL FAZER ALGO DIFERENTE, 85,7% DA NOSSA AMOSTRA RESPONDERAM QUE SIM. FINALMENTE, QUANTO AO QUE MODIFICARIAM EM SUAS INTERVENÇÕES, O FATOR ORGANIZAÇÃO FOI CITADO EM DIFERENTES DISCURSOS. AO ANALISAR OS RESULTADOS, CONCLUI-SE QUE A EXPERIÊNCIA DE ANÁLISE DAS PRÁTICAS, INTERFERIU POSITIVAMENTE NA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DOS ENTREVISTADOS, POIS AO SEREM LEVADOS A REFLETIR SOBRE SEU PLANEJAMENTO E AÇÃO, E AINDA NO QUE FARIAM DIFERENTE, PUDERAM REMEMORAR, ANALISAR, E MODIFICAR AÇÕES PARA MELHORAR SUAS AULAS, POSSIBILITANDO MAIOR SEGURANÇA E QUALIDADE NO PLANEJAMENTO DAS MESMAS." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID463_27042019154126.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA ARAUJO DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "JÚLIA FIGUEIREDO" "autor_email" => "julia.afgd@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52696 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 463 "titulo" => "A ANÁLISE DAS PRÁTICAS NA INTERVENÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: INSTRUMENTO DE REFLEXÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA." "resumo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, APESAR DE BEM DELIMITADO NA LEGISLAÇÃO, CAUSA INQUIETAÇÕES TANTO PARA OS PROFESSORES SUPERVISORES DE ESTÁGIO, QUANTO PARA OS GRADUANDOS. PERCEBE-SE QUE AINDA HÁ UMA LACUNA TEÓRICO-PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS EDUCADORES, CONTRIBUINDO PARA A INSEGURANÇA E DESMOTIVAÇÃO NO MOMENTO EM QUE CHEGAM À SALA DE AULA PARA LECIONAR. UMA DAS FORMAS APRESENTADAS NA LITERATURA DE DIMINUIR ESTA LACUNA É A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE REFLEXÃO E ANÁLISES DAS PRÁTICAS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR O PROCESSO REFLEXIVO, MEDIANTE TÉCNICA DE ANÁLISE DAS PRÁTICAS, PROPOSTO AOS ALUNOS QUE CUMPRIAM O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DE UMA UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO, ACERCA DA PRÁTICA DE UMA INTERVENÇÃO DOCENTE, REALIZADA NO CONTEXTO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. TRATOU-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, COM COLETA DE DADOS BASEADA NO ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS. O INSTRUMENTO UTILIZADO FOI UM QUESTIONÁRIO ABERTO COM QUATRO QUESTÕES QUE OBJETIVAVAM A REFLEXÃO DOS ALUNOS ACERCA DE SUA PRIMEIRA INTERVENÇÃO, SENDO ELAS 1- DESCREVER O QUE FIZ/ 2- POR QUE FIZ ASSIM? / 3- É POSSÍVEL FAZER DIFERENTE? / 4- O QUE EU MUDARIA NESSA AULA? OS DADOS FORAM TRATADOS MEDIANTE ANÁLISE DE CONTEÚDO. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 14 ESTUDANTES (SETE MULHERES E SETE HOMENS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MATRICULADOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO. TODOS ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO. COMO RESULTADO DA PESQUISA, PERCEBEU-SE QUE TODOS OS GRADUANDOS UTILIZARAM O DESPORTO COMO CONTEÚDO DE SUAS PRIMEIRAS INTERVENÇÕES, POIS ERA PARTE DO QUE CONSTAVA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO. PORÉM, SOMENTE 21,4% DO TOTAL DA AMOSTRA, SENDO 28,5% HOMENS E 14,3 % DAS MULHERES, ALEGARAM SEGURANÇA OU MAIOR DOMÍNIO NO ESPORTE ENSINADO. QUANDO QUESTIONADOS SE ERA POSSÍVEL FAZER ALGO DIFERENTE, 85,7% DA NOSSA AMOSTRA RESPONDERAM QUE SIM. FINALMENTE, QUANTO AO QUE MODIFICARIAM EM SUAS INTERVENÇÕES, O FATOR ORGANIZAÇÃO FOI CITADO EM DIFERENTES DISCURSOS. AO ANALISAR OS RESULTADOS, CONCLUI-SE QUE A EXPERIÊNCIA DE ANÁLISE DAS PRÁTICAS, INTERFERIU POSITIVAMENTE NA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DOS ENTREVISTADOS, POIS AO SEREM LEVADOS A REFLETIR SOBRE SEU PLANEJAMENTO E AÇÃO, E AINDA NO QUE FARIAM DIFERENTE, PUDERAM REMEMORAR, ANALISAR, E MODIFICAR AÇÕES PARA MELHORAR SUAS AULAS, POSSIBILITANDO MAIOR SEGURANÇA E QUALIDADE NO PLANEJAMENTO DAS MESMAS." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID463_27042019154126.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA ARAUJO DE FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "JÚLIA FIGUEIREDO" "autor_email" => "julia.afgd@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }