O TEMA LUTAS NO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA.
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52917 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 250 "inscrito_id" => 340 "titulo" => "O TEMA LUTAS NO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "A PRESENÇA DO TEMA LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PODE SER ATRIBUÍDA À OBRA “METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA”, PUBLICADA EM 1992 (SOARES ET AL, 1992). O TEMA GANHA FORÇAS COM A DIVULGAÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), INSERIDO EM UM DOS BLOCOS DE CONTEÚDOS, A SER DESENVOLVIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL (BRASIL, 1998). NO PCN DO ENSINO MÉDIO, A LUTA APARECE COMO MEIO PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS RELATIVOS AO FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO HUMANO (BRASIL, 1999). A PARTIR DESSAS PUBLICAÇÕES, A LUTA GANHA ESPAÇO DEFINITIVO NO DEBATE ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), COMO PODE SER NOTADO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), NA QUAL É CARACTERIZADA COMO DISPUTA EM QUE O OPONENTE DEVE SER SUBJUGADO POR MEIO DE TÉCNICAS DIVERSAS (BRASIL, 2017). PERCEBE-SE NESSES TEXTOS QUE O TEMA APRESENTA SIGNIFICADOS E FINS DIFERENTES. EM VISTA DISSO, NOSSO TRABALHO BASEIA-SE NAS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS, QUE PAUTAM O CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA, COM O FOCO NAS SIGNIFICAÇÕES QUE SEUS SUJEITOS, EFETUAM SOBRE O TEMA DE ESTUDO POR INTERMÉDIO DO ENCONTRO QUE ESTABELECEM ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA, E ENTRE ESSAS E OS MODOS DE PRODUÇÃO REGULAÇÃO E SENTIDO DAS PRÁTICAS CORPORAIS, AS TENSÕES QUE CONSTITUEM A CULTURA ESCOLAR E A CULTURA MAIS AMPLA (NUNES, 2018). NESSA CONDIÇÃO, REALIZAMOS O MAPEAMENTO DE ARTIGOS, TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, RELATOS E ANAIS QUE FORAM PUBLICADOS NAS PLATAFORMAS SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP – SBU, CAPES, SCIELO, WEB OF SCIENCE E PUBMED DESDE O ANO DE 1998 À 2018, PARA VERIFICARMOS O QUE HAVIA NESTE PERÍODO SOBRE O CURRÍCULO CULTURAL E O TEMA LUTAS; OBTEMOS OS SEGUINTES RESULTADOS A PARTIR DAS PALAVRAS-CHAVE:2 COM LUTAS E CURRÍCULO CULTURAL, 3 COM ARTE MARCIAL E CURRÍCULO, NENHUM COM CURRÍCULO CULTURAL E LUTA, 1 COM CURRÍCULO CULTURAL E ARTES MARCIAIS, NENHUM COM CURRÍCULO CULTURAL E JUDÔ, NENHUM COM CURRÍCULO CULTURAL E KARATÊ, NENHUM COM CURRÍCULO CULTURAL E BOXE E 1 COM CURRÍCULO CULTURAL E MUAY-THAI; SENDO QUE DOS ARTIGOS ENCONTRADOS, APENAS 2 FORAM COM AS DUAS PALAVRAS-CHAVE DA PESQUISA. NOS TRABALHOS NAS PLATAFORMAS, O DEBATE CONSISTE NA DIFICULDADE DA APLICAÇÃO DAS LUTAS NA ESCOLA; A FALTA DE PESQUISA SOBRE O ASSUNTO; DIFICULDADE EM SE ENSINAR EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO; FALTA DE VIVÊNCIA PESSOAL POR PARTE DOS PROFESSORES NA VIDA E NO ÂMBITO ACADÊMICO; A GRANDE DIVERGÊNCIA EM COMO SE ENSINAR SOBRE; AUMENTANDO A RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES EM ABORDAR ESSA TEMÁTICA NAS AULAS DO COMPONENTE, MESMO DIANTE DA EFETIVAÇÃO DE SUA PRESENÇA NOS DOCUMENTOS OFICIAS. COM BASE NESSES DADOS É POSSÍVEL ANALISAR A PRECARIEDADE DE TAIS ESTUDOS SOBRE O TEMA, DESTA FORMA INVESTIGAREMOS COMO O TEMA É DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DAS AULAS REGULARES DE EF, ONDE O ENTENDIMENTO DESSA E OUTRAS QUESTÕES NOS SERVE PARA ANALISAR OUTROS MÉTODOS E MEIOS NA APLICAÇÃO DE TAIS PRÁTICAS, NA BUSCA DE CONSTITUIR UM SUJEITO, CAPAZ DE OPERAR ANÁLISES CRÍTICAS DAS REPRESENTAÇÕES E SISTEMAS SIMBÓLICOS QUE O ENVOLVE." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO, LUTAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID340_29042019125703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA CANDIDO DOS REIS" "autor_nome_curto" => "GABRIELA CANDIDO" "autor_email" => "gabrielasrv@gmail.com" "autor_ies" => "UNICAMP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52917 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 250 "inscrito_id" => 340 "titulo" => "O TEMA LUTAS NO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "A PRESENÇA DO TEMA LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PODE SER ATRIBUÍDA À OBRA “METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA”, PUBLICADA EM 1992 (SOARES ET AL, 1992). O TEMA GANHA FORÇAS COM A DIVULGAÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), INSERIDO EM UM DOS BLOCOS DE CONTEÚDOS, A SER DESENVOLVIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL (BRASIL, 1998). NO PCN DO ENSINO MÉDIO, A LUTA APARECE COMO MEIO PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS RELATIVOS AO FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO HUMANO (BRASIL, 1999). A PARTIR DESSAS PUBLICAÇÕES, A LUTA GANHA ESPAÇO DEFINITIVO NO DEBATE ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), COMO PODE SER NOTADO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), NA QUAL É CARACTERIZADA COMO DISPUTA EM QUE O OPONENTE DEVE SER SUBJUGADO POR MEIO DE TÉCNICAS DIVERSAS (BRASIL, 2017). PERCEBE-SE NESSES TEXTOS QUE O TEMA APRESENTA SIGNIFICADOS E FINS DIFERENTES. EM VISTA DISSO, NOSSO TRABALHO BASEIA-SE NAS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS, QUE PAUTAM O CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA, COM O FOCO NAS SIGNIFICAÇÕES QUE SEUS SUJEITOS, EFETUAM SOBRE O TEMA DE ESTUDO POR INTERMÉDIO DO ENCONTRO QUE ESTABELECEM ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA, E ENTRE ESSAS E OS MODOS DE PRODUÇÃO REGULAÇÃO E SENTIDO DAS PRÁTICAS CORPORAIS, AS TENSÕES QUE CONSTITUEM A CULTURA ESCOLAR E A CULTURA MAIS AMPLA (NUNES, 2018). NESSA CONDIÇÃO, REALIZAMOS O MAPEAMENTO DE ARTIGOS, TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, RELATOS E ANAIS QUE FORAM PUBLICADOS NAS PLATAFORMAS SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP – SBU, CAPES, SCIELO, WEB OF SCIENCE E PUBMED DESDE O ANO DE 1998 À 2018, PARA VERIFICARMOS O QUE HAVIA NESTE PERÍODO SOBRE O CURRÍCULO CULTURAL E O TEMA LUTAS; OBTEMOS OS SEGUINTES RESULTADOS A PARTIR DAS PALAVRAS-CHAVE:2 COM LUTAS E CURRÍCULO CULTURAL, 3 COM ARTE MARCIAL E CURRÍCULO, NENHUM COM CURRÍCULO CULTURAL E LUTA, 1 COM CURRÍCULO CULTURAL E ARTES MARCIAIS, NENHUM COM CURRÍCULO CULTURAL E JUDÔ, NENHUM COM CURRÍCULO CULTURAL E KARATÊ, NENHUM COM CURRÍCULO CULTURAL E BOXE E 1 COM CURRÍCULO CULTURAL E MUAY-THAI; SENDO QUE DOS ARTIGOS ENCONTRADOS, APENAS 2 FORAM COM AS DUAS PALAVRAS-CHAVE DA PESQUISA. NOS TRABALHOS NAS PLATAFORMAS, O DEBATE CONSISTE NA DIFICULDADE DA APLICAÇÃO DAS LUTAS NA ESCOLA; A FALTA DE PESQUISA SOBRE O ASSUNTO; DIFICULDADE EM SE ENSINAR EM UM CONTEXTO PEDAGÓGICO; FALTA DE VIVÊNCIA PESSOAL POR PARTE DOS PROFESSORES NA VIDA E NO ÂMBITO ACADÊMICO; A GRANDE DIVERGÊNCIA EM COMO SE ENSINAR SOBRE; AUMENTANDO A RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES EM ABORDAR ESSA TEMÁTICA NAS AULAS DO COMPONENTE, MESMO DIANTE DA EFETIVAÇÃO DE SUA PRESENÇA NOS DOCUMENTOS OFICIAS. COM BASE NESSES DADOS É POSSÍVEL ANALISAR A PRECARIEDADE DE TAIS ESTUDOS SOBRE O TEMA, DESTA FORMA INVESTIGAREMOS COMO O TEMA É DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DAS AULAS REGULARES DE EF, ONDE O ENTENDIMENTO DESSA E OUTRAS QUESTÕES NOS SERVE PARA ANALISAR OUTROS MÉTODOS E MEIOS NA APLICAÇÃO DE TAIS PRÁTICAS, NA BUSCA DE CONSTITUIR UM SUJEITO, CAPAZ DE OPERAR ANÁLISES CRÍTICAS DAS REPRESENTAÇÕES E SISTEMAS SIMBÓLICOS QUE O ENVOLVE." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO, LUTAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID340_29042019125703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA CANDIDO DOS REIS" "autor_nome_curto" => "GABRIELA CANDIDO" "autor_email" => "gabrielasrv@gmail.com" "autor_ies" => "UNICAMP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }