TUTORIAS PARA ENSINAR NATAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52977 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 337 "inscrito_id" => 262 "titulo" => "TUTORIAS PARA ENSINAR NATAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO É ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE. CONSIDERANDO QUE EXISTEM MUITOS MODELOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE ENSINO DE NATAÇÃO DEVEMOS CONSIDERAR UMA PERSPECTIVA PSICOMOTORA, POIS O MEDO, A EXPERIENCIA DE VIDA E O NÍVEL DE ADAPTAÇÃO DO ALUNO AO MEIO LÍQUIDO SERÃO DETERMINANTES PARA OS PRIMEIROS PASSOS. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE NATAÇÃO ESTÁ FUNDAMENTADA PELO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE NATAÇÃO CONSTANTE NA MAIORIA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DENTRO DESSA PERSPECTIVA DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DO ESTUDANTE SE APROXIMAR DOS PROGRAMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NATAÇÃO PARA TRANSCENDER O QUE SE APRENDE NA DISCIPLINA. OBJETIVO: RELATAR A EXPERIENCIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NATAÇÃO COM O ATENDIMENTO A COMUNIDADE. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA, SUSTENTADO DENTRO DA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE NATAÇÃO QUE ATENDIMENTO À COMUNIDADE DENTRO DE UMA UNIVERSIDADE LOCALIZADA NA CIDADE DE SÃO PAULO, SP/BR. TENDO COMO FOCO A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DOS 4 ESTILOS DE NADOS PARA TODAS AS IDADES A PARTIR DOS 6 ANOS, ATUALMENTE AS AULAS DE NATAÇÃO ACONTECEM DUAS VEZES POR SEMANA E ATENDEM ENTORNO DE 14 PESSOAS. EM RELAÇÃO A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA CONTAMOS COM 5 TUTORES QUE SÃO ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - EF E 2 PROFESSORES/SUPERVISORES SENDO ESTES PROFESSORES DO CURSO DE EF. CADA TUTOR ACOMPANHA UM ALUNO A CADA AULA E, SOB A SUPERVISÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR, DESENVOLVE AS ATIVIDADES ESPECÍFICAS PARA CADA ALUNO. RESULTADOS E DISCUSSÃO: FORAM 3 MESES DE AULA DE NATAÇÃO COM A PROPOSTA DE TUTORIA. ALUNOS QUE CHEGARAM COM MEDO DA ÁGUA ESTÃO MELHORES ADAPTADOS AO MEIO LÍQUIDO E A MAIORIA DOS ALUNOS DO PROGRAMA ESTÃO ADAPTADOS AO MEIO LÍQUIDO E APRENDENDO ALGUM ESTILO. A EXPERIÊNCIA DAS TUTORIAS SUPERVISIONADAS AUXILIOU TANTO OS ALUNOS DO PROGRAMA QUANTO OS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE FORAM OS TUTORES, POIS ESTES CONSEGUIRAM APROXIMAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SUA APLICAÇÃO PRÁTICA SOB A SUPERVISÃO DIRETA DE SEUS PROFESSORES FORMADORES. CONSIDERAÇÕES FINAIS: APROXIMAR O ESTUDANTE DO AMBIENTE REAL DE INTERVENÇÃO É ALGO QUE DEVEMOS BUSCAR DENTRO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA, ASSIM É POSSÍVEL UMA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS APRENDIDOS EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO COM A APLICAÇÃO PRÁTICA EM UM AMBIENTE REAL DE INTERVENÇÃO. A TUTORIA AUXILIAR A AUMENTAR A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM O ALUNO DO PROJETO, NO CASO DA NATAÇÃO AJUDOU A PROPORCIONAR INFORMAÇÕES E EDUCATIVOS MAIS PRECISOS PARA OS ALUNOS DO PROJETO. O ESQUEMA DENTRO DO PROJETO ERA O PROFESSOR/SUPERVISOR SER O TUTOR DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESTES TUTORES DOS ALUNOS DO PROJETO DE NATAÇÃO, SENDO QUE TODOS DESTACAM QUE ESSA ORGANIZAÇÃO FOI EFICIENTE PARA SEU APRENDIZADO COMO PROFESSOR E COMO ALUNO DE NATAÇÃO." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "NATAÇÃO, PEDAGOGIA DO ESPORTE, FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID262_29042019231210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA ROSERLANE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSI" "autor_email" => "josefards@hotmail.com" "autor_ies" => "UNISA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52977 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 337 "inscrito_id" => 262 "titulo" => "TUTORIAS PARA ENSINAR NATAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO É ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE. CONSIDERANDO QUE EXISTEM MUITOS MODELOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AO ESTRUTURAR UM PROGRAMA DE ENSINO DE NATAÇÃO DEVEMOS CONSIDERAR UMA PERSPECTIVA PSICOMOTORA, POIS O MEDO, A EXPERIENCIA DE VIDA E O NÍVEL DE ADAPTAÇÃO DO ALUNO AO MEIO LÍQUIDO SERÃO DETERMINANTES PARA OS PRIMEIROS PASSOS. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE NATAÇÃO ESTÁ FUNDAMENTADA PELO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE NATAÇÃO CONSTANTE NA MAIORIA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DENTRO DESSA PERSPECTIVA DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DO ESTUDANTE SE APROXIMAR DOS PROGRAMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NATAÇÃO PARA TRANSCENDER O QUE SE APRENDE NA DISCIPLINA. OBJETIVO: RELATAR A EXPERIENCIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE NATAÇÃO COM O ATENDIMENTO A COMUNIDADE. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA, SUSTENTADO DENTRO DA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE NATAÇÃO QUE ATENDIMENTO À COMUNIDADE DENTRO DE UMA UNIVERSIDADE LOCALIZADA NA CIDADE DE SÃO PAULO, SP/BR. TENDO COMO FOCO A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DOS 4 ESTILOS DE NADOS PARA TODAS AS IDADES A PARTIR DOS 6 ANOS, ATUALMENTE AS AULAS DE NATAÇÃO ACONTECEM DUAS VEZES POR SEMANA E ATENDEM ENTORNO DE 14 PESSOAS. EM RELAÇÃO A ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA CONTAMOS COM 5 TUTORES QUE SÃO ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - EF E 2 PROFESSORES/SUPERVISORES SENDO ESTES PROFESSORES DO CURSO DE EF. CADA TUTOR ACOMPANHA UM ALUNO A CADA AULA E, SOB A SUPERVISÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR, DESENVOLVE AS ATIVIDADES ESPECÍFICAS PARA CADA ALUNO. RESULTADOS E DISCUSSÃO: FORAM 3 MESES DE AULA DE NATAÇÃO COM A PROPOSTA DE TUTORIA. ALUNOS QUE CHEGARAM COM MEDO DA ÁGUA ESTÃO MELHORES ADAPTADOS AO MEIO LÍQUIDO E A MAIORIA DOS ALUNOS DO PROGRAMA ESTÃO ADAPTADOS AO MEIO LÍQUIDO E APRENDENDO ALGUM ESTILO. A EXPERIÊNCIA DAS TUTORIAS SUPERVISIONADAS AUXILIOU TANTO OS ALUNOS DO PROGRAMA QUANTO OS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE FORAM OS TUTORES, POIS ESTES CONSEGUIRAM APROXIMAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SUA APLICAÇÃO PRÁTICA SOB A SUPERVISÃO DIRETA DE SEUS PROFESSORES FORMADORES. CONSIDERAÇÕES FINAIS: APROXIMAR O ESTUDANTE DO AMBIENTE REAL DE INTERVENÇÃO É ALGO QUE DEVEMOS BUSCAR DENTRO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA, ASSIM É POSSÍVEL UMA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS APRENDIDOS EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO COM A APLICAÇÃO PRÁTICA EM UM AMBIENTE REAL DE INTERVENÇÃO. A TUTORIA AUXILIAR A AUMENTAR A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM O ALUNO DO PROJETO, NO CASO DA NATAÇÃO AJUDOU A PROPORCIONAR INFORMAÇÕES E EDUCATIVOS MAIS PRECISOS PARA OS ALUNOS DO PROJETO. O ESQUEMA DENTRO DO PROJETO ERA O PROFESSOR/SUPERVISOR SER O TUTOR DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESTES TUTORES DOS ALUNOS DO PROJETO DE NATAÇÃO, SENDO QUE TODOS DESTACAM QUE ESSA ORGANIZAÇÃO FOI EFICIENTE PARA SEU APRENDIZADO COMO PROFESSOR E COMO ALUNO DE NATAÇÃO." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "NATAÇÃO, PEDAGOGIA DO ESPORTE, FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID262_29042019231210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA ROSERLANE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSI" "autor_email" => "josefards@hotmail.com" "autor_ies" => "UNISA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }