AÇÕES CRIATIVAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO CORFEBOL
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52724 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 11 "titulo" => "AÇÕES CRIATIVAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO CORFEBOL" "resumo" => """ Corfebol É um esporte coletivo exclusivamente misto, no qual homens e mulheres jogam juntos, em igualdade de condiÇÕes, de acordo com os princÍpios que o regem. O Corfebol É pouco conhecido e difundido no Brasil, devido ao alto custo do equipamento necessÁrio para a sua prÁtica, geralmente importado da FederaÇÃo Internacional de Corfebol, ou via as duas FederaÇÕes brasileiras, centradas nos estados de SÃo Paulo e Rio de Janeiro, tendo em vista que ainda nÃo sÃo vendidos em casas de materiais esportivos. Assim, a confecÇÃo de um equipamento com material alternativo pode viabilizar a experiÊncia com a modalidade. Neste sentido, o presente estudo, de natureza qualitativa, com caracterÍsticas de relato de experiÊncia, teve por objetivo, relatar a vivÊncia da modalidade Corfebol, aplicada a alunos de GraduaÇÃo em EducaÇÃo FÍsica, com a utilizaÇÃo de um equipamento construÍdo com material alternativo, como estratÉgia didÁtico-pedagÓgica no ensino da modalidade. A experiÊncia se deu em disciplina ofertada a alunos de GraduaÇÃo em EducaÇÃo FÍsica, de uma IES pÚblica, na cidade de Rio Claro/SP, cujo tema da aula abordava o ConteÚdo Cultural do Lazer FÍsico-Esportivo, sendo ministrada a vivÊncia do Corfebol. O principal instrumento utilizado para a aula prÁtica, a cesta, foi confeccionada com material alternativo utilizado na construÇÃo civil (eletrodutos de plÁstico amarelo), material reciclado e equipamentos utilizados na iniciaÇÃo esportiva e no atletismo (base suporte para saltos). Dividiu-se a aula em dois momentos referentes a uma parte teÓrica, explanada primeiramente, seguida de uma parte prÁtica. O tempo gasto com a vivÊncia foi de duas horas para cada turma e, apÓs seu tÉrmino, procedeu-se a uma discussÃo. Os resultados da vivÊncia indicam como pontos positivos: a criatividade na confecÇÃo da cesta e o material utilizado, a possibilidade de inserÇÃo das questÕes de gÊnero a serem abordadas no Âmbito das aulas de EducaÇÃo FÍsica e o Corfebol representando uma quebra da hegemonia das modalidades esportivas tradicionais. JÁ o ponto negativo fazia relaÇÃo ao pouco tempo destinado À vivÊncia e aos fundamentos do esporte. A partir desta experiÊncia, pode-se observar que a ausÊncia da oferta desta modalidade baseada na justificada da falta de material para a sua experimentaÇÃo nÃo se sustenta, haja vista que, com criatividade e economia, podem-se confeccionar os equipamentos capazes de tornar a experiÊncia esportiva possÍvel. A vivÊncia promovida aos alunos ratifica a abertura de novas perspectivas em relaÇÃo ao ensino de diferentes modalidades esportivas, contribuindo para a ampliaÇÃo do repertÓrio motor e despertando a criatividade na utilizaÇÃo de materiais alternativos no Âmbito da EducaÇÃo FÍsica. \r\n Apoio CAPES """ "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 06: Esporte e lazer" "palavra_chave" => "CORFEBOL, ESTRATÉGIA DE ENSINO, GÊNERO, ESPORTE, ESPORTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA6_ID11_10042019161305.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA LAUDARES SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA LAUDARES" "autor_email" => "renata.laudares@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52724 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 11 "titulo" => "AÇÕES CRIATIVAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO CORFEBOL" "resumo" => """ Corfebol É um esporte coletivo exclusivamente misto, no qual homens e mulheres jogam juntos, em igualdade de condiÇÕes, de acordo com os princÍpios que o regem. O Corfebol É pouco conhecido e difundido no Brasil, devido ao alto custo do equipamento necessÁrio para a sua prÁtica, geralmente importado da FederaÇÃo Internacional de Corfebol, ou via as duas FederaÇÕes brasileiras, centradas nos estados de SÃo Paulo e Rio de Janeiro, tendo em vista que ainda nÃo sÃo vendidos em casas de materiais esportivos. Assim, a confecÇÃo de um equipamento com material alternativo pode viabilizar a experiÊncia com a modalidade. Neste sentido, o presente estudo, de natureza qualitativa, com caracterÍsticas de relato de experiÊncia, teve por objetivo, relatar a vivÊncia da modalidade Corfebol, aplicada a alunos de GraduaÇÃo em EducaÇÃo FÍsica, com a utilizaÇÃo de um equipamento construÍdo com material alternativo, como estratÉgia didÁtico-pedagÓgica no ensino da modalidade. A experiÊncia se deu em disciplina ofertada a alunos de GraduaÇÃo em EducaÇÃo FÍsica, de uma IES pÚblica, na cidade de Rio Claro/SP, cujo tema da aula abordava o ConteÚdo Cultural do Lazer FÍsico-Esportivo, sendo ministrada a vivÊncia do Corfebol. O principal instrumento utilizado para a aula prÁtica, a cesta, foi confeccionada com material alternativo utilizado na construÇÃo civil (eletrodutos de plÁstico amarelo), material reciclado e equipamentos utilizados na iniciaÇÃo esportiva e no atletismo (base suporte para saltos). Dividiu-se a aula em dois momentos referentes a uma parte teÓrica, explanada primeiramente, seguida de uma parte prÁtica. O tempo gasto com a vivÊncia foi de duas horas para cada turma e, apÓs seu tÉrmino, procedeu-se a uma discussÃo. Os resultados da vivÊncia indicam como pontos positivos: a criatividade na confecÇÃo da cesta e o material utilizado, a possibilidade de inserÇÃo das questÕes de gÊnero a serem abordadas no Âmbito das aulas de EducaÇÃo FÍsica e o Corfebol representando uma quebra da hegemonia das modalidades esportivas tradicionais. JÁ o ponto negativo fazia relaÇÃo ao pouco tempo destinado À vivÊncia e aos fundamentos do esporte. A partir desta experiÊncia, pode-se observar que a ausÊncia da oferta desta modalidade baseada na justificada da falta de material para a sua experimentaÇÃo nÃo se sustenta, haja vista que, com criatividade e economia, podem-se confeccionar os equipamentos capazes de tornar a experiÊncia esportiva possÍvel. A vivÊncia promovida aos alunos ratifica a abertura de novas perspectivas em relaÇÃo ao ensino de diferentes modalidades esportivas, contribuindo para a ampliaÇÃo do repertÓrio motor e despertando a criatividade na utilizaÇÃo de materiais alternativos no Âmbito da EducaÇÃo FÍsica. \r\n Apoio CAPES """ "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 06: Esporte e lazer" "palavra_chave" => "CORFEBOL, ESTRATÉGIA DE ENSINO, GÊNERO, ESPORTE, ESPORTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA6_ID11_10042019161305.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA LAUDARES SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA LAUDARES" "autor_email" => "renata.laudares@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }