CULTURA CORPORAL COMO DISCURSO PEDAGÓGICO DOMINANTE E CONTRADITÓRIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52803 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 511 "titulo" => "CULTURA CORPORAL COMO DISCURSO PEDAGÓGICO DOMINANTE E CONTRADITÓRIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "DESDE O FINAL DOS ANOS 1980, A EXPRESSÃO CULTURA CORPORAL GANHA FORÇAS NAS DIVERSAS PROPOSTAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA, TANTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO NA SUPERIOR, TORNANDO-SE UM DISCURSO PEDAGÓGICO HEGEMÔNICO NO COMPONENTE. ESTABELECIDA MEDIANTE O DIÁLOGO DA ÁREA COM AS CIÊNCIAS HUMANAS E COM AS PRODUÇÕES DAS TEORIAS CRÍTICAS E, MAIS RECENTEMENTE COM AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO, O TERMO TEM ATRAVESSADO AS PRÁTICAS DOCENTES, SOFRENDO RESSIGINIFICAÇÕES EM UM JOGO PERMANENTE DE LUTA PELO CONTROLE DO SEU SENTIDO. HOJE, É POSSÍVEL OBSERVAR SUA PRESENÇA NA MAIORIA DAS PROPOSTAS OFICIAS ELABORADAS PELOS ESTADOS, MUNICÍPIOS E PELA FEDERAÇÃO (BNCC), ASSIM COMO É MACIÇA A SUA PRESENÇA NA LITERATURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. O QUE SE PERCEBE É UMA VARIEDADE DE DEFINIÇÕES, MUITAS VEZES EXPRESSAS EM CONFUSÕES EPISTEMOLÓGICAS, ALÉM DE DIVERGÊNCIAS ENTRE AS FORMULAÇÕES TEÓRICAS APRESENTADAS NESSES TEXTOS E AS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS DECORRENTES. NESSE QUADRO, INVESTIGAMOS O MODO COMO PROFESSORES EGRESSOS ATRIBUEM SENTIDO E DÃO VIDA AO TERMO NAS ESCOLAS E DE QUE MODO ESSA PRODUÇÃO SE ARTICULA COM OS SIGNIFICADOS DE CULTURA CORPORAL QUE ACESSARAM NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL. INSPIRADOS NA BRICOLAGEM COMO FUNDAMENTO PARA A PESQUISA, REALIZAMOS, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, ENTREVISTAS NARRATIVA COM CINCO PROFESSORES FORMADOS NA MESMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E QUE ATUAM EM SEGMENTOS DIVERSOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. EM UM SEGUNDO MOMENTO, REALIZAMOS UM GRUPO DE DISCUSSÃO COM QUATRO DOS COLABORADORES, TOMANDO POR FOCO OS USOS E SENTIDOS QUE FAZEM DO TERMO. OS DADOS PRODUZIDOS FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE MEDIANTE A NOÇÃO DE DISCURSO PEDAGÓGICO E CONFRONTADOS COM A TEORIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO E DA EDUCAÇÃO FÍSICA. TOMAMOS, AINDA A NOÇÃO DE GOVERNAMENTALIDADE, ENTENDIDA COMO A ARTE DE GOVERNO DE SI E DOS OUTROS, A FIM DE COMPREENDERMOS O MODO COMO OS PROFESSORES SE VÊEM E SE GOVERNAM ENQUANTO DOCENTES ASSUJEITADOS A ESSE DISCURSO. OS RESULTADOS PRODUZIDOS INDICAM QUE OS DOCENTES APRESENTAM SIGNIFICADOS LIMITADOS DO TERMO; REALÇAM A DICOTOMIA TEORIA/PRÁTICA; PROMOVEM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NÃO-CRÍTICA, PORÉM DISCURSADA COMO CRÍTICA E COM A PREDOMINÂNCIA DE USO DE ASPECTOS FUNCIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS, APRENDIZAGEM DE ALGUMA PRÁTICA CORPORAL E/OU PROMOÇÃO DA SAÚDE EM DETRIMENTO DAS QUESTÕES SIMBÓLICAS QUE O TERMO PRODUZ, APROXIMANDO-SE DA NOÇÃO PRESENTE EM MUITAS PROPOSTAS OFICIAIS, COMO AS DO PCN. PERCEBEMOS, TAMBÉM, QUE O QUE OS DOCENTES PRODUZEM E ENUNCIAM A RESPEITO DA EXPRESSÃO CULTURA CORPORAL É SIMILAR AOS DISCURSOS QUE ACESSARAM NA FORMAÇÃO INICIAL. NESSE CASO, ENFATIZAM QUE A METODOLOGIA CRÍTICO-SUPERADORA É HEGEMÔNICA NAS DISCIPLINAS QUE TRATAM DAS QUESTÕES ESPECÍFICAS DA ESCOLA, E QUE O TERMO ESTÁ PRESENTE NAS DISCIPLINAS QUE APRESENTAM A PEDAGOGIA DOS ESPORTES E DAS DEMAIS PRÁTICAS CORPORAIS. O RESULTADO TEM SIDO A FRAGILIZAÇÃO DOS ASPECTOS TRANSFORMADORES QUE A EXPRESSÃO CULTURA CORPORAL CARREGA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "CULTURA CORPORAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, DISCURSO PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID511_27042019113304.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRIO LUIZ FERRARI NUNES" "autor_nome_curto" => "MÁRIO LUIZ FERRARI NUNES" "autor_email" => "mario.nunes@fef.unicamp.b" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UNICAMP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52803 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 511 "titulo" => "CULTURA CORPORAL COMO DISCURSO PEDAGÓGICO DOMINANTE E CONTRADITÓRIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "DESDE O FINAL DOS ANOS 1980, A EXPRESSÃO CULTURA CORPORAL GANHA FORÇAS NAS DIVERSAS PROPOSTAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA, TANTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO NA SUPERIOR, TORNANDO-SE UM DISCURSO PEDAGÓGICO HEGEMÔNICO NO COMPONENTE. ESTABELECIDA MEDIANTE O DIÁLOGO DA ÁREA COM AS CIÊNCIAS HUMANAS E COM AS PRODUÇÕES DAS TEORIAS CRÍTICAS E, MAIS RECENTEMENTE COM AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO, O TERMO TEM ATRAVESSADO AS PRÁTICAS DOCENTES, SOFRENDO RESSIGINIFICAÇÕES EM UM JOGO PERMANENTE DE LUTA PELO CONTROLE DO SEU SENTIDO. HOJE, É POSSÍVEL OBSERVAR SUA PRESENÇA NA MAIORIA DAS PROPOSTAS OFICIAS ELABORADAS PELOS ESTADOS, MUNICÍPIOS E PELA FEDERAÇÃO (BNCC), ASSIM COMO É MACIÇA A SUA PRESENÇA NA LITERATURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. O QUE SE PERCEBE É UMA VARIEDADE DE DEFINIÇÕES, MUITAS VEZES EXPRESSAS EM CONFUSÕES EPISTEMOLÓGICAS, ALÉM DE DIVERGÊNCIAS ENTRE AS FORMULAÇÕES TEÓRICAS APRESENTADAS NESSES TEXTOS E AS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS DECORRENTES. NESSE QUADRO, INVESTIGAMOS O MODO COMO PROFESSORES EGRESSOS ATRIBUEM SENTIDO E DÃO VIDA AO TERMO NAS ESCOLAS E DE QUE MODO ESSA PRODUÇÃO SE ARTICULA COM OS SIGNIFICADOS DE CULTURA CORPORAL QUE ACESSARAM NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL. INSPIRADOS NA BRICOLAGEM COMO FUNDAMENTO PARA A PESQUISA, REALIZAMOS, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, ENTREVISTAS NARRATIVA COM CINCO PROFESSORES FORMADOS NA MESMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E QUE ATUAM EM SEGMENTOS DIVERSOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. EM UM SEGUNDO MOMENTO, REALIZAMOS UM GRUPO DE DISCUSSÃO COM QUATRO DOS COLABORADORES, TOMANDO POR FOCO OS USOS E SENTIDOS QUE FAZEM DO TERMO. OS DADOS PRODUZIDOS FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE MEDIANTE A NOÇÃO DE DISCURSO PEDAGÓGICO E CONFRONTADOS COM A TEORIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO E DA EDUCAÇÃO FÍSICA. TOMAMOS, AINDA A NOÇÃO DE GOVERNAMENTALIDADE, ENTENDIDA COMO A ARTE DE GOVERNO DE SI E DOS OUTROS, A FIM DE COMPREENDERMOS O MODO COMO OS PROFESSORES SE VÊEM E SE GOVERNAM ENQUANTO DOCENTES ASSUJEITADOS A ESSE DISCURSO. OS RESULTADOS PRODUZIDOS INDICAM QUE OS DOCENTES APRESENTAM SIGNIFICADOS LIMITADOS DO TERMO; REALÇAM A DICOTOMIA TEORIA/PRÁTICA; PROMOVEM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NÃO-CRÍTICA, PORÉM DISCURSADA COMO CRÍTICA E COM A PREDOMINÂNCIA DE USO DE ASPECTOS FUNCIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS, APRENDIZAGEM DE ALGUMA PRÁTICA CORPORAL E/OU PROMOÇÃO DA SAÚDE EM DETRIMENTO DAS QUESTÕES SIMBÓLICAS QUE O TERMO PRODUZ, APROXIMANDO-SE DA NOÇÃO PRESENTE EM MUITAS PROPOSTAS OFICIAIS, COMO AS DO PCN. PERCEBEMOS, TAMBÉM, QUE O QUE OS DOCENTES PRODUZEM E ENUNCIAM A RESPEITO DA EXPRESSÃO CULTURA CORPORAL É SIMILAR AOS DISCURSOS QUE ACESSARAM NA FORMAÇÃO INICIAL. NESSE CASO, ENFATIZAM QUE A METODOLOGIA CRÍTICO-SUPERADORA É HEGEMÔNICA NAS DISCIPLINAS QUE TRATAM DAS QUESTÕES ESPECÍFICAS DA ESCOLA, E QUE O TERMO ESTÁ PRESENTE NAS DISCIPLINAS QUE APRESENTAM A PEDAGOGIA DOS ESPORTES E DAS DEMAIS PRÁTICAS CORPORAIS. O RESULTADO TEM SIDO A FRAGILIZAÇÃO DOS ASPECTOS TRANSFORMADORES QUE A EXPRESSÃO CULTURA CORPORAL CARREGA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "CULTURA CORPORAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, DISCURSO PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID511_27042019113304.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRIO LUIZ FERRARI NUNES" "autor_nome_curto" => "MÁRIO LUIZ FERRARI NUNES" "autor_email" => "mario.nunes@fef.unicamp.b" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UNICAMP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }