FATORES PARA O ÊXITO NOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ: O CASO DA NATAÇÃO E DO ATLETISMO
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52861 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 287 "inscrito_id" => 415 "titulo" => "FATORES PARA O ÊXITO NOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ: O CASO DA NATAÇÃO E DO ATLETISMO" "resumo" => "OS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ SÃO UM EVENTO ESPORTIVO COMPETITIVO, DE ESPORTE ESCOLAR, REALIZADO PELO GOVERNO DO PARANÁ E FAZEM PARTE DOS JOGOS OFICIAIS DO ESTADO. O EVENTO OCORRE DESDE 1953 E, NO DECORRER DE SUA HISTÓRIA, ESSES JOGOS FORAM REFORMULADOS. DESSA FORMA, AUMENTANDO O NÚMERO DE ALUNOS PARTICIPANTES, PORÉM QUANDO VISUALIZADOS OS DADOS DA FASE FINAL DA COMPETIÇÃO, É NÍTIDA A PREDOMINÂNCIA DE ALGUMAS EQUIPES NO RANKING NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS FATORES QUE LEVARAM DETERMINADAS ESCOLAS PÚBLICAS AO ÊXITO NOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ, NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2016, NAS MODALIDADES DE ATLETISMO E NATAÇÃO – DE ACORDO COM A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS RESPECTIVAS ESCOLAS. EM TERMOS METODOLÓGICOS, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA, DIVIDIDA EM DUAS FASES. A PRIMEIRA FASE É UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM AVERIGUAÇÃO DOCUMENTAL, POSSUINDO COMO PASSOS: (A) DESCRIÇÃO DAS LEIS QUE REGEM O ESPORTE NO BRASIL E NO ESTADO DO PARANÁ; (B) RECORTES JORNALÍSTICOS DO JORNAL GAZETA DO POVO E JORNAL DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ; (C) CATALOGAÇÃO DE 7.901 DADOS DE INSTITUIÇÕES PRESENTES NA FASE FINAL DAS CATEGORIAS A E B DOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ, DADOS ESSES OBTIDOS NO SITE DOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ. A SEGUNDA FASE TRATA-SE DA PESQUISA DE CAMPO E, PARA ISSO, FORAM UTILIZADAS – COMO INSTRUMENTO – ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. FORAM ENTREVISTADOS OS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELA MODALIDADE ESPORTIVA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE TIVERAM O MAIOR NÚMERO DE ATLETA E PERENIDADE NESSES NÚMEROS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. ASSIM, TOTALIZANDO 5 ENTREVISTAS (3 PROFESSORES DE ATLETISMO E 2 PROFESSORES DE NATAÇÃO) EM 4 CIDADES DIFERENTES, SENDO ELAS: CURITIBA, CAMPO MOURÃO, TOLEDO E MEDIANEIRA. PARA A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS, AS ENTREVISTAS FORAM CATEGORIZADAS UTILIZANDO O MÉTODO DE BARDIN E ANALISADAS A PARTIR DE CONCEITOS DO SOCIÓLOGO NORBERT ELIAS – SENDO ELES: HABITUS, PODER, CONFIGURAÇÃO E INTERDEPENDÊNCIA. A PARTIR DOS RESULTADOS DESSA PESQUISA, FOI POSSÍVEL LISTAR FATORES QUE LEVARAM AS ESCOLAS AO ÊXITO NA COMPETIÇÃO, SENDO ESSES: INCENTIVO DO GOVERNO, QUALIDADE DA INFRAESTRUTURA, PROFISSIONAL CAPACITADO, RELAÇÃO ESPORTE E ESCOLA, FORMAÇÃO DO ATLETA E, POR ÚLTIMO, MERCANTILIZAÇÃO E ESPETACULARIZAÇÃO DO ESPORTE. APOIO: COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL E NÍVEL SUPERIOR (CAPES)." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06: Esporte e lazer" "palavra_chave" => "ESPORTE ESCOLAR, SOCIOLOGIA DO ESPORTE, JOGOS ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA6_ID415_29042019174043.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE PLOCINIAK COSTA" "autor_nome_curto" => "ISABELLE COSTA" "autor_email" => "isabellepcosta@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52861 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 287 "inscrito_id" => 415 "titulo" => "FATORES PARA O ÊXITO NOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ: O CASO DA NATAÇÃO E DO ATLETISMO" "resumo" => "OS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ SÃO UM EVENTO ESPORTIVO COMPETITIVO, DE ESPORTE ESCOLAR, REALIZADO PELO GOVERNO DO PARANÁ E FAZEM PARTE DOS JOGOS OFICIAIS DO ESTADO. O EVENTO OCORRE DESDE 1953 E, NO DECORRER DE SUA HISTÓRIA, ESSES JOGOS FORAM REFORMULADOS. DESSA FORMA, AUMENTANDO O NÚMERO DE ALUNOS PARTICIPANTES, PORÉM QUANDO VISUALIZADOS OS DADOS DA FASE FINAL DA COMPETIÇÃO, É NÍTIDA A PREDOMINÂNCIA DE ALGUMAS EQUIPES NO RANKING NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS FATORES QUE LEVARAM DETERMINADAS ESCOLAS PÚBLICAS AO ÊXITO NOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ, NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2016, NAS MODALIDADES DE ATLETISMO E NATAÇÃO – DE ACORDO COM A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS RESPECTIVAS ESCOLAS. EM TERMOS METODOLÓGICOS, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA, DIVIDIDA EM DUAS FASES. A PRIMEIRA FASE É UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM AVERIGUAÇÃO DOCUMENTAL, POSSUINDO COMO PASSOS: (A) DESCRIÇÃO DAS LEIS QUE REGEM O ESPORTE NO BRASIL E NO ESTADO DO PARANÁ; (B) RECORTES JORNALÍSTICOS DO JORNAL GAZETA DO POVO E JORNAL DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ; (C) CATALOGAÇÃO DE 7.901 DADOS DE INSTITUIÇÕES PRESENTES NA FASE FINAL DAS CATEGORIAS A E B DOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ, DADOS ESSES OBTIDOS NO SITE DOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ. A SEGUNDA FASE TRATA-SE DA PESQUISA DE CAMPO E, PARA ISSO, FORAM UTILIZADAS – COMO INSTRUMENTO – ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. FORAM ENTREVISTADOS OS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELA MODALIDADE ESPORTIVA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE TIVERAM O MAIOR NÚMERO DE ATLETA E PERENIDADE NESSES NÚMEROS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. ASSIM, TOTALIZANDO 5 ENTREVISTAS (3 PROFESSORES DE ATLETISMO E 2 PROFESSORES DE NATAÇÃO) EM 4 CIDADES DIFERENTES, SENDO ELAS: CURITIBA, CAMPO MOURÃO, TOLEDO E MEDIANEIRA. PARA A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS, AS ENTREVISTAS FORAM CATEGORIZADAS UTILIZANDO O MÉTODO DE BARDIN E ANALISADAS A PARTIR DE CONCEITOS DO SOCIÓLOGO NORBERT ELIAS – SENDO ELES: HABITUS, PODER, CONFIGURAÇÃO E INTERDEPENDÊNCIA. A PARTIR DOS RESULTADOS DESSA PESQUISA, FOI POSSÍVEL LISTAR FATORES QUE LEVARAM AS ESCOLAS AO ÊXITO NA COMPETIÇÃO, SENDO ESSES: INCENTIVO DO GOVERNO, QUALIDADE DA INFRAESTRUTURA, PROFISSIONAL CAPACITADO, RELAÇÃO ESPORTE E ESCOLA, FORMAÇÃO DO ATLETA E, POR ÚLTIMO, MERCANTILIZAÇÃO E ESPETACULARIZAÇÃO DO ESPORTE. APOIO: COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL E NÍVEL SUPERIOR (CAPES)." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06: Esporte e lazer" "palavra_chave" => "ESPORTE ESCOLAR, SOCIOLOGIA DO ESPORTE, JOGOS ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA6_ID415_29042019174043.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE PLOCINIAK COSTA" "autor_nome_curto" => "ISABELLE COSTA" "autor_email" => "isabellepcosta@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }